5 dicas para conquistar o produtor rural

04/05/2015 - Revendas

O agronegócio sempre teve um papel fundamental na economia brasileira. E, ao contrário do que previam os menos otimistas, ele continua firme e forte gerando empregos e bons lucros para quem sabe aproveitar as oportunidades. No entanto, a concorrência está cada vez maior e é preciso diferenciar-se na hora de conquistar os clientes, especialmente o produtor rural.

O objetivo de desenvolver sua revenda de insumos agrícolas num agronegócio pujante pode ser alcançado de muitas formas, mas mais importante do que atrair compradores de forma indefinida, é conquistá-lo de vez e mantê-lo fiel ao seu agronegócio. São eles que irão propagar seus produtos e serviços, bem como continuarão a fazer negócios com sua agro revenda por muitos e muitos anos. Quer descobrir como fazer isso? Confira o artigo a seguir:

Conheça o produtor rural

O primeiro passo para conquistar um cliente, é conhecê-lo. No caso do produtor rural, com tantas nuances e detalhes, isso se torna ainda mais primordial.

É preciso estar pronto para oferecer os produtos e serviços certos e que de forma antecipada, supere suas expectativas. O que naturalmente irá mostrar à esse cliente que sua revenda agrícola tem potencial para atender à sua demanda.

Faça pesquisas, leia sobre o tema, converse com clientes e interessados e você verá que sua visão pode estar um pouco deturpada em relação ao que o mercado espera de você. Novas ideias surgirão e você poderá se adaptar, aumentando a qualidade do seu produto ou serviço e inovando sempre.

Promova experiências positivas

Na maior parte do tempo, a venda de qualquer serviço ou produto envolve muitas etapas. No mundo do agronegócio mais ainda, pois o produtor rural tem suas características individuais. Desde a compra até o recebimento, o cliente deverá passar por uma experiência positiva, afinal de contas, sua concorrência está louca para levá-lo de você. A regra é investir maciçamente numa boa relação. Olhos atentos para oferecer um bom atendimento, recebimento de críticas, disposição para colaborar e muito mais. Numa época onde tempo vale ouro, ser rápido também é fundamental: reveja seus processos e esteja mais do que em dia com sua logística. A comunicação deve ser clara e sincera. Dessa forma, você vai deixar a melhor impressão possível e poderá ver que um cliente satisfeito rende muito mais negociações.

Promova o seu negócio

Propaganda é a alma do negócio, já dizia o velho ditado. E isso continua sendo um fato. Uma loja agropecuária também requer investimento em campanhas proveitosas de marketing e não é porque o agronegócio é tido como uma área das mais tradicionais que você deve abrir mão da tecnologia para te ajudar na divulgação.

Comunique-se no mesmo idioma dele

O agronegócio é cheio de peculiaridades e tem quase um vocabulário próprio. Para conquistar o produtor rural, você precisa falar a mesma língua que ele, conhecendo as expressões e palavras habituais do meio. Ele precisa sentir que está lidando com alguém que entende mesmo da sua área, bem como de suas necessidades e anseios.

Trate o cliente pelo nome

Quando a relação estiver começando, você precisa mostrar interesse real naquele consumidor. E uma maneira simples e efetiva (e sem custo) de fazer isso é chamando ele pelo nome. Isso mostra que você tem apreço por aquele cliente e sabe quem ele é, estreitando sua relação profissional e ajudando a ganhar sua confiança.

Conquistar o produtor rural pode não ser tarefa fácil, mas vai trazer o retorno que você precisa para sua empresa. Portanto, valorize seus clientes e atenda às suas demandas da forma mais satisfatória possível. Seja sempre proativo e faça tudo o que estiver ao seu alcance para agradá-los e mantê-los fiéis!

Tem dúvidas ou sugestões sobre como conquistar o produtor rural? Deixe um comentário para nós e compartilhe sua opinião!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Bruno Feitosa

    26/08/2018

    Bom dia!
    Estou começando a entrar no ramo da consultoria para pequenos produtores rurais aqui na minha região.
    qual será um dos maiores desafios que vou enfrentar nesse inicio ?
    abraço....

    • Equipe Agrow

      27/08/2018

      Olá Bruno,

      Obrigado por acompanhar nossos artigos.

      Para mim, um grande desafio é conseguir responder de forma sucinta e objetiva esta sua pergunta (risos). Brincadeiras à parte, acredito que dentre os desafios que a sua profissão enfrenta todo dia é manter-se atualizado. Para prestar consultoria além de conhecimentos profundos de gestão agrícola, é indispensável a vivência nestas atividades. Se você já trabalhou em administração rural por muitos anos e teve sucesso por onde passou, abuse destas informações para criar cases de sucesso. Isso provavelmente irá lhe ajudar.

      Conquistar alguns clientes (produtores rurais) talvez não seja seu maior desafio. O seu big win deve ser a evolução destes seus clientes.

      Sucesso e bons negócios!

      Amarildo Mororó

  • PEDRO HENRIQUE DZIUBA

    05/01/2017

    Alguns produtores pagam consultores e muitos não. Pergunto: eles valorizam a consultoria como fator primordial do sucesso? ou só usam por status, segurança, novidades, inveja, desencargo de consciência, individualidade, desconfiança dos revendedores, responsabilidade, etc...???

    • Equipe Agrow

      06/01/2017

      Olá Pedro,

      Seja bem-vindo.

      A necessidade de produzir mais e obter melhores resultados financeiros no campo vem fazendo com que o produtor rural busque metodologias e técnicas agrícolas mais eficazes. O que contribui diretamente com a profissionalização das atividades no agronegócio e especificamente nas propriedades rurais. A profissionalização destas atividades vem crescendo a cada ciclo de safra.

      E uma opção inteligente que contribui fortemente na evolução destes resultados é a consultoria agronômica. O perfil de negócio da aGrow – software de gestão para o agronegócio, nos permite acompanhar produtores rurais de diversas regiões do Brasil e dos mais variados níveis de amadurecimento profissional. Percebemos que a procura por consultoria agronômica aumenta a cada dia.

      Podemos concluir que a expertise do consultor agronômico contribui e muito no sucesso dos negócios no campo.

      Ah! Podemos incluir aí como bônus que, via de regra o consultor está sempre atualizado com as novidades tecnológicas e de responsabilidade ambiental.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó 

  • VEJA TAMBÉM

    Determinantes na venda de fertilizantes

    17 outubro, 2016 - Revendas

    A produção agrícola depende de uma série de fatores limitantes, entre eles os que podem e os que não podem ser controlados pelo homem. A fertilização é um dos fatores que podem alavancar a produção e são dependentes da vontade humana, continue lendo!

    LEIA MAIS

    A importância de uma consultoria contábil nas revendas de insumos agrícolas

    09 maio, 2015 - Revendas

    Confira como a consultoria contábil tem, cada vez mais, representado um serviço de suma importância aos atuantes no mercado do agronegócio.

    LEIA MAIS

    10 passos para abrir uma loja agropecuária

    01 maio, 2015 - Revendas

    No constante crescimento do setor de agronegócios as lojas de produtos agropecuários são um investimento cada vez mais rentável, mas é preciso saber como entrar nesse mercado. Veja 10 dicas para você abrir a sua revenda de insumos agrícolas.

    LEIA MAIS

    FAÇA SUA BUSCA

    CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

    Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

    MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA