5 sinais de que você está usando o Excel de forma errada na gestão da sua loja agropecuária

13/11/2015 - Revendas

À medida que uma loja agropecuária cresce, o seu gerenciamento torna-se mais complexo. Dessa forma, é preciso que as informações e dados importantes sobre o negócio possam ser analisados de maneira simples para que o gestor possa tomar decisões com mais clareza. Geralmente, as empresas usam apenas planilhas do Excel, por que já tem instalado no computador e sabe “mexer” um pouquinho. Mas será que elas são tão confiáveis assim?

Separamos aqui os 5 sinais de que você pode estar usando o Excel de forma errada na gestão da sua loja agropecuária. Confira!

As informações estão bem armazenadas?

As planilhas podem até serem de fácil preenchimento, porém, as chances de ter seus dados modificados ou deletados são grandes. Perda de informações importantes, planilha corrompida e dados incorretos são riscos que a sua loja agropecuária deve evitar para não ter que passar por dores de cabeça no futuro.

Há dificuldades para analisar os dados?

Para quem quer somente armazenar dados e nada mais, a planilha pode ser uma boa ideia. Porém, se você quiser fazer com que a competitividade da sua loja aumente, é preciso ter uma ferramenta mais abrangente, que fará a leitura de todos os dados para elaborar relatórios e encontrar pontos relevantes que podem melhorar o planejamento e os resultados do seu negócio.

A usabilidade da ferramenta da sua loja vai mal?

Nem todo mundo possui conhecimento em gerar interdependência entre documentos, criar fórmulas matemáticas e lógicas ou habilitar macros. Dessa forma, muitas vezes é necessário contratar um funcionário para gerenciar esses aspectos do seu negócio. Porém, além de ter mais um gasto com a contratação e salários, o acesso à informação ficará restrito e isso pode impactar negativamente no desenvolvimento da sua equipe.

A produtividade da sua loja está insatisfatória?

O processo de analisar planilhas pode ser algo muito complicado e demorado, gerando uma desorganização que causa efeitos negativos dentro da loja, prejudicando sua competitividade. A produtividade da equipe pode cair à medida que aparecem mais planilhas para serem analisadas. Assim, com a produtividade reduzida, a qualidade do trabalho também diminui.

A sua loja agropecuária tem problemas para atualizar os dados?

O processo complicado e demorado de atualização das várias planilhas que uma loja tem pode gerar consequências ruins para as tomadas de decisão. Sem uma boa atualização dos dados, torna-se mais difícil traçar metas diante uma crise ou enxergar uma nova oportunidade. Dessa forma, é essencial que você tenha todos seus dados organizados de forma clara, em um único lugar, para planejar melhor o seu negócio.

Apesar da planilha do Excel proporcionar simplicidade para algumas áreas, há muitas outras que são defasadas. Pensando em aliar conceitos de administração e tecnologias avançadas, o aGrow é um software ideal para distribuidores de insumos agrícolas, revendedores e produtores rurais. Com o uso de um sistema como esse, é possível trabalhar de forma eficaz e rápida, ao mesmo tempo que se reduz os custos. Contribuindo com isso, na melhoria da oferta junto aos clientes ou aumentar sua margem de lucro, deixando os processos mais fáceis e economizando tempo na execução das tarefas.

Sua loja agropecuária está usando mal as planilhas do Excel? Compartilhe conosco nos comentários e dê sua opinião sobre o assunto!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Quais são as perspectivas do mercado agrícola brasileiro para 2015

06 maio, 2015 - Revendas

Especialistas do agronegócio possuem perspectivas variáveis em relação ao cenário mercadológico agrícola nesse ano. Veja as previsões para o mercado em 2015.

LEIA MAIS

Como gerir as visitas técnicas de seu time comercial

11 junho, 2017 - Revendas

A gestão comercial de equipes de campo tem influência direta nos resultados financeiros das revendas de insumos agrícolas e é fundamental fazer o máximo para otimizar esses processos e padronizar o atendimento. Continue lendo o artigo

LEIA MAIS

A importância do “dia de campo” para alavancar seu negócio

11 maio, 2015 - Revendas

Confira alguns pontos importantes que servirão de orientação para planejamento e execução do "dia de campo" .

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA