4 dicas de marketing para atrair mais clientes para a sua revenda de insumos agrÍcolas

29/05/2015 - Revendas

Desde a década de 70, os produtores rurais brasileiros, mais especificamente os agricultores, começaram a ver sua renda se elevar com o trabalho no campo. Naquela época, por incentivo governamental e aumento das áreas produzidas, eles começaram a ver os resultados de muito trabalho. Esse é um dos motivos para, hoje, verificarmos a classe produtora como uma força econômica.

Atualmente, os produtores rurais têm um maior poder aquisitivo, o que representa uma valiosa oportunidade para aumentar as vendas em seu negócio de revenda de insumos agrícolas. No artigo de hoje falaremos sobre como o marketing pode ser uma ferramenta eficiente para que seu negócio tenha destaque no mercado.

Pesquisa

O gestor da revenda de insumos agrícolas precisa, primeiramente, entender o produtor rural. Se fosse há algumas décadas, bastavam dois dos quatro “P’s” do marketing para fechar um negócio, ou seja, somente “produto” e “praça” garantiam a venda. Com o aumento do número de concorrentes e a melhoria e diferenciação dos produtos, o processo ficou mais complexo, pois, com mais opções e poder de compra, o produtor rural pode — e deve — ser mais exigente quanto ao que e onde comprar os insumos necessários para a sua propriedade.

Por isso, entendê-lo é essencial, e esse entendimento é feito por meio de uma pesquisa de campo, com questionários preestabelecidos para que, com a mensuração das respostas, seja possível compreender o que o produtor quer e o que a revenda pode oferecer para suprir essa necessidade.

Encantamento

Depois de compreender os interesses e necessidades do produtor, o gestor da revenda saberá como atraí-lo para o seu estabelecimento. Um dos métodos mais eficientes para isso é o dia de campo. Geralmente realizado por fabricantes de insumos e montadoras de maquinários, os dias de campo são formas eficientes de encantar o produtor rural. Isso porque a atenção do produtor estará toda voltada para a revenda, em que o gestor do empreendimento poderá apresentar a qualidade de seus produtos e terá tempo para discutir sobre o leque de opções para solucionar os problemas do produtor. Nesse momento, é possível dar brindes e divulgar um canal de contato direto com o produtor, como um site ou páginas nas redes sociais, por exemplo.

Preço

O preço dos produtos é um fator de extrema importância no ramo de insumos agrícola, já que não é muito comum o uso de promoções nesse tipo de negócio. As promoções não são comuns devido à margem de lucro (que, dependendo do produto, não é muito alta) e aos custos em logística, já que, como as revendas de insumos agrícolas necessitam estar próximas às lavouras (ou seja, longe dos grandes centros produtores), é mais caro fazer o transporte.

Um preço mais atrativo é uma forma interessante de se diferenciar dos concorrentes e pode ser um passo eficiente para a conquista do produtor. Desde que não prejudique a saúde da revenda, fazer promoções pode resultar em uma atração eficiente.

A promoção pode ser feita em escala, como quando o produtor compra uma grande quantidade de determinado insumo (e tendo desconto ao final da venda), ou em frequência. Neste caso, o gestor da revenda de insumos agrícolas pode dar um desconto ou simplesmente a gratuidade de determinado insumo, caso o produtor rural alcance certa cota de consumo, isto é: a cada tonelada de fertilizante que adquira, os próximos 50 quilos são gratuitos, por exemplo.

Fidelização

A sua revenda de insumos agrícolas deve ser pensada, primeiramente, como um ambiente diferente dos concorrentes, ainda mais porque, salvo raras exceções, os produtos são praticamente iguais e propõem os mesmos resultados para a lavoura ou o pasto. Com essa ideia de diferenciação, ou seja, inovando no atendimento e na entrega dos produtos, o primeiro passo para conquistar o produtor rural será dado, o que pode resultar no início de uma fidelização revenda-produtor. E, como se sabe, um consumidor fiel representa vendas frequentes.

Colocando essas dicas de marketing em prática, atrair os produtores para o seu negócio de revendas de insumos agrícolas pode se tornar muito mais fácil! Seguindo esses quatro passos, as vendas de seu negócio aumentarão e o nome da sua marca se consolidará no mercado.

E você, já utiliza alguma dessas estratégias de marketing em sua revenda de insumos agrícolas? Deixe sua opinião nos comentários!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Força de vendas - dispositivos móveis para o agronegócio

07 agosto, 2018 - Revendas

Dispositivos móveis fortalecem a produtividade do trabalho nas revendas de insumos agrícolas melhorando o desempenho da equipe de vendas e trazendo melhores resultados para seu agronegócio.

LEIA MAIS

Devo me preocupar com a nova NFe 4.0?

02 julho, 2018 - Revendas

Toda vez que o Fisco libera uma evolução de versão da nota fiscal eletrônica, muita gente perde o sono. Com a leitura deste artigo, você verá que tomando alguns cuidados, não a com que se preocupar. Boa leitura

LEIA MAIS

Safrinha: quais os impactos financeiros que a falta de chuva pode causar e como obter recursos do governo para passar esta fase

07 julho, 2016 - Revendas

A seca no Brasil tornou-se um dos temas da administração pública com grande presença na mídia. O estado de emergência e a falta de água nos leva a refletir sobre a seca, quais são as suas consequências e como elas poderiam ser evitadas. Veja!

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA