10 passos para abrir uma loja agropecuária

01/05/2015 - Revendas

Conhecido como o celeiro do mundo, o Brasil experimenta ano a ano aumento de safras de grãos e de exportação de itens agropecuários. O agronegócio cresce acima da média dos segmentos que compõem a economia brasileira. 

O PIB do setor no Brasil, em 2014, deve ser de R$ 1,1 trilhão, o que corresponde a 22% e 23% do valor total do índice, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As atividades agrícolas representam 70% e a pecuária, cerca de 30% do valor produzido no ano. Conforme o MAPA, esse resultado mostra que houve expansão, não apenas da produção das lavouras e da pecuária, mas também do setor de insumos, como fertilizantes, defensivos, máquinas e equipamentos.

Uma loja de produtos agropecuários está inserida num mercado em constante evolução e em expansão e um dado do Ministério da Agricultura confirma essa tendência: a venda de defensivos no mercado brasileiro, por exemplo, cresceu 18% entre 2012 e 2013. A alta chega a 72% se compararmos com 2009.

Então, se você está pensando em investir no setor de agronegócios, abrir uma loja de produtos agropecuários, o cenário é certamente promissor. Mas o que você precisa fazer para começar seu negócio? Conheça os 10 passos para abrir uma loja agropecuária: 

1 - Monte um plano de negócios 

Ele será essencial para você encontrar seu público-alvo, o local, o investimento, custos, capital de giro, tempo de retorno. 

2 - Prepare um planejamento financeiro 

É por meio destes dados que você irá projetar despesas e receitas, para conseguir visualizar a situação econômica do seu negócio. 

3 - Defina a infraestrutura da sua loja 

Visualização, acesso, estacionamento, meios de contato com os clientes, formas de entrega dos produtos adquiridos, equipamentos, entre outros. Defina todos esses aspectos. 

4 - Escolha bem seus produtos 

Defina seu mix de produtos de acordo com as necessidades do seu público local. Será importante no início do negócio estar atento às demandas urgentes dos clientes.

5 - Fique atento à regulamentação 

O comércio é regido pelo Plano Diretor Urbano, que determina que tipo de negócio pode existir em cada zona, portanto, consulte a prefeitura para saber se sua loja pode ser aberta na região escolhida. Atenção também para elaboração do receituário agronômico.

6 - Contrate um contador ou um escritório de contabilidade 

Esse serviço será essencial para te auxiliar a determinar o regime fiscal de sua loja, no encaminhamento da constituição e na manutenção de sua empresa, com o pagamento dos tributos e funcionários. 

7 - Conheça as normas 

Fique atento às normas técnicas do setor, em relação à armazenagem, comercialização, emissão da receita agronômica, manuseio e descarte dos produtos. 

8 - Registre sua empresa nos órgãos responsáveis 

Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda, Prefeitura, órgãos estaduais de defesa sanitária e entidade sindical patronal. 

9 - Consiga o alvará de funcionamento 

Solicite o alvará de funcionamento para o Corpo de Bombeiros local e o de licença sanitária com a Secretaria de Saúde. 

10 - Cuidado com a formação de sua equipe

Para prescrever produtos fitossanitários e agrotóxicos, a lei exige um engenheiro agrônomo no local. E a revenda de insumos agrícolas obedece a uma legislação específica, então esteja informado. 

Depois de ter sua loja agropecuária constituída e já em funcionamento, é hora de pensar em agregar valor. Por exemplo, serviços de fretes, abertura de poços artesianos, levantamentos topográficos e de georreferenciamento. São itens importantes para o setor do agronegócio e que irão levar sua loja a um patamar superior. 

Claro, não deixe de planejar a divulgação de sua loja. A propaganda é essencial para um negócio iniciante. Participar de feiras e eventos do setor, é uma boa maneira de divulgar sua loja e se atualizar. 

Manter as contas em dia e a gestão eficaz da loja agropecuária exige tempo e dedicação extrema. O uso de software específico para atender a realidade do setor inclusive com as obrigações agronômicas (receituários, safras e culturas) pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. 

Pronto para abrir seu negócio? Ainda tem alguma dúvida sobre o processo? Deixe um comentário ou entre em contato conosco!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Paulo Roberto Damasceno de Paiva

    20/10/2020

    muito obrigado pelos esclarecimentos contidos nas dicas , agora tenho um NORTE a ser seguido para alcançar meus objetivos

    • Equipe Agrow

      9 dias atrás

      Olá Paulo,

      Que legal que o artigo lhe deu alguns "insights". Sinal que estamos no caminho certo.

      Precisando de trocar uma ideia sobre gestão e controles dos processos na sua loja agropecuária, conte conosco.

      Nossos especialistas estão à disposição. Ligue (34) 3241-4470.

      Um Abraço,

      Amarildo Mororó

  • Carivaldo Rocha

    08/10/2020

    Estou a abrir uma loja de agroveterinária, e não contratarei veterinário, tendo em vistas as inúmeras decisões judiciais em desfavor dessa obrigatoriedade. Judiciário tem afastado a obrigatoriedade. A venda de medicamentos não é atividade privativa de médico veterinário, apenas a prescrição. A gente sabe que muitas vezes alguns males corriqueiros são resolvidos com medicamentos indicados pelo próprio comerciante, o que não é 100% correto. Mas exigir a ART do veterinário e o registro das casas de ração equivaleria a exigir que as farmácias se cadastrassem no CRM e tivessem médico responsável ao invés de farmacêutico. As empresas comerciais são fiscalizadas pelo Município e pela Vigilância Sanitária Municipal, não pelo CRMV.

    • Equipe Agrow

      11 dias atrás

      Olá Carivaldo,

      É uma ótica interessante. E se já existe jurisprudência, vale a pena insistir. Vou me aprofundar neste assunto

      Boa sorte na empreitada.

      Amarildo Mororó

  • Jaqueline Conceição

    02/10/2020

    Boa noite!
    Adorei o artigo!
    E queria saber se um técnico em zootecnia pode assinar por um veterinário em uma agropecuária? Ou se existe algum outro curso que não seja formação em Med.Veterinária?

    • Equipe Agrow

      25 dias atrás

      Olá Jaqueline,

      No meu entendimento, a prescrição de fármacos é atribuição exclusiva do médico veterinário com RT (responsabilidade técnica) válida no órgão competente.

      As atividades básicas dos Zootecnistas estão descritas na Lei Federal nº 5.550 de 1968, que entre outras, dispõe sobre o exercício da profissão de Zootecnia no Brasil. Segundo a Lei, “o Zootecnista é o profissional legalmente habilitado para atuar na criação e produção animal em todos os seus ramos e aspectos” (Art. 3 º, alínea a), além de “promover e aplicar medidas de fomento à produção…com vistas ao objetivo da criação e ao destino de seus produtos” (Art. 3 º, alínea b). Legalmente, o Zootecnista pode atuar como Responsável Técnico em qualquer empreendimento ligado à criação, comercialização, manutenção, manejo de animais ou manufatura de seus produtos e subprodutos por estas caracterizarem atividades básicas privativas dos Zootecnistas de acordo com a Lei Federal nº 5.550 de 1968, cumprindo o que determina a Lei Federal nº 6.839 de 1980.

      Mas reforço, este é meu entendimento. Fica como sugestão que se oriente no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) da sua região a fim de se resguardar de problemas futuros, afinal serão eles os seus fiscalizadores.

      Desconheço também que exista outra profissão diferente do médico veterinário que exerça a mesma função.

      Espero ter lhe ajudado.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó 

  • patriciamarinho

    26/09/2020

    Olá boa noite estou abrindo uma loja agropecuária simples por enquanto andei lendo o conteúdo de vocês e gostei muito gostaria de aprofundar mas no assunto tenho muitas duvidas .grato

    • Equipe Agrow

      28/09/2020

      Olá Patrícia,

      Fico feliz com seu interesse.

      Se pudermos lhe ajudar, será um prazer. No blog da aGrow você encontrará um vasto material que poderá lhe dar o direcionamento necessário para tomar sua decisão.

      Grande abraço,

      Amarildo Mororó

  • Rômulo Maciel

    25/09/2020

    Boa tarde
    pretendo abrir uma casa agropecuária em Janeiro e nao sei ques produtos eu posso vender sem e com um profissional (Técnico ou agrônomo)






    • Equipe Agrow

      28/09/2020

      Olá Rômulo,

      Respondi esta dúvida no comentário anterior.

      "Se você for vender medicamentos é preciso um veterinário, se for vender agrotóxico a presença do técnico agrícola ou engenheiro agrônomo é exigida. Se não se enquadrar neste cenário, não precisa deles."

      Para fazer a venda, emitir o cupom fiscal e a Nota fiscal eletrônica, conte com a aGrow. Nosso software é específico para lojas agropecuárias.

      Fale com nossos especialistas no (34) 3241-4470

      Abraço e boa sorte,

      Amarildo Mororó

  • Daniela Lopes

    25/09/2020

    Olá!
    Por favor, gostaria de abrir uma agro, mas preciso saber se tem necessidade mesmo de um veterinário?
    À princípio, não entraria com essa parte de medicamento.
    Como funciona essa questão?

    • Equipe Agrow

      28/09/2020

      Olá Daniela,

      Se você for vender medicamentos é preciso um veterinário, se for vender agrotóxico a presença do técnico agrícola ou engenheiro agrônomo é exigida. Se não se enquadrar neste cenário, não precisa deles.

      Para fazer a venda, emitir o cupom fiscal e a Nota fiscal eletrônica, conte com a aGrow. Nosso software é específico para lojas agropecuárias.

      Fale com nossos especialistas no (34) 3241-4470

      Abraço e boa sorte,

      Amarildo Mororó

  • juliana krul

    15/09/2020

    ola, gostaria de abrir uma de produtos agropecuários, meu irmão é estudante de eng. agronômica , preciso contratar outro eng. agrônomo?

    • Equipe Agrow

      22/09/2020

      Olá Juliana,

      Obrigado por se interessar pelos conteúdos do blog da aGrow.

      Para a comercialização de produtos veterinários você precisará de um responsável técnico (veterinário) e para os defensivos agrícolas é necessário a presença de um engenheiro agrônomo com registro ativo no CREA. Em algumas regiões do Brasil e permitido a responsabilidade técnica ser feita por um Técnico Agrícola. Informe-se melhor no órgão fiscalizador de sua região.

      E para facilitar a gestão dos processos, conte com o aGrow, que foi desenvolvido exclusivamente para atender o agronegócio.

      Para mais informações, contate nossa equipe comercial (34) 3241-4470, será grande satisfação lhes atender.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Daniel Franklin Nunes Ferreira

    09/09/2020

    Gostaria de saber se os Técnicos Agrícolas podem se responsabilizar por lojas de produtos Agrícolas ( agrotóxicos).

    • Equipe Agrow

      11/09/2020

      Olá Daniel,

      O item IV do artigo 2º, da LEI Nº 5.524, DE 5 NOV 1968, descreve como uma das atribuições legais do técnico agrícola "dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;" entende-se então que o técnico agrícola está apto a assinar como responsável técnico na prescrição de uma receita agronômica. Desde fevereiro de 2020 o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) assumiu as atividades em relação aos técnicos agrícolas, o que até então era feito pelo CREA. Com isso a nomenclatura correta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para o técnico agrícola passa a ser Termo de Responsabilidade Técnica (TRT).

      Precisando de ajuda na gestão de sua revenda, ligue para nossa equipe comercial (34) 3241-4470.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Gedean moreira dos santos

    23/08/2020

    Boas ideias

  • Carla

    03/08/2020

    Boa noite! Artigo ótimo, gostaria de receber informações sobre investimento para iniciar um negócio no ramo.

    • Equipe Agrow

      04/08/2020

      Olá Carla,

      Acompanhe o blog da aGrow que sempre temos conteúdos relevantes para quem quer se destacar no agronegócio brasileiro.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Glicério dá Silva Santos

    30/07/2020

    Também tenho interesse na abertura de uma agropecuária

    • Equipe Agrow

      31/07/2020

      Olá Glicério,

      Que bom que está se planejando para abrir sua loja agropecuária.

      Quando for analisar ferramentas de gestão e obrigações fiscais, conte conosco.

      Suce$$o!

      Amarildo Mororó

  • VIVIANE OLIVER BERFT

    20/07/2020

    Boa tarde estou analisando para abrir uma loja agropecuaria queria saber mais sobre o pré investimento

    • Equipe Agrow

      21/07/2020

      Olá Viviane,

      Para saber o valor aproximado de quanto INVESTIR para abrir uma loja agropecuária de médio porte é preciso que você faça algumas pesquisas na sua cidade ou região, pois o segmento possui algumas variáveis próprias. Sobre o ponto comercial: é próprio ou alugado; em qual setor da cidade possui melhor fluxo de entrada e saída dos produtores rurais? Qual mix de produtos eu preciso ter em estoque? Quem serão meus fornecedores, etc.

      Estas e várias outras perguntas que surgirão quando você começar a montar seu plano de negócios vão lhe ajudar a perceber um valor aproximado para a concepção de seu novo negócio. A importância do plano de negócios vai lhe ajudar a chegar em um valor X. Aí você analisa, ok, ainda não possuo tal valor, revisando o plano de negócios você conseguira localizar pontos que podem ser substituídos ou até mesmo protelados para um segundo momento.

      No blog da aGrow você encontrará disponível vários outros artigos que poderão lhe ajudar a amadurecer esta ideia.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Loiva Teresinha kerch

    16/07/2020

    Muito bem gostei bem explicado.

    • Equipe Agrow

      21/07/2020

      Olá,

      obrigado pelo comentário.

      Abraço,

      Amarildo Mororó

  • Marcelo Cipriano da Silva

    08/07/2020

    Boa noite estou pensando em abrir uma loja agropecuaria, e queria saber mais ou menos o quanto tenho que investir

    • Equipe Agrow

      09/07/2020

      Olá Marcelo,

      Entraremos em contato pelo e-mail informado.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Adilson Cruz

    08/07/2020

    Estou querendo abrir uma loja agropecuária, as dicas iniciais foram precisas, no entanto necessito de mais detalhes.


    Adilson

    • Equipe Agrow

      09/07/2020

      Olá Adilson,

      Que tal nos enviar um e-mail (contato@agrownegocios.com.br) com seu telefone para nos falarmos sobre suas dúvidas?

      Abraço,

      Amarildo Mororó

  • Bruna C. Soares

    07/07/2020

    Olá boa tarde, achei muito interessante o seu artigo mas gostaria de ter uma idéia de capital inical para abertura de uma agropecuária, e se possível o valor do seu software para gestão do meu possível negócio.

    • Equipe Agrow

      09/07/2020

      Olá Bruna,

      Agradecemos o elogio. Sobre as informações solicitadas, existem algumas variáveis que vão determinar o capital investido e o valor do software aGrow. Peço a gentileza de entrar em contato conosco por e-mail (contato@agrownegocios.com.br) ou telefone (34-3241-4470) que nos dedicaremos a lhe ajudar a encontrar as respostas que procura.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Diogo dos santos Silva

    03/07/2020

    Bem explicado era o que eu estava procurando uma orientação pra abrir minha loja

    • Equipe Agrow

      06/07/2020

      Maravilha Diogo,

      Nosso propósito é compartilhar informação de qualidade.

      Boa sorte na empreitada e quando for tratar da gestão de sua loja sugiro que conheça o aGrow e seus recursos.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • ROSANA DA CONCEICAO JARDIM

    02/07/2020

    Gostaria de abrir uma loja de agropecuária .

    Desde já grata.

    Rosana

    • Equipe Agrow

      03/07/2020

      Olá Rosana,

      Que notícia boa. Torço pelo seu sucesso!

      Entraremos em contato.

      Att.

      Amarildo Mororó

  • Sheila Ferreiara

    29/06/2020

    Estou planejando abrir uma loja agropecuaria e queria orientações.
    Agradeço

    • Equipe Agrow

      30/06/2020

      Olá Sheila,

      Entraremos em contato.

      Abraço,

      Amarildo Mororó

  • Marcelo Alves

    18/06/2020

    Bem explicado, fácil o entendimento.

    • Equipe Agrow

      22/06/2020

      .

  • Eduardo Miranda

    12/06/2020

    Olá , gostei muito das orientações.
    Gostaria de aprender mais sobre o assunto, pois tenho grande interesse em abri uma pequena empresa onde moro;

    • Equipe Agrow

      15/06/2020

      Olá Eduardo,

      No blog da aGrow você encontrará muitas informações que poderão lhe ajudar nesta empreitada.

      E se precisar de um software de gestão para lhe ajudar na gestão deste novo negócio, conte conosco.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Jilmária Matias

    06/06/2020

    Gostei bastante das orientações de vocês, são muito práticas. Estou pensando muito na possibilidade de entrar num negócio agropecuário e gostaria de mais informações.
    Parabéns!!! Obrigada.

    • Equipe Agrow

      15/06/2020

      Olá Jilmária,

      Obrigado por prestigiar nossos artigos. Nossa intenção é sempre disponibilizar conteúdos de relevância para o agronegócio.

      Fique ligada que estamos preparando mais um artigo muito legal.

      Abraço,

      Amarildo Mororó 

  • DIONE JOAQUIM DE OLIVEIRA

    19/05/2020

    Olá! Também penso em abrir uma loja de produtos agropecuários, a princípio gostaria de receber informativos de vocês, achei muito interessante o blog.
    Parabéns pelo apoio ao pequeno empreender que quer um norte para abrir seu negócio.
    Boa noite!

    • Equipe Agrow

      20/05/2020

      Olá Dione,

      Maravilha saber que está em vias de empreender no agronegócio. Precisando de um software de gestão, teremos grande satisfação em apresentar-lhe nossas soluções.

      Att.

      Amarildo Mororó

  • luis paulo vissunjo

    18/05/2020

    gostei a forma como ensinar aos que necessitam o vosso apoio

  • Wanderson Ferreira

    14/05/2020

    Olá! Como a maioria aqui, também busco informações de como abrir meu negócio no ramo de produtos agropecuário. Todas a informações aqui nos comentários são de grande relevância, porém gostaria de mais profundidade do assunto e assim me faço interessado em receber seus conteúdos. Obrigado!

    • Equipe Agrow

      15/05/2020

      Olá Wanderson,

      Os artigos que publicamos tem como objetivo principal, instigar as pessoas a investirem mais no agronegócio. Seja como uma revenda de insumos agrícolas, loja agropecuária ou produtor rural. E ter uma gestão eficiente, além de outras rotinas, ter um "software agrícola", pode ajudar muito.

      Continue acompanhando nosso blog que vem muita coisa boa por aí!

      Abraço,

      Amarildo Mororó

  • Marcos Nunes da Silva

    26/04/2020

    Muito bom esse plano

    • Equipe Agrow

      27/04/2020

      Olá Marcos,

      Obrigado pelo feedback!

      Continue acompanhando nossos artigos no blog da aGrow.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Antonio de Oliveira Souza

    15/04/2020

    Muito boa essas dicas

  • Iracene Guedes Vasques

    08/02/2020

    Olá. Boa tarde, meu nome é Iracene G. Vasques. Tenho relação forte com a roça. Meus pais tem fazenda
    Pretendo colocar uma loja de produtos agropecuários. Gostaria de saber mais ou menos o capital inicial.
    Tenho um espaco de 120 metros quadrados. Por favor, aguardo a resposta. Obrigada

    • Equipe Agrow

      11/02/2020

      Olá Iracene,

      Entraremos em contato.

      Amarildo Mororó

  • Ana Flavia

    03/02/2020

    Olá boa tarde, meu nome é Ana Flavia e me formei em Engenharia Agronômica no final do ano de 2019 e pretendo ter uma loja agropecuária só que não tenho fundos para isso será que eu teria uma chance de um financiamento?

    • Equipe Agrow

      05/02/2020

      Olá Ana Flávia,

      Obrigado por acompanhar os artigos do blog da aGrow e parabéns pela formatura.

      Sobre sua pergunta, a resposta é mais complexa. Eu desconheço se existe uma linha de crédito para "financiamento". Mas a resposta pode ser sim se você optar por um empréstimo bancário, se você tiver um bem para alienar em garantia desse empréstimo. Este assunto pode ser tratado na instituição bancária de sua preferência.

      Para controlar seu estoque, clientes e fornecedores, compras, vendas e financeiro além das obrigações fiscais, você pode contratar um software específico para o agronegócio. E nós da aGrow poderemos lhe ajudar nesta necessidade.

      Boa sorte,

      Amarildo Mororó

  • Fernando alves

    13/11/2019

    Boa tarde, tenho uma Ferragista e tô querendo tbm vender produtos agropecuários e rações. Tenho que ter licença para estes tipos de mercadorias. Obrigado

    • Equipe Agrow

      14/11/2019

      Olá Fernando,

      Obrigado por ler nossos artigos.

      Inicialmente é preciso verificar se o CNAE principal ou secundários abrangem tal categoria de produtos. Seu contador pode lhe ajudar nisso.

      É importante também saber que para a comercialização de produtos veterinários você precisa de um responsável técnico (veterinário) e para os defensivos agrícolas é necessário a presença de um engenheiro agrônomo. Em algumas regiões do Brasil  e permitido a responsabilidade técnica ser feita por um Técnico Agrícola. Informe-se melhor no órgão fiscalizador de sua região.

      E se precisar de um software de gestão para este seguimento fale com nossos consultores através do telefone (34) 3241-4470.

      Bons negócios,

      Amarildo Mororó

  • Joseane

    08/10/2019

    Oi sou Médica veterinária pois gostaria de abrir uma casa do agricultor na minha cidade tenho que ter engenheiro agrônomo no local

    • Equipe Agrow

      10/10/2019

      Olá Joseane,

      A necessidade de um responsável técnico (engenheiro agrônomo ou técnico agrícola) se faz necessária somente para a prescrição do receituário agronômico em caso de venda de agrotóxicos. Assim como a prescrição de produtos e medicamentos veterinários deve ser feita sob a responsabilidade do médico veterinário.

      Para a comercialização de produtos em geral, não existe exigência de RT.

      Se quiser bater um papo a respeito, faça contato através do telefone (34) 3241-4470. Ajudaremos no que for possível.

      Bons negócios,

      Amarildo Mororó

  • Denilson

    03/08/2019

    Olá! Estou me preparando para abrir uma agropecuária, gostaria de saber se necessito ter um engenheiro agrônomo no local somente se eu for vender produtos agrotóxicos?

    • Equipe Agrow

      08/08/2019

      Olá Denilson,

      Obrigado pelo interesse nos artigos da aGrow.

      A necessidade do engenheiro agrônomo ou do técnico agrícola se faz necessária para a prescrição dos defensivos agrícolas (agrotóxicos). Para a venda de remédios para as criações (animais) você precisará de um veterinário para se responsabilizar pelas recomendações.

      Na experiência que vivemos, para as demais atividades na loja agropecuária, não é necessário a presença de um responsável técnico. Porém, sempre sugerimos que busque orientação da fiscalização de sua cidade.

      Boa sorte,

      Amarildo Mororó

  • Joadson Souza Amorim

    29/07/2019

    Olá, gostaria de parabenizar pelas dicas, e gostaria de receber notificações para o meu e-mail, pois estou interessado em abrir uma loja agropecuária.

    • Equipe Agrow

      31/07/2019

      Olá Joadson,

      Agradecemos o interesse pelos assuntos que abordamos. 

      Continue nos acompanhando.

      Forte abraço,

      Amarildo Mororó

  • sheila fernanda

    27/05/2019

    Boa tarde,

    Quero abril uma loja de agropecuária em minha cidade,gostaria de saber qual o valor aproximado que irei ter quer investir inicialmente?
    Quero te parabenizar pelas dicas. Sao de grande valia

    • Equipe Agrow

      28/05/2019

      Olá Sheila,

      Obrigado pelo interesse em nosso conteúdo. Sobre o investimento inicial para a abertura de uma loja agrícola é preciso levar em consideração uma série de fatores que podem influenciar diretamente. Por exemplo, qual o custo na sua região para alugar, reformar e mobiliar uma loja? Qual o mix de produtos você se propõe a ofertar? Qual o potencial de compra dos produtores rurais? Entre tantas outras perguntas que poderão surgir. Como pode perceber, não é coerente cravar uma resposta para esta pergunta (do valor a investir). Minha sugestão que poderá te dar uma direção próxima da realidade é a elaboração de um plano de negócios. Nele você será obrigada a responder algumas perguntas que ao final te dará um valor médio de investimento necessário.

      Em algum comentário respondido anteriormente eu falei mais sobre planos de negócios. Se quiser, poderá ter acesso ao conteúdo navegando pelos comentários.

      Um forte abraço,

      Amarildo Mororó

  • WASHINGTON ARAUJO DE SOUZA

    23/05/2019

    Abri loja produtos agropecuários próximo de Goiânia

    • Equipe Agrow

      27/05/2019

      Olá Washington,

      Parabéns pela iniciativa. Fico muito inspirado quando recebo notícias de pessoas que acreditam e empreendem no Brasil. Com todas as dificuldades que encontramos, acredito que empreender, gerar empregos, contribuir para o crescimento da sua região e das pessoas, além de ganhar dinheiro é claro, ainda é o que vai fazer toda a diferença para o crescimento do Brasil.

      Suce$$o na empreitada e se precisar de um software específico para revendas agrícolas, nos dê a oportunidade de mostrar como o aGrow pode facilitar suas rotinas diárias.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Waldemar do Nascimento costa

    16/03/2019

    Boa noite Amarildo,

    Sou Eg. Agrônomo e tenho um ponto muito bom em minha cidade. Estou pensando em abrir uma loja em sociedade com meu irmão mais voltada a defensivos agrícola e fertilizantes, pois vejo uma deficiência de disponibilidade desses produtos na cidade.
    Como nosso capital é pequeno, gostaria de saber sua opinião e ter sua orientação sobre a possibilidade de fazer uma franquia de alguma loja já estabelecida no mercado em outra cidade.

    se tiver um material que possa me ajudar seria interessante, grato !

    • Equipe Agrow

      19/03/2019

      Olá Waldemar,

      Empreender é sempre um desafio. E no agronegócio não é diferente. Fico muito empolgado quando tenho a oportunidade de falar com pessoas com este desejo.

      Sobre dar uma "opinião", é importante ter acesso as informações do seu plano de negócios. Sim, você terá que dedicar um tempo para montar o seu. Pois é neste momento que você vai conseguir responder a muitas destas perguntas que povoam sua mente. No site do SEBRAE você terá outras informações que complementarão suas dúvidas.

      Se preferir, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em compartilhar um pouco de nossa experiência com você.

      Grande abraço,

      Amarildo Mororó

  • Mabio Alailson

    09/03/2019

    Gostaria de ter mais informação pretendo futuramente abrir uma loja.

    • Equipe Agrow

      19/03/2019

      Olá Mabio,

      Obrigado pelo interesse. Nos próximos dias pretendemos publicar mais algumas dicas. Continue acompanhando nosso blog.

      Sucesso,

      Amarildo Mororó

  • Lais Corrêa

    27/02/2019

    Bom dia, eu sou formada em técnica agropecuária adorei as explicação que vocês dao para as pessoas, eu estou com plano de montar um negocio que seja só meu , como moro no sitio e adoro todo esse meio , estou pensando em montar sim uma agropecuária , trabalhar com oque agente gosta nao tem preço não é mesmo ,obrigado pela atenção de Vocês e boa sorte a todos !

    • Equipe Agrow

      28/02/2019

      Olá Lais,

      Obrigado por acompanhar nosso blog e que os conteúdos tenham cada vez mais relevância no dia de vocês.

      Fico muito empolgado ao receber feedback's como o seu.

      Já estou torcendo pelo seu sucesso.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Rogério

    30/01/2019

    Olá, moro em itauçu Goiás. Meu pai trabalha com mercearia a 30 anos, hoje em dia as vendas caíram bastante. Eu estava com a ideia de a abrir uma loja agropecuária, como nos temos muitos clientes que mora na roça eu acho que ainda vamos vender bem porque nos sempre vendemos rações de cachorro, aves mas nunca fomos uma grande distribuidora.
    Eu perguntei pro meu pai, ele não concordou porque falou que iríamos que gastar com veterinário e um agrônomo.
    Precisa necessáriamente de um agrônomo é um veterinário, se formos vender vacinas e veneno para pragas da roça?
    Em questão de clientes, atendimento, local aqui também é no centro acho que iríamos vender bem.
    E como eu vou fazer faculdade de agronomia tenho certeza que vou me dar bem .
    Mas é como eu te falei oque está me atrasando é saber se precisa necessariamente de um agrônomo e um veterinário.
    Desde início já te agradeço.

    • Equipe Agrow

      03/02/2019

      Olá Rogério,

      Como já falei em comentários anteriores, no meu entendimento, a presença do médico veterinário se faz necessária somente se você for oferecer serviços de consultas e avaliações para os animais. E a partir daí fazer alguma prescrição de uso de medicamentos.

      Já para a venda de agrotóxicos, é obrigatório que a prescrição do receituário agronômico seja assinada por um responsável técnico (técnico agrícola ou engenheiro agrônomo).

      Boa sorte na empreitada,

      Amarildo Mororó

  • Jandrei

    09/12/2018

    Olá me passa um valor mais um menos pra começar uma pequena pecuária

    • Equipe Agrow

      13/12/2018

      Olá Jandrei,

      Obrigado pelo contato.

      O quê você considera uma pequena pecuária? Qual o tamanho da área que você tem disponível? Que tipo de capineira vai usar? Tem água com fartura?

      Fará cria, recria ou engorda? Vai criar a pasto ou confinar? É possível piquetear a área? Sua opção é criar animais machos ou fêmeas? Vai criar gado puro (P.O.) ou caipira?

      A resposta para essas e muitas outras perguntas são essenciais para levantar um valor de investimento.

      Estamos por aqui,

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Bruno Martins

    02/12/2018

    Olá amigo Amarildo Mororó.

    Quero parabenizar pelo site. Li dezenas de perguntas de outros leitores, e tirei vários proveitos das respostas.
    Em janeiro se 2019, Também vou arriscar em uma agropecuaria. Já trabalho a 19 anos em um grande comércio de Autopecas ate virar gerente. Hj quero voar mais alto. Abrir meu próprio negócio em uma área mais tranquila e uma vida mais saudável. Pela minha experiência em um comércio de um ramo totalmente diferente, conseguirei êxito em outro ramo? Estou em busca de conhecimento no ramo de agronegócio, por isso achei seu site.
    O que pode me aconselhar?

    • Equipe Agrow

      13/12/2018

      Olá Bruno,

      Obrigado pelas felicitações. Nosso compromisso só aumenta quando recebemos um feedback como o seu.

      Tive alguns compromissos que me afastaram um pouco deste canal, por isso a demora em lhe responder. Mas vamos lá.

      Sobre suas dúvidas, de cara já sugiro um trabalho de pesquisa e estudo sobre o mercado de agronegócios em sua região. Determine um raio de ação onde pretenda trabalhar, posso indicar uns 80 km de raio, o que deve cobrir uma área considerável de produtores rurais. Escolha muito bem onde vai montar sua loja. Grande parte de seu sucesso está diretamente relacionado com sua localização.

      Além de outras dicas já respondidas nos comentários abaixo. Dê uma nova lida nelas e compile suas idéias.

      Identifique seu publico alvo, avalie junto aos concorrentes quais os produtos tem melhor saída. Visite outras loja, conheça pessoas da área, se conseguir um mentor ou conselheiro com experiência no ramo vai lhe ajudar muito.

      Uma sugestão que sempre faço é tentar uma orientação com o pessoal do SEBRAE mais próximo de você.

      Esperamos ter lhe dado um caminho para iniciar (ou colocado mais dúvidas em sua cabeça. rsrsrs).

      P.S. "com tom de brincadeira": Será que agro-revendas é uma área tranquila e saudável?

      Um abraço e boa $orte!

      Amarildo Mororó

  • Bruna

    18/11/2018

    Boa tarde !! Eu gostaria muito da opniao de vcs , .. eu vou abrir uma agro de sociedase com meu tio , na verdade ele ja tem a dele ... e eu moro em uma rua bem movimentada tenho uma outra casa na mesma rua iremos abrir nela , mais eu tenho 15 mil pra investir eu consigo abrir com esse valor ? E meu tio vai entrar com a mercadoria .... e mais pra baixo dessw lugar que vamos abrir tem uma agro bem pequena isso vai me atrapalhar ?

    • Equipe Agrow

      20/11/2018

      Olá Bruna,

      Existem algumas variáveis como mix de produtos ofertados, política de preços, seu grau de relacionamento com os produtores rurais entre outros que devem ser tratados com muita atenção, pois são essenciais para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Sobre o valor de investimento, 15 mil, tenho a impressão que você vai ter um orçamento muito apertado para trabalhar, não é o melhor cenário.

      O que acha de entrar em contato por telefone para conversarmos a respeito?

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Vilmar Jose Rodrigues

    14/11/2018

    Boa tarde! E muito obrigado pela Perguntas e pelas Respostas que aqui encontrei, pois foi de grande valia para mim . Estou abrindo uma pequena agropecuaria e sempre que eu tiver duvidas vou consultalos. Obrigado.

    • Equipe Agrow

      20/11/2018

      Olá Vilmar,

      Que bom que os assuntos abordados aqui no blog da aGrow estão lhe ajudando. Esse é um dos nossos propósitos.

      Continue acompanhando nossos conteúdos.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Ilson Pires

    09/11/2018

    Vou abrir uma agropecuária em Janeiro de 2019.

    • Equipe Agrow

      12/11/2018

      Olá Ilson,

      Que bom que você vai empreender neste segmento. Nos seus planejamentos você já definiu qual o software vai lhe dar apoio nos processos?

      Se fizer sentido para você, entre em contato conosco através do telefone (34) 3241-4470 ou 3242-8927 para conversar com nossa equipe comercial.

      Sucesso,

      Amarildo Mororó

  • José Fábio Filho

    20/10/2018

    Quero saber se tem 10 passos para abrir uma casa de rações?

    • Equipe Agrow

      22/10/2018

      Olá José,

      Obrigado pelo contato e por se interessar pelos conteúdos que produzimos no site da aGrow.

      Creio que as "dicas" sugeridas servem inclusive para uma casa de rações. Você pode elencar algum ponto específico para nos direcionar sobre sua necessidade.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Lucas

    13/10/2018

    Olá gostaria de estar conectado a todo tipo de informação sobre o assunto loja agropecuária já desenvolvo atividades na área porém gostaria de me estabelecer de vez no vasto campo do agronegócio!!!

    • Equipe Agrow

      16/10/2018

      Olá Lucas,

      Continue acompanhando nossos artigos. Nos esforçamos para sempre produzir conteúdos que sejam simples e relevantes para nosso agronegócio.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Alexandre

    27/09/2018

    Olá pessoal....
    Estou com interece de pegar uma loja já montada com o estoque funcionários e uma clientela,mas precisa de uma reforma na fachada para atrair mais clientes
    O ponto e muito bom com estacionamento mas os proprietários estão um pouco acomodados por motivos de saúde
    Como posso negociar com o proprietário tipo aluguel e produtos já existentes na loja. Tipo estoque ??
    E qual seria aproximadamente a renda líquida mensal de uma loja dessa ??
    Nassa loja só não vende animais o resto das mercadorias e bem surtida tem um pouco de tudo.
    Eu acredito que com uma reforma ,a aberturas de duas portas na frente e uma cobertura e uma melhor exposição das mercadorias avera um aumento nas vendas .
    Obrigado conto com ajuda de vcs .



    • Equipe Agrow

      05/10/2018

      Olá Alexandre,

      Pelo que você descreveu, parece ser sim uma boa oportunidade.

      Sugiro que faça uma auditoria para analisar documentação fiscal e financeira, balanços nos últimos anos, etc. A contagem e avaliação financeira de estoque e outras formas de apuração que você tenha acesso são primordiais.

      Feito isso, creio que você terá números bem próximos da realidade e que lhe ajudarão a ouvir a oferta do proprietário e a partir daí fazer sua contra-oferta.

      Com relação ao lucro líquido mensal, uma loja agropecuária bem administrada gira em torno de 8 a 15%.

      Com disposição e ética, suas chances de sucesso serão muito grandes.

      Saúde e boa $orte!

      Amarildo Mororó

  • JULIANA

    27/08/2018

    TENHO INTERESSE EM MONTAR UMA CASA DE RAÇÃO (SACOS FECHADO E POR PESO), VOLTADAS ANIMAIS DOMESTICOS, SEM VENDA DE ANIMAIS, QUERO VENDER ALGUNS MEDICAMENTOS DE CAES E GATOS, ARTIGOS COMO CASINHAS, LAÇOS, ROUPINHAS PARA PET, SEMENTES, VASOS, TERRA, MANGUEIRAS, ARTIGOS DE PESCARIA.(sem banho e tosa). Andei consultando, artigos sobre a desnecessidade de veterinário, pois acordo com o STJ (recurso de Embargos de Declaração, que foram julgados em 25 de abril de 2018), lojas que vendem animais vivos e medicamentos veterinários não precisam ser registradas no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) nem contratar veterinários como responsáveis técnicos., vc sabe algo em relação a isso? APROVEITANDO O ENSEJO, PARA ESSA CATEGORIA DE NEGOCIO QUE PRETENDO TER, É AGROPECUARIA MESMO NE, NÃO SÓ CASA DE RAÇÃO, NE????

    • Equipe Agrow

      27/08/2018

      Olá Juliana,

      Obrigado por acompanhar os artigos do blog da aGrow.

      Pelas informações de seu comentário, acredito que o perfil de seu negócio não é agropecuária e sim pet shop, pesca e lazer. E existe uma demanda reprimida sobre este nicho de mercado. Obviamente é ideal que você faça um bom plano de negócio, que lhe ajudará a entender os desafios e necessidades para montar seu negócio. No meu entendimento, a presença do médico veterinário se faz necessária somente se você for oferecer serviços de consultas e avaliações para os animais. E a partir daí fazer alguma prescrição de uso de medicamentos.

      Boa sorte na empreitada,

      Amarildo Mororó

  • Felipe Figueiredo

    06/08/2018

    Boa tarde!
    Estou na intensão de montar um loja, porem tenho certa dificuldade em fazer o plano de negócios, vocês teriam alguma empresa para indicar, estou em Minas Gerais. Grato!

    • Equipe Agrow

      07/08/2018

      Olá Felipe,

      Obrigado por acompanhar nossos artigos.

      As vezes elaborar um plano de negócios parece ser mais difícil do que "tocar" o negócio já em andamento. Porém, por mais demorado e difícil que pareça ser, não terceirize esta atividade. Pois ninguém melhor do que você, que vislumbrou essa oportunidade, fará um plano com hipóteses e planilhas que lhe orientarão.

      Suas dificuldades serão superados se você se interessar e buscar conhecimento. Ler artigos, matérias e livros ou fazer algum curso sobre plano de negócios pode ajudar. O pessoal do SEBRAE pode lhe dar boas dicas.

      Boa sorte na empreitada.

      Amarildo Mororó

  • Patrícia Pereira Larocca

    20/07/2018

    Se não vender remedios e produtos agrotóxico mesmo assim é obrigado até ter um engenheiro agrônomo? Eu gostaria de vender no começo ração e acessórios.

    • Equipe Agrow

      07/08/2018

      Olá Patrícia,

      A presença de um responsável técnico na loja se faz necessária se você for comercializar produtos controlados. No caso de produtos veterinários, você precisará de um médico veterinário para responsabilizar-se pela loja. Na hipótese de venda de agrotóxicos, quem assina a responsabilidade técnica é o engenheiro agrônomo e em alguns casos um técnico agrícola. Vai depender muito da fiscalização da região em que você abrirá a loja.

      E não se esqueça, mesmo no início é imprescindível manter o controle das atividades na sua loja agropecuária. Para ter um controle eficiente conte com o aGrow, que foi feito para quem está entrando agora no agronegócio ou já é um expert no assunto.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • ADRIANA

    13/07/2018

    BOA TARDE! MEU FILHO QUER ABRIR UMA CASA DE AGROPECUARIA MAIS NAO TEM NENHUMA EXPERIENCIA ELE ESTA FAZENDO TECNICO MAIS EU SERA QUE NAO SERIA MELHOR ELE FAZER UMA FACULDADE DE ENGENHEIRO AGRONOMO ANTES TENHO MUITO MEDO DE ABRIR UM NEGOCIO PODE ME AJUDAR

    • Equipe Agrow

      18/07/2018

      Olá Adriana,

      Obrigado pela audiência no blog da aGrow. Entendo sua preocupação, faz muito sentido. Porém, ter ou não graduação em agronomia não o desqualifica para essa empreitada. Vai depender muito do perfil do negócio que vocês vão ter. Por exemplo, se na loja que pretendem abrir, inicialmente não forem vender produtos agrotóxicos suas obrigações serão mais simples.

      Ter conhecimento de rotinas e práticas de gestão administrativa, noções de marketing para divulgação de sua loja e produtos são tão essenciais quanto as outras habilidades citadas acima.

      Procurar orientação de pessoas que trabalham na área a mais tempo aí na sua região pode ser de grande valia também.

      Contar com um software específico e de fácil aprendizado também pode fazer toda a diferença, aí a aGrow tem muita experiência para lhes ajudar. Podem contar conosco.

      Boa sorte na empreitada.

      Amarildo Mororó

  • José Carlos Rodrigues

    09/07/2018

    Muito bom as informações.

    • Equipe Agrow

      29/08/2018

      Olá José Carlos,

      Obrigado pelo elogio.

      Continue acompanhando nossos artigos.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Igor

    20/05/2018

    Olha eu estou com planos de montar uma loja de aquárismo só nao sei como devo registrar o CNPJ se ele e o mesmo que o de uma agropecuária

    • Equipe Agrow

      25/05/2018

      Olá Igor,

      Agradecemos por ler nossos artigos.

      Sobre sua dúvida, creio que o ideal é você registar no CNAE específico para o aquarismo. O mesmo escritório contábil que irá lhe auxiliar na abertura da empresa, também vai lhe apresentar os CNAE's possíveis para o seu segmento.

      Veja se o CNAE 4789-0/04 - COMÉRCIO VAREJISTA DE ANIMAIS VIVOS E DE ARTIGOS E ALIMENTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO pode ser ideal para você.

      Mas, repito, seu contador vai lhe orientar da melhor maneira.

      Espero ter ajudado.

      Boa sorte e sucesso!

      Amarildo Mororó

  • Fernando braga

    02/05/2018

    Boa tarde estou querendo adquerir uma loja agropecuária porem ela esta ruim no mercado o proprietário perdeu a clientela por motivos de separacao e queimou o ponto como eu poderia trabalhar e levantar esse ponto obrigado e aquardo a resposta

    • Equipe Agrow

      03/05/2018

      Olá Fernando,

      Você tem um desafio grande pela frente.

      Temos boas sugestões para lhe ajudar.

      Entraremos em contato direto com você.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Eliane de Lima Homem

    23/04/2018

    Boa noite!
    Estou dando o primeiro passo para abrir uma loja agropecuária. Venda de rações, ferramentas e utensílios agrícolas, artigos para pet, e foi válido este site. Já tenho a sala, internet, computador, móveis e vou iniciar a parte burocrática. Porém, estou com dificuldades de encontrar fornecedores, alguém que possa além de me fornecer, me ajudar com orientações justas. Alguém que não queira apenas me vender muito, mas que seja honesto. Tenho duas filhas cursando Medicina Veterinária. O que vocês poderiam me dizem e me orientar (me ajudar) em relação à tudo que falei?

    Att

    Eliane

    • Equipe Agrow

      24/04/2018

      Olá Eliane,

      Que bom que nossos artigos lhe dão uma "luz" no conhecimento. É com curiosidade e persistência que se consegue aprender muito de um determinado assunto.

      Se quiser bater um papo sobre o assunto, será uma satisfação compartilhar um pouco do que conhecemos.

      Nosso telefone está disponível no site.

      Bons negócios,

      Amarildo Mororó

  • SANTA CRUZ DO ESCALVADO

    11/04/2018

    MUITO BOM , ESTOU COM UM CLIENTE QUE ESTÁ EM ABRIR UMA LOJA, E VOU PASSAR ESTAS RECOMENDAÇÕES PARA ELE. OBRIGADO-

    • Equipe Agrow

      11/04/2018

      Olá Vicente,

      Obrigado por prestigiar nosso blog. 

      Nos esforçamos para trazer conteúdos relevantes ao agronegócio.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Leticia

    10/02/2018

    Bom dia vamos abrir uma loja agropecuária,e somos leigos nessa área e temos uns 20.000.00 para investir.voce tem algum material que possa me ajudar.

    • Equipe Agrow

      14/02/2018

      Olá Letícia,

      Obrigado por prestigiar o blog da aGrow.

      Nos artigos abaixo, tem muita informação legal. Depois da leitura dos mesmos, o que acha de agendarmos um bate-papo por telefone para as dúvidas que tiver?

      São eles:

      COMO ESCOLHER ONDE MONTAR SUA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS

      http://agrownegocios.com.br/blog/revendas/como-esc...

      8 PASSOS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO NA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS

      http://agrownegocios.com.br/blog/revendas/8-passos...

      Além de outros disponíveis no nosso blog.

      Vale a pena conferir!

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Austia Dayana Moreira Alves

    06/02/2018

    Olá boa tarde!
    Sou Médica Veterinária recém formada, estou com planos de abrir uma loja agropecuária em uma cidade promissora, mas não conheço ninguém por la, estive viajando por lá para conhecer e gostei do lugar.
    O que vocês podem me auxiliar diante disso?
    Obrigada!

    • Equipe Agrow

      07/02/2018

      Olá Austia,

      Empreender é sempre um grande desafio, principalmente em se tratando de Brasil. Parabéns pela iniciativa.

      No campo estratégico,  a localização da loja, os pontos de acesso são muito importante para seu sucesso. Conhecer os potenciais clientes e os principais concorrentes também lhe ajudarão muito. Já com relação as obrigações contábeis e fiscais, sugiro a orientação de um escritório de contabilidade com experiência em agropecuária.

      Nós da aGrow, estamos prontos e preparados para lhe ajudar no cumprimento das obrigações e rotinas administrativas, comerciais e financeiras através de ERP aGrow, que foi desenvolvido especificamente para negócios como o que você almeja abrir.

      No (34) 3241 - 4470 você poderá falar com um de nossos consultores para orientações sobre o software.

      Um abraço e boa sorte na empreitada.

      Amarildo Mororó

  • Filipe Nunes

    01/12/2017

    Eu quero saber se pra ter uma agropecuária precisa ter algum tipo de curso???

    • Equipe Agrow

      05/12/2017

      Olá Filipe,

      Para qualquer atividade desenvolvida, é muito importante conhecimento e experiência. Na minha opinião, se foram adquiridos na prática ou em um banco de faculdade é irrelevante, é preciso ter conhecimento. Agora, para as obrigações de vendas de agrotóxicos ou medicamentos veterinários, é obrigatório um responsável técnico (Veterinário/Engenheiro agrônomo).

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Abel Nascimento Nunes

    25/11/2017

    Ao iniciar um negócio meu capital de giro tem que ser o mesmo do valor gasto com o estoque inicial?

    • Equipe Agrow

      28/11/2017

      Olá Abel,

      Obrigado pelo comentário.

      Capital de giro ou ativo circulante é o valor que a empresa dispõe para custear e manter suas despesas operacionais do dia a dia. 

      É uma “reserva” de recursos de liquidez rápida, específica para as necessidades da gestão financeira do negócio ao longo do tempo.

      Mas como calculá-lo?

      Há uma fórmula simples: CGL = AC – PC

      Em que:

      CGL – é o capital de giro líquido;

      AC – é o ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos);

      PC – é o passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).

      Exemplo:

      CGL = AC – PC

      CGL = 2.580,00 – 5.682,65

      CGL = - 3.102,65

      No exemplo acima, foi usado um valor menor para as entradas em detrimento das saídas, pois na prática é o que acontece até você alavancar suas vendas e turbinar seu caixa. Isto resultou em um valor negativo - R$ 3.102,65, que é a necessidade de capital de giro para este mês.

      Espera-se que com o passar do tempo, que sua empresa tenha mais valores a receber do que a pagar. Isto irá equilibrar a sua necessidade de capital de giro.

      Mas atenção, como comentado acima, se o capital de giro líquido for negativo, você tem um problema a resolver para custear sua operação.

      Já se for muito positivo, você pode estar falhando no controle de estoque, por exemplo. O que resulta em dinheiro parado e ainda afeta a lucratividade.

      Como podemos perceber, administrar o capital de giro do seu negócio significa avaliar o atual momento, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por tomadas de decisões em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

      Esteja sempre atento a esses fatores, pois uma administração ineficiente afeta drasticamente o fluxo de caixa da empresa.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Douglas

    16/11/2017

    Bom dia, dúvidas quanto a responsabilidade técnica, um biólogo ou engenheiro ambiental pode ficar responsável pelos serviços que exigem um responsável técnico na agropecuária?

    • Equipe Agrow

      20/11/2017

      Olá Douglas,

      Agradecemos a audiência no site da aGrow.

      Toda discussão sobre as responsabilidades técnicas atribuídas aos vários braços do agronegócio, sejam eles agrônomo, engenheiro agrônomo, florestal, ambiental, técnico agrícola, biólogos e outros tantos mais, gera assunto para muitos tribunais.

      A legislação disponível no CREA/CONFEA é nacional, porém como na maioria das leis em vigor no Brasil, há margem para interpretações distintas, de acordo com a linha que o magistrado segue. Alguns estados da união, como o Paraná por exemplo, estão caminhando com passos adiantados para finalizar uma  legislação justa (na minha humilde opinião) com relação à responsabilidade, recomendação e uso de agrotóxicos no estado. E que em um futura talvez não distante possa ser copiada e evoluída para todo o Brasil.

      Minha sugestão é que procure o CREA de sua região e confirme com eles sobre sua dúvida. Pois, serão eles que o irão fiscalizar em sua empresa.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Carllapacheco80@gmail.com

    21/10/2017

    Otimo

    • Equipe Agrow

      26/10/2017

      .

  • Quero me informar melhor sobre o assunto. Ok.

    18/08/2017

    Me ajudem preciso me enterar sobre o assunto.

    • Equipe Agrow

      20/10/2017

      Olá,

      Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe dar boas dicas.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • ROSILENE

    19/05/2017

    para revenda de medicação, precisa ter um veterinário na empresa, e engenheiro agrônomo precisa fazer parte do quadro de funcionários?

    • Equipe Agrow

      11/06/2017

      Olá Rosilene,

      Nossa sugestão é que sempre conte com um profissional qualificado para desempenhar as funções específicas. Respondendo a sua pergunta, a importância deles se faz no momento da prescrição do medicamento ou defensivo. Ele será o "responsável técnico" da revenda, porém não necessariamente deverá ser funcionário (regime CLT), vocês podem ter um contrato de prestação de serviço por exemplo. 

      Espero ter contribuído.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • jarbas gomes souza

    04/03/2017

    sempre que tiverem novidades envie para nos ... e estamos contente por suas informaçoes.

    • Equipe Agrow

      05/03/2017

      Olá Jarbas,

      Obrigado pelo contato.

      Comentários como o seu, fortalece nossa disposição em sempre melhorar nossos artigos. 

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • PAULO AUGUSTO TEIXEIRA

    22/01/2017

    bom dia: qual o investimento hoje aproximado para abrir uma loja

    • Equipe Agrow

      14/02/2018

      Olá Paulo,

      Nos artigos que destaco abaixo você encontrará muitas respostas para suas dúvidas. Depois da leitura dos mesmos, que tal agendarmos um bate-papo para as dúvidas que tiver?

      São eles:

      COMO ESCOLHER ONDE MONTAR SUA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS

      http://agrownegocios.com.br/blog/revendas/como-esc...

      8 PASSOS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO NA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS

      http://agrownegocios.com.br/blog/revendas/8-passos...

      Além de outros disponíveis no nosso blog.

      Vale a pena conferir!

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Jorge Damião M de Freitas

    17/01/2017

    O tecnico em agropecuaria pode assinar para alguma coisa?



    • Equipe Agrow

      23/01/2017

      Olá Jorge,

      O item IV do artigo 2º, da LEI Nº 5.524, DE 5 NOV 1968, descreve como uma das atribuições legais do técnico agrícola "dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;" entende-se então que o técnico agrícola está apto a assinar como responsável técnico na prescrição de uma receita agronômica, porém existe uma divergência muito grande sobre este assunto por parte dos engenheiros agrônomos. Neste caso, sugiro que você consulte o CREA de seu estado e em caso de negativa, sendo de seu interesse, recorra à justiça a fim de fazer valer o seu direito de exercer a profissão. 

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Raquel

    07/01/2017

    Aonde posso adquirir os produtos..

    • Equipe Agrow

      09/01/2017

      Olá Raquel,

      Obrigado pelo e-mail.

      Pode elaborar melhor sua pergunta?

      Se achar conveniente, entre em contato comigo pelo telefone (34) 3241-4470, que podemos bater um papo e talvez lhe dar algumas dicas valiosas.

      Abraço,

      Amarildo Mororó

  • Jaíza Francisca Ribeiro Chagas

    28/12/2016

    GOSTARIA DE SABER SE É NECESSÁRIO TER CREA PARA TRABALHAR EM UMA LOJA AGROPECUÁRIA COMO AGRÔNOMO?

    • Equipe Agrow

      29/12/2016

      Olá Jaíza,

      Obrigado por ler nossos artigos, que são elaborados com muito carinho para ajudar a elucidar dúvidas corriqueiras e trazer mais informação para o dia-a-dia do agronegócio.

      Sobre sua pergunta, para exercer a profissão de engenheiro agrônomo é necessário ter feito o curso de graduação superior e estar registrado no CREA de seu estado. A lei nº 5.194, de 24 dezembro de 1966 regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências.

      Então, se exercer esta atividade sem estar habilitado para tal, pode ser considerado "exercício ilegal da profissão" respondendo por contravenção penal.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Um abraço e feliz 2017

      Amarildo Mororó

  • Vinicius ferreira de oliveira

    14/11/2016

    Quais documentos preciso para iniciar e onde conseguimos

  • para mim vender medicamento animal e agrotóxicos oque eu preciso ter ou fazer?

    10/10/2016

    para mim vender medicamento animal e agrotóxicos oque eu preciso ter ou fazer?

    • Equipe Agrow

      12/10/2016

      Olá Marcelo,

      Para a comercialização de medicamentos veterinários e insumos agrotóxicos é necessário atender a algumas obrigações que variam de estado para estado.

      Sugerimos que procure a orientação de um bom escritório de contabilidade, pois eles certamente poderão lhe auxiliar tanto nas obrigações contábeis e tributárias quanto no atendimento as obrigações dos orgãos reguladores.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó 

  • Denilson Nunes

    06/10/2016

    Olá, eu estou abrindo uma loja pra comercialização de fertilizantes, e o CNPJ está a caminho, e a inscrição estadual também! Mas eu quero saber se eu já posso comprar e revender fertilizantes sem antes fazer o cadastro junto ao ministério da agricultura? E queria saber qual próximo passo , oque eu preciso para encaminhar esse cadastro ao ministério da agricultura? Att

    • Equipe Agrow

      07/10/2016

      Olá Denilson,

      Parabéns pela iniciativa empreendedora.

      Respondendo sua pergunta, Se você comercializar (comprar ou vender) sem o cadastro de CNPJ e IE e sem o respectivo registro para armazenamento e comercialização de  agrotóxicos, você está infringindo a lei.

      Sobre quais os próximos passos, sugerimos você se orientar com o seu contador, pois as exigências de documentos varia de um estado para outro. As vezes o IMA em MG exige um documento que é irrelevante na Agrodefesa em GO. E isso pode acontecer em vários estados Brasil afora.

      Então, seu contador é o mais indicado para lhe auxiliar nesta demanda.

      E não se esqueça, mesmo no começo da sua empresa você já vai precisar emitir receituário agronômico e atender algumas características específicas das revendas de insumos agrícolas. E ter um software de gestão que integra todas estas obrigações e necessidades pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio.

      A aGrow surgiu para contribuir nos seus processos.

      Desejamos sucesso nesta sua empreitada

      Conte conosco, 

      Amarildo Mororó

  • João Kleber

    01/09/2016

    olá, eu sou técnico em agropecuária e gostaria de saber se eu posso abrir uma empresa de assistência técnica na area, podem me ajudar?
    Grato

    • Equipe Agrow

      08/09/2016

      Olá João Kleber,

      Obrigado pelo interesse nos artigos publicados pela aGrow. Nosso objetivo é cada dia mais contribuir para a capacitação pessoal dos profissionais da área e a melhor gestão administrativa nas revendas de insumos agrícolas e lojas agropecuárias.

      Sobre sua pergunta, existe uma legislação nacional a respeito do assunto. O item IV do artigo 2º, da LEI Nº 5.524, DE 5 NOV 1968, descreve como uma das atribuições legais do técnico agrícola "dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;"

      O correto é você consultar o CREA de seu estado e em caso de negativa, sendo de seu interesse, recorrer à justiça a fim de manter seu direito de exercer a profissão.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Vanessa

    30/08/2016

    Oi boa tarde,gostaria de saber se eu abrir como Mei se é preciso ter contador.

    • Equipe Agrow

      08/09/2016

      Olá Vanessa,

      Obrigado pelo interesse nos artigos da aGrow. 

      Sobre sua dúvida, fiz uma pesquisa rápida e no Portal do empreendedor (http://www.portalmei.org/contabilidade-mei/) e lá diz o seguinte:

      De acordo com a Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, que trata do microempreendedor individual – MEI, com limite de faturamento em R$ 60.000,00 anuais, o microempresário dessa categoria não é obrigado a contratar escritório de contabilidade, bem como está dispensado da contabilidade formal, não precisando escriturar nenhum livro.

      Contudo, o microempreendedor individual – MEI não deve trabalhar de maneira desorganizada, devendo manter o controle do que compra, vende e quanto está ganhando com seus serviços, pois é de extrema importância para que se mantenha na categoria de MEI, o respeito ao limite de faturamento.

      Fonte: http://www.portalmei.org/contabilidade-mei/

      Continue acompanhando nossos artigos. Lá você encontrará muitas informações importantes para quem deseja empreender no agronegócio.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Kelly Angel

    01/08/2016

    Ola, eu estou cursando Zootecnia, e gostaria de saber se posso abrir uma loja agropecuária ?

    • Equipe Agrow

      01/08/2016

      Olá Kelly,

      Obrigado pelo interesse nos artigos da aGrow. Até onde temos conhecimento, não existe impedimento em se abrir uma loja agropecuária por qualquer pessoa. Já para a prescrição de agrotóxicos e assinatura do receituário agronômico é preciso ser engenheiro agrônomo.

      Boa sorte na empreitada.

      Amarildo Mororó

  • Risonaldo Carlos

    29/07/2016

    Boa noite eu esto pretendendo abrir uma loja de material agricultar e produtos veterinários mas queria umas dicas de como começar, onde encontra fornecedor e como, sugestão de modelo do negocio do nome da loja tenho algumas experiencia no setor sou agropecuarista, minha formação acadêmica e técnico em contabilidade técnico em agropecuária, e tenho faculdade de administração de empresa

    • Equipe Agrow

      01/08/2016

      Olá Risonaldo,

      Você conseguirá dirimir um pouco de suas dúvidas na resposta do comentário de 10/06/2016. Acompanhe.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Maycon Nunes

    09/06/2016

    Olá,estou querendo montar meu próprio negócio é queria umas dicas oq preciso oq tenho que trabalha em cima essas coisas queria uma orientação, tenho conhecimento na área pois já trabalhei em lojas agropecuárias mais estou em dúvida se é um bom negócio,queria saber por onde começar,obg

    • Equipe Agrow

      10/06/2016

      Olá Maycon,

      Sobre suas dúvidas, você precisa fazer um estudo sobre o perfil do mercado aí em sua região. Ter experiência no setor é fundamental.

      Dê uma atenção especial à localização do ponto comercial; quem são seus potenciais clientes; de acordo com seu estoque e despesas fixas, qual valor você precisa reservar para capital de giro; mix de produtos com fácil aceitação em sua região e vários outros fatores que influenciam direta e indiretamente no sucesso de seu novo negócio.

      Visite lojas já em funcionamento, converse com pessoas da área, tente conseguir um mentor (ou conselheiro) com experiência no ramo.

      Um bom parceiro de negócios para lhe dar orientações mais próximas de sua realidade é o pessoal do SEBRAE de sua região.

      Esperamos ter lhe dado um caminho para iniciar.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Ionara

    08/06/2016

    Olá bom dia , pretendo futuramente abrir uma agropecuária e sou leiga nessa área, enfim qero saber como se faz para legalizar a empresa. OBRIGADO!!!

    • Equipe Agrow

      09/06/2016

      Bom dia Ionara,

      O melhor caminho para fazer a "coisa" certa é contar com a assessoria técnica de um contador. Então nossa sugestão é que você procure um escritório de contabilidade. Certamente eles te ajudarão a cumprir todos os passos necessários para a abertura e manutenção de sua empresa.

      Sucesso no empreendimento e quando precisar de um software para controlar as atividades, conte conosco.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó 

  • fabio

    06/06/2016

    gostei so que preciso de mais esplicacao vou comecar o meu negocio e preciso de orientacao de pessoas que comecaram bem pequenos


    • Equipe Agrow

      07/06/2016

      Olá Fábio,

      Fico muito satisfeito quando recebo mensagens de pessoas com disposição para empreender. Acredito firmemente que este é o caminho.

      Temos muitas dicas nos artigos já publicados.

      Uma outra dica que sempre sugiro é solicitar o apoio do pessoal do SEBRAE.

      Continue acompanhando nossos artigos.

      Amarildo Mororó

  • José Arnodson C. DE s. Campelo

    05/06/2016

    Desejo abrir uma loja agropecuária pequena, inicialmente, pois dar para injetar um capital de um mil real mensalmente. O aluguel do ponto é de 400,00 reais por mês e tenho 15,000 de capital inicial. A idéia é uma poupança forçada, tendo em vista a mão de obra inicial seré um parente desempregado que mora comigo.

    • Equipe Agrow

      07/06/2016

      Olá José

      Obrigado por acompanhar nossos artigos.

      Parabéns pela iniciativa empreendedora.

      Lembre-se de se preparar, buscar conhecimento e ajuda de profissionais.

      Sucesso,

      Amarildo Mororó

  • Nonato silva

    21/05/2016

    Oi boa tarde pessoal eu me chamo Nonato sou vendedor em uma agropecuária aqui em Pacajá e eu gostaria de saber de vocês quanto eu precisava pra iniciar um negócio no ramo de agropecuária uma lojinha pequena pra começar Quanto Eu precisaria

  • Ronan

    19/05/2016

    Estou com excelente ponto e estou com uma verba pra investimento gira entorno de 30 mil gostaria de saber quais são os principais produtos que devo colocar na minha loja e quais são os produtos que preciso de uma licença pra venda

    • Equipe Agrow

      24/05/2016

      Olá Ronan,

      Que bom que está disposto a empreender no ramo do agribusiness.

      Cada região possui características e necessidades próprias, então o melhor a fazer é uma pesquisa de mercado. Quem são os potenciais clientes, quais culturas e qual o tamanho da área que eles cultivam, quantos por cento destes clientes você estima conquistar nos primeiros 6 meses, depois em um ano e por aí vai.

      Uma boa sugestão que sempre passo aos nossos colegas é para tentar contato com o pessoal do SEBRAE de sua região, eles poderão lhe dar o suporte necessário para organizar e gerir o seu negócio.

      Parabéns pela iniciativa.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Adeilto Jose Moreira

    16/05/2016

    Boa tarde eu estou no mercado já fazem 14 meses, porém estou tendo muita dificuldade em aumentar a variedade de produtos dentro da minha loja será viável fazer um emprestimo nesse momento para tal?

    • Equipe Agrow

      18/05/2016

      Olá Adeilto,

      Obrigado pelo interesse em nossos artigos.

      Se este é o momento para contrair empréstimo? Via de regra a resposta seria não, se levarmos em conta a escassez de chuva e as incertezas do cenário político e econômico brasileiro. Mas somente você fazendo uma análise crítica do mercado em sua região, da sua capacidade de endividamento mensal e principalmente de qual a projeção financeira que este empréstimo vai trazer de retorno para sua empresa é que tal decisão deverá ser tomada.

      Saúde e bons negócios!

      Amarildo Mororó

  • Joao Paulo Biadola

    01/05/2016

    Boa noite !! sou técnico agrícola e tenho vontade de abrir uma empresa de irrigação e adubação qual seria o custo pra abrir essa empresa sera que consigo os matérias a comodato com empresas fornecedoras .

    • Equipe Agrow

      03/05/2016

      Olá João Paulo,

      Obrigado pelo contato.

      Para responder sua pergunta existem algumas variáveis que precisam ser levadas em consideração. Como: custo de abertura da empresa; aluguel e mobilização do imóvel para a loja; tipo de produtos e quantidade de estoque a ser armazenada entre outras nuances que impactam direta e indiretamente neste valor inicial.

      Como fazemos costumeiramente, nossa sugestão é você procurar o pessoal do SEBRAE mais próximo, ou se na sua região possui algum tipo de associação cooperativista com o objetivo de melhorar os subsídios necessários as revendas e e lojas agropecuárias a fim de profissionalizar e melhorar os resultados de cada um.

      Boa sorte

      Amarildo Mororó

  • Luiz Carlos

    22/04/2016

    Sou vendedor de um uma empresa de defensivos Bayer.
    Mas sempre tive vontade de montar meu próprio negócio. Atendo meus clientes com vendas e assistência no campo. Será que pra abrir uma revenda de defensivo pequena preciso de muito dinheiro? É muito burocrático?
    Att...
    LUIZ CARLOS

    • Equipe Agrow

      03/05/2016

      Olá Luiz Carlos,

      Obrigado pelo contato.

      Se você acompanhar os comentários anteriores, já abordamos este assunto.

      Esperamos que lhe seja útil.

      Abraço,

      Amarildo Mororó

  • Eduardo

    19/04/2016

    Bom dia ,sou Eduardo..
    meu interesse é abrir uma loja virtual e atender na os produtos direto no campo.
    como faço?

    • Equipe Agrow

      19/04/2016

      Olá Eduardo,

      Obrigado pelo comentário.

      Esta não é uma dúvida só sua, diversas pessoas nos procuram com pergunta semelhante. Como respondido em um comentário anterior ao seu, não é comum trabalhar somente com a loja virtual. Via de regra, o e-commerce é mais um canal de vendas de quem já possui uma loja física. Mas isto não deve ser tratado por você como desqualificante. Em muitos casos, as "exceções" são grandes cases de sucesso.

      Acreditamos que tudo depende basicamente de esforço/dedicação + disciplina + orientação técnica.

      A todo momento acompanhamos histórias de sucesso de pessoas e empreendimentos que até se consolidarem eram tratados por muitos como sonho ou ilusão.

      Se puder lhe dar uma dica, aí vai: Estude a fundo este mercado, procure uma plataforma de comércio virtual estável e tenha muita disposição para trabalhar.

      Boa sorte no seu empreendimento.

      Amarildo Mororó

  • luiz

    14/04/2016

    ha necessidade de um veterinario na loja uma vez que vou montar uma farmacia veterinaria?

    • Equipe Agrow

      19/04/2016

      Olá Luiz,

      Desde a década de 80, juristas e advogados discorrem sobre esta demanda.

      Alguns estados (UF's)  são obrigados por força de lei estadual e outros simplesmente deixam a decisão sob a responsabilidade do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária). Algumas empresas se apoiam nas decisões favoráveis de diversos estados da federação.

      A defesa mais comum diz que:

      “A empresa não deve se inscrever nos quadros do Conselho Regional de Medicina Veterinária ou contratar médico veterinário pelo fato de comercializar produtos agropecuários ou medicamentos veterinários e rações, ainda que venda animais vivos, posto que essa atividade não se insere no rol de competência do aludido profissional e por contrariar o disposto no art. 1º da Lei nº 6.839/80. ”

      As informações acima se aplicam à lojas agropecuárias, sugerimos que procure os órgãos regulatórios de sua região e certifique-se que estará fazendo a coisa certa.

      Abraço,

      Amarildo Mororó

  • Deborah

    09/04/2016

    Olá. Gostei do post e estou estudando como abrir uma loja de agropecuária. A dúvida onde encontrar fornecedores em Joinville, SC.

    • Equipe Agrow

      12/04/2016

      Olá Débora,

      Que bom que pudemos lhe ser útil. Uma boa estratégia é participar de seminários, feiras e eventos do agronegócio em sua região. Fazer contatos é primordial. 

      Com esta simples ação junto a algumas estratégias comerciais você poderá ter as respostas que busca.

      Continue nos acompanhando,

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Ricardo

    31/03/2016

    Eu queria saber qual é o melhor ponto para abrir uma loja agropecuária.

    • Equipe Agrow

      05/04/2016

      Olá Ricardo,

      Que bom que você se interessou pelos artigos publicados pela aGrow. Nosso objetivo é trazer sempre informação com qualidade e relevância para quem empreende ou quer empreender no agronegócio.

      no blog da aGrow já publicamos um artigo fantástico sobre onde montar uma loja agropecuária.

      Veja o artigo "Como escolher onde montar sua revenda de insumos agrícolas" no  link: http://goo.gl/HNJu5t

      Lá você encontrará dicas preciosas que lhe ajudarão a tomar a melhor decisão.

      Um abraço,

      Equipe aGrow

  • Marco aurelio

    31/03/2016

    Boa tarde , gostaria de saber se para montar uma loja distribuidora de produtos específicos para controle de pragas urbanas seria o mesmo procedimento!

    • Equipe Agrow

      04/04/2016

      Olá Marcos,

      Obrigado pelo interesse nos artigos da aGrow.

      É muito importante observar que as dicas descritas no artigo são "referências" e de caráter orientativo, deve-se levar em consideração também e principalmente, alguns fatores regionais e obrigações da legislação da localidade em que você quer atuar. Então o mais prudente a ser feito é buscar orientação/informação nos órgãos de fiscalização e defesa sanitária de sua cidade.

      Continue acompanhando nossos artigos. Sempre temos novidades.

      Um abraço,

      Equipe aGrow

  • Markus

    14/03/2016

    ola .
    Moro em uma cidade mineira que pra não falar 100% vamos dizer 90% sobrevive do agro negocio, e uma cidade de 13.000 abitantes e não tem nem uma loja especifica de agropecuária, ex: a cooperativa vende grãos, os produtos veterinários tem uma loja que o ramo dela e material de construção e outros produtos buscamos em cidade vizinha que a mais próxima e a 90 km, hoje tenho um empresa de topografia e representação de uma marca de nutrição animal, ai estou vendo essa possibilidade de negocio pois não tem nem uma e acho que e um bom negocio, mas o problema e que não sei como montar e achar fornecedores, como colocar preço nas coisas, na realidade sei que e um bom negocio mas não sei como colocar em pratica. espero que me ajude, obrigado.

    • Equipe Agrow

      30/03/2016

      Olá Markus,

      Esta sua dúvida e mais comum do que se pode imaginar.

      No blog da aGrow, já publicamos alguns artigos que podem servir como um direcionamento para esclarecer suas dúvidas.

      no artigo sobre "8 PASSOS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO NA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS" disponível em http://goo.gl/pM3yY8 você terá algumas dicas preciosas.

      Navegando pelo blog da aGrow, você encontrará outros artigos que poderão lhe ser úteis.

      Boa sorte sempre,

      Equipe aGrow

  • Larissa Ludimyla

    11/03/2016

    Boas dicas. ????????

    • Equipe Agrow

      05/04/2016

      Obrigado pelo comentário. Temos vários artigos disponíveis no blog com conteúdo muito relevante.

      Continue nos prestigiando.

      Um abraço

      Equipe aGrow

  • edvaldo ferreira da silva

    10/03/2016

    gostaria de montar uma loja virtual de produtos agropecuaria seria possivel ?

    • Equipe Agrow

      30/03/2016

      Olá Edvaldo,

      Respondendo a sua pergunta, não é comum trabalhar somente a loja virtual. Via de regra, o e-commerce é mais um canal de vendas de quem já possui uma loja física. Mas isto não deve ser tratado por você como desqualificante. Em muitos casos, as "exceções" são grandes cases de sucesso.

      Acreditamos que tudo depende basicamente de esforço/dedicação + disciplina + orientação técnica. A todo momento acompanhamos histórias de sucesso de pessoas e empreendimentos que até se consolidarem eram tratados por muitos como sonho ou ilusão.

      Se pudermos lhe dar uma dica, aí vai: Estude a fundo este mercado, procure uma plataforma de comércio virtual estável e tenha muita disposição para trabalhar.

      Boa sorte no seu empreendimento.

      Equipe aGrow

  • israel

    02/03/2016

    obrigado pela resposta, mi ajudo muito.
    abraços

    • Equipe Agrow

      05/03/2016

      Olá Israel,

      Estamos sempre ao Dispor,

      Continue acompanhando nossos artigos.

      Um abraço,

  • Israel

    01/03/2016

    ola meus amigos, adorei todas as suas dicas, sou tecnico em agropecuaria, queria saber, por ser so tecnico eu posso abre uma loja agricola??

    • Equipe Agrow

      02/03/2016

      Olá Israel,

      Obrigado pelo comentário.

      Que bom que os artigos da aGrow estão lhe agradando. Nosso objetivo é cada dia mais contribuir para a capacitação pessoal dos profissionais da área e a melhor gestão administrativa nas revendas de insumos agrícolas e lojas agropecuárias.

      Sobre sua pergunta, existe uma legislação nacional a respeito do assunto. Segundo o  item IV do artigo 2º, da LEI Nº 5.524, DE 5 NOV 1968, descreve como uma das atribuições legais do técnico agrícola "dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;"

      O correto é você consultar o CREA de seu estado e em caso de negativa, sendo de seu interesse, recorrer à justiça a fim de manter seu direito de exercer a profissão.

      Um abraço,

  • Joaquim Gonçalo Neto

    24/02/2016

    Gostei das suas sugestões. Para mim tem mais coisas a analisar. Sou do RN e além disso localizado no Sertão.

    • Equipe Agrow

      27/02/2016

      Olá Joaquim,

      Obrigado pelo contato.

      Que bom que gostou das dicas. Se tiver mais algumas dicas e puder compartilhar conosco será enriquecedor.

      É importante ressaltar que por vivermos em um país de proporção continental, cada região possui características e particularidades impares. Por isso é preciso fazer um estudo aprofundado sobre o que realmente pode fazer a diferença em sua loja.

      Um abraço,

  • Danuse

    21/02/2016

    Boa noite, estamos fazendo levantamento de tudo para abrirmos uma loja agropecuária ( agregando laboratório e pet shop), e gostaria de receber o material de vocês para que possa me ajudar na realização desse sonho.
    Obrigada!!!

    • Equipe Agrow

      27/02/2016

      Ola Danuse,

      Seus contatos já estão anotados, assim que disponível, lhe enviaremos.

      Um abraço,

  • Eliza

    13/02/2016

    Gostaria de montar uma casa de raça e jardinagem . Por favor gostaria de saber sobre o material e a sua disponibilização, grata.

    • Equipe Agrow

      27/02/2016

      Olá Eliza,

      Obrigado pelo contato.

      Por enquanto não temos nenhum material produzido sobre o assunto que você abordou.

      Anotamos sua solicitação como sugestão de pauta.

      Continue acompanhando nossos artigos.

      Um abraço, 

  • Manoel Mariano Mendes

    06/02/2016

    Estamos fazendo pesquisa de mercado, para abertura de uma loja agropecuaria, tenho 2 pessoas com experiencia no ramo.
    Lendo as perguntas e resposta, interessei em receber o material que irão disponibilizar.
    Desde já, obrigado.

    • Equipe Agrow

      27/02/2016

      Olá Manoel,

      Agradecemos o interesse nos conteúdos produzidos especialmente para empreendedores e estudiosos como você, que querem cada dia mais estar alinhado com as oportunidades do mercado de agronegócio.

      Seu contato já está anotado para o envio de novos artigos que estamos produzindo.

      Um abraço,

  • Flavio Urbano

    26/01/2016

    Boa tarde.
    Eu e um amigo estamos pensando em abrir uma loja agropecuaria !
    queria -mos saber se com uns 60 mil da para fazer algo bacana!
    No começo vai ser algo pequeno mais funcionando ! tenho noção de vendas, mais não muita de compras, queria saber que passos dar no inicio na escolha de parceiros na divulgação e no contato com clientes ! mais a duvida maior é como começar !
    Desde já muito obrigado pela atenção !

    • Equipe Agrow

      01/02/2016

      Bom dia Flávio,

      Obrigado pelo interesse nos artigos da aGrow.

      Sobre suas dúvidas, é necessário um estudo aprofundado sobre o perfil do mercado aí em sua região. Experiência no setor é fundamental. É importante também dar atenção à localização do ponto comercial; quem são seus potenciais clientes; de acordo com seu estoque e despesas fíxas, qual valor você precisa reservar para capital de giro; mix de produtos com fácil aceitação em sua região e vários outros fatores que influenciam direta e indiretamente no sucesso de seu novo negócio.

      Visite lojas já em funcionamento, converse com pessoas da área, tente conseguir um mentor (ou conselheiro) com experiência no ramo.

      Um bom parceiro de negócios para lhe dar orientações mais próximas de sua realidade é o pessoal do SEBRAE de sua região.

      Esperamos ter lhe dado um caminho para iniciar.

      Um abraço,

  • Izadora Caroline

    25/01/2016

    Gostaria de receber também se possível o material que será disponibilizado ou ser avisada quando estiver pronto. Estou prestes a sair da graduação e tenho planos de abrir um negócio. Quero fazer um estudo aprofundado antes. Obrigada.

    • Equipe Agrow

      01/02/2016

      Olá Izadora,

      Obrigado pelo interesse em nossos artigos.

      Já anotamos seu contato e assim que o artigo estiver disponível lhe avisaremos.

      Um abraço,

  • Adailton Oliveira

    13/01/2016

    Boa tarde !
    Venho através desta buscar informações, pois pretendo montar uma casa de ração e medicamento e gostaria de saber qual a dificuldade em abre uma loja assim ? e quantos eu gasto em media para abre uma loja.
    Atenciosamente;
    Adailton Oliveira

    • Equipe Agrow

      25/01/2016

      Olá senhor Adailton,

      Nas nossas andanças pelo Brasil afora visitando nossos clientes sempre ouvimos um comentário ou outro a respeito das dificuldades e complicações. São variáveis que precisam ser vistas e acompanhadas a todo momento. do planejamento para a abertura de seu futuro negócio, às rotinas do dia-a-dia. Tais variáveis serão sua companhia em toda sua jornada. Mas se fosse fácil, qualquer um faria não é mesmo?

      Também ouvimos muitos relatos positivos de empreendedores que estão se saindo bem na sua luta diária.

      O material que disponibilizaremos nos próximos dias, poderá ser um bom aliado para lhe ajudar a responder estas perguntas. Assim que for publicado, enviaremos para o seu e-mail cadastrado.

      Um abraço,

  • claudilei dos santos neves

    06/01/2016

    Boa tarde !!! Eu ja trabalhei no ramo de agropecuário uns 3 anos ,e tenho uma duvida ...com media de r$ 150,000,00 e suficiente pra mim amontar uma loja agropecuária bacana?e qual seria o meu primeiro,segundo e terceiro passo? obg .

    • Equipe Agrow

      25/01/2016

      Olá Claudilei,

      Parabéns pela iniciativa. Nos próximos dias concluiremos um material que poderá lhe dar algumas diretrizes.

      Assim que disponível lhe enviaremos.

      Um abraço,

  • giovane ferreira

    01/01/2016

    Quero abrir uma agropecuaria em uma cidade do interior mas pra começo tenho pouco recurso queria saber em que investir para que eu tenha giro pra ir investindo mais

    • Equipe Agrow

      25/01/2016

      Olá Giovane,

      Parabéns pelo espírito empreendedor. Ficamos muito felizes pelo seu interesse nos nossos artigos.

      Estamos preparando um material auxiliar (inclusive com planilhas) que ficará disponível nas próximas semanas.

      Nos comprometemos a lhe enviar este material logo que ficar pronto. até lá, aproveite outros artigos disponíveis no nosso blog.

      Um abraço.

  • Guilherme

    23/12/2015

    Onde acho pessoa adequada pra me ajudar a montar um plano de negócio para montar uma loja voltada pra grandes animais Equinos e Bovinos?

    Att,

    • Equipe Agrow

      29/12/2015

      Olá Guilherme,

      Agradecemos o contato.

      Empreendedores de sucesso concordam que ninguém melhor do que você a pessoa indicada para montar o seu plano de negócios, pois certamente vai lhe fazer pesquisar e conhecer informações que se terceirizadas podem comprometer o sucesso de seu novo negócio.

      Mas, se ainda assim você quiser a "ajuda" para construir seu plano de negócio, sugerimos que consulte o pessoal do Sebrae de sua região. Lá sempre tem gente com boas idéias para ajudar.

      Um abraço e feliz ano novo!

      Amarildo
      amarildo@agrownegocios.com.br

  • Tarcis Oliveira

    14/12/2015

    Boa tarde, estou com projeto de abrir uma loja voltada principalmente para a pastagem (gado de engorda), como consultoria de manejo, analises quimicas do solo, tudo em função do crescimento acelerado do "capim". Minha duvida é, se preciso do eng. agronomo no local em todo o expediente ou só em campo? Outra dúvida, para vender adubos, visando as atividades acima, preciso de quais autorizações ?

    • Equipe Agrow

      17/12/2015

      Olá Tarcis,

      Obrigado pelo interesse nos artigos do blog da aGrow. Torcemos para que eles sejam uma referência útil na sua busca pelo conhecimento.

      Sobre suas perguntas, via de regra a presença do agrônomo se faz necessário no caso de comercialização de agrotóxicos, que são produtos obrigados a ser vendidos somente com o receituário agronômico assinado pelo agrônomo responsável pela empresa.

      Para a comercialização de insumos agrícolas, inclusive adubos sugerimos que consulte Decreto n.º 98.816, de 11/01/1990 do Ministério da Agricultura.

      Sugerimos também que consulte os órgãos de regulamentação e fiscalização ambiental e o CREA de sua cidade, pois existem algumas obrigações que são regulamentadas pelo estado ou município.

      Um abraço,

      Amarildo

      amarildo@agrownegocios.com.br

  • Jorge Cardoso

    08/12/2015

    Boa tarde. Aonde consigo as normas técnicas?

    • Equipe Agrow

      17/12/2015

      Olá Jorge,

      Obrigado pelo interesse nos artigos disponibilizados no blog da aGrow. Um dos principais decretos que norteiam as bases para o manuseio, comercialização e armazenagem de agrotóxicos é o Decreto nº 98.816 de 01 de Fevereiro de 1990 que "Regulamenta a Lei nº 7.802, de 1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências."

      Sugerimos também que consulte os órgãos de regulamentação e fiscalização ambiental e o CREA de sua cidade, pois existem algumas obrigações que são regulamentadas pelo estado ou município.

      Boa leitura,

      Amarildo

      amarildo@agrownegocios.com.br

  • VEJA TAMBÉM

    Quais os melhores investimentos para revendas de insumos agrícolas?

    19 agosto, 2015 - Revendas

    Tem como alavancar as vendas mesmo em tempos de crise? Sim, e nós vamos te mostrar como! Veja quais são os melhores investimentos para o setor de agronegócios.

    LEIA MAIS

    O que é CMV e suas implicações para a boa gestão da sua revenda agrícola

    16 maio, 2016 - Revendas

    Veja qual a definição do custo da mercadoria vendida (CMV), como calculá-lo, e as implicações que traz para o sucesso da sua revenda agrícola. Leia mais!

    LEIA MAIS

    Safrinha: quais os impactos financeiros que a falta de chuva pode causar e como obter recursos do governo para passar esta fase

    07 julho, 2016 - Revendas

    A seca no Brasil tornou-se um dos temas da administração pública com grande presença na mídia. O estado de emergência e a falta de água nos leva a refletir sobre a seca, quais são as suas consequências e como elas poderiam ser evitadas. Veja!

    LEIA MAIS

    FAÇA SUA BUSCA

    CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

    Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

    MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA