4 dicas de marketing para atrair mais clientes para a sua revenda de insumos agrÍcolas

29/05/2015 - Revendas

Desde a década de 70, os produtores rurais brasileiros, mais especificamente os agricultores, começaram a ver sua renda se elevar com o trabalho no campo. Naquela época, por incentivo governamental e aumento das áreas produzidas, eles começaram a ver os resultados de muito trabalho. Esse é um dos motivos para, hoje, verificarmos a classe produtora como uma força econômica.

Atualmente, os produtores rurais têm um maior poder aquisitivo, o que representa uma valiosa oportunidade para aumentar as vendas em seu negócio de revenda de insumos agrícolas. No artigo de hoje falaremos sobre como o marketing pode ser uma ferramenta eficiente para que seu negócio tenha destaque no mercado.

Pesquisa

O gestor da revenda de insumos agrícolas precisa, primeiramente, entender o produtor rural. Se fosse há algumas décadas, bastavam dois dos quatro “P’s” do marketing para fechar um negócio, ou seja, somente “produto” e “praça” garantiam a venda. Com o aumento do número de concorrentes e a melhoria e diferenciação dos produtos, o processo ficou mais complexo, pois, com mais opções e poder de compra, o produtor rural pode — e deve — ser mais exigente quanto ao que e onde comprar os insumos necessários para a sua propriedade.

Por isso, entendê-lo é essencial, e esse entendimento é feito por meio de uma pesquisa de campo, com questionários preestabelecidos para que, com a mensuração das respostas, seja possível compreender o que o produtor quer e o que a revenda pode oferecer para suprir essa necessidade.

Encantamento

Depois de compreender os interesses e necessidades do produtor, o gestor da revenda saberá como atraí-lo para o seu estabelecimento. Um dos métodos mais eficientes para isso é o dia de campo. Geralmente realizado por fabricantes de insumos e montadoras de maquinários, os dias de campo são formas eficientes de encantar o produtor rural. Isso porque a atenção do produtor estará toda voltada para a revenda, em que o gestor do empreendimento poderá apresentar a qualidade de seus produtos e terá tempo para discutir sobre o leque de opções para solucionar os problemas do produtor. Nesse momento, é possível dar brindes e divulgar um canal de contato direto com o produtor, como um site ou páginas nas redes sociais, por exemplo.

Preço

O preço dos produtos é um fator de extrema importância no ramo de insumos agrícola, já que não é muito comum o uso de promoções nesse tipo de negócio. As promoções não são comuns devido à margem de lucro (que, dependendo do produto, não é muito alta) e aos custos em logística, já que, como as revendas de insumos agrícolas necessitam estar próximas às lavouras (ou seja, longe dos grandes centros produtores), é mais caro fazer o transporte.

Um preço mais atrativo é uma forma interessante de se diferenciar dos concorrentes e pode ser um passo eficiente para a conquista do produtor. Desde que não prejudique a saúde da revenda, fazer promoções pode resultar em uma atração eficiente.

A promoção pode ser feita em escala, como quando o produtor compra uma grande quantidade de determinado insumo (e tendo desconto ao final da venda), ou em frequência. Neste caso, o gestor da revenda de insumos agrícolas pode dar um desconto ou simplesmente a gratuidade de determinado insumo, caso o produtor rural alcance certa cota de consumo, isto é: a cada tonelada de fertilizante que adquira, os próximos 50 quilos são gratuitos, por exemplo.

Fidelização

A sua revenda de insumos agrícolas deve ser pensada, primeiramente, como um ambiente diferente dos concorrentes, ainda mais porque, salvo raras exceções, os produtos são praticamente iguais e propõem os mesmos resultados para a lavoura ou o pasto. Com essa ideia de diferenciação, ou seja, inovando no atendimento e na entrega dos produtos, o primeiro passo para conquistar o produtor rural será dado, o que pode resultar no início de uma fidelização revenda-produtor. E, como se sabe, um consumidor fiel representa vendas frequentes.

Colocando essas dicas de marketing em prática, atrair os produtores para o seu negócio de revendas de insumos agrícolas pode se tornar muito mais fácil! Seguindo esses quatro passos, as vendas de seu negócio aumentarão e o nome da sua marca se consolidará no mercado.

E você, já utiliza alguma dessas estratégias de marketing em sua revenda de insumos agrícolas? Deixe sua opinião nos comentários!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Como gerir as visitas técnicas de seu time comercial

11 junho, 2017 - Revendas

A gestão comercial de equipes de campo tem influência direta nos resultados financeiros das revendas de insumos agrícolas e é fundamental fazer o máximo para otimizar esses processos e padronizar o atendimento. Continue lendo o artigo

LEIA MAIS

5 dicas para a visita do agrônomo ao produtor rural

16 maio, 2015 - Revendas

A visita ao produtor rural deve ser preparada a partir das técnicas de vendas mais fundamentais, porém sempre acompanhando as mudanças e especificidades do tipo de mercado. Confira algumas dicas!

LEIA MAIS

Sua equipe de vendas está engajada? Saiba a importância de alinhar seus objetivos comerciais

27 março, 2017 - Revendas

Alinhar as estratégias comerciais é primordial para atingir as metas de vendas propostas pela empresa. Dicas úteis estão disponíveis neste artigo.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA