6 dicas para melhorar os resultados de seu agronegócio

27/01/2021 - Revendas

Um dos grandes desafios do gestor de uma revenda agrícola ou loja agropecuária é conseguir crescer de forma rápido e estruturada. O número de lojas abertas nos últimos anos só aumenta, porém muitas fecham antes de 2 anos ou vivem estagnados no mercado por falta de uma boa estratégia.

Neste artigo, elencamos algumas dicas para ajudar a melhorar os resultados de sua revenda de insumos agrícolas. Seguindo estas dicas sua jornada poderá ser mais leve e promissora.

Vamos a elas!

Tenha metas e processos definidos (e os siga)

Saber onde se quer chegar talvez seja a tarefa mais fácil de uma definição de meta. Mas sem uma data final, um plano de ação e um caminho a trilhar, você ainda está na fase do sonho.

Segundo os “bons pensadores” a diferença entre o sonho e a meta é exatamente partir do desejo para a prática. Quais passos devo seguir, em determinado tempo, utilizando tais e tais recursos, que me permitirão conquistar o meu desejo. Pronto, agora virou meta.

É importante ter em mente que para o sucesso das ações definidas é vital seguir processos e medi-los e se você ainda não tem clareza sobre os processos em sua empresa, como medir? Como saber que estou mais próximo de meus objetivos?

Então, mãos à obra. Passo 1, metas. Passo 2, processos. Vai dar trabalho, mas vale muito a pena.

Faça uso de planejamento financeiro (e o ponha em prática)

O primeiro passo para quem quer cumprir uma meta é ter consciência de sua situação financeira, seja na sua vida pessoal ou na sua empresa. E para que o processo flua com naturalidade, ter organização é uma das exigências básicas para um bom planejamento financeiro.

A boa notícia é que um controle financeiro simples pode ser o ponta pé inicial para você criar o hábito de se planejar. Pode ser feito inclusive usando uma caderneta, onde são apontadas suas receitas e despesas. “Bora” começar?

Alinhe as estratégias da empresa com toda equipe (propósitos motivam mais que metas)

Não se vive o sonho dos outros. Para que haja engajamento verdadeiro em busca das metas da empresa é importante que toda a equipe esteja alinhada com os objetivos propostos.

A fim de facilitar esta aceitação coletiva, envolver pessoas chaves no momento da definição das metas facilitará muito a adesão verdadeira de todos. O propósito (porque estou fazendo isso) deve ser trabalhado continuamente. Este é um passo muito importante para o alinhamento das expectativas e da confiança!

Capacite sua equipe (conhecimento é fundamental)

Sabemos que o conhecimento é o principal elemento que torna sua Agro Revenda competitiva e inovadora. Devemos observar e descobrir os Gaps de conhecimento e capacitar onde for necessário. Treinamentos, lives, mentorias, manuais de procedimentos são artifícios que elevam o nível profissional de sua equipe.

Implemente metodologias certas (um processo bem elaborado evita erros)

Com uma metodologia definida, existe um controle maior de recursos e tempo. Isso porque são os processos e métodos que darão um caráter consistente. Um procedimento padrão permite identificar erros e evita que sejam replicados. O importante é que a metodologia adotada atenda às necessidades da empresa e produza os resultados desejados.

Invista em tecnologia (ferramentas de gestão otimizam muito o trabalho)

Se é para escolher uma ferramenta de gestão, que ela atenda todas as etapas do seu agronegócio. A partir da implementação da tecnologia certa, metade da batalha está ganha. Um software de gestão que “fala a sua língua”, uma solução completa, ajuda na automação dos processos, reduz o tempo de trabalho mitigando as possibilidades de erro humano.

Através da tecnologia correta, os processos melhoram e o fluxo de informação dentro da empresa também. Um software de gestão específico para o agronegócio (Revendas de insumos agrícolas e lojas agropecuárias) disponibiliza funções que permitem a você realizar suas atividades com mais agilidade e qualidade. Os erros e as falhas são reduzidos, pois tudo é programado e organizado.

E você? Como faz a tecnologia trabalhar a seu favor? Deixe um comentário, compartilhe sua experiência conosco.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

O planejamento financeiro no agronegócio

25 fevereiro, 2016 - Revendas

Um planejamento financeiro, diminui as incertezas no negócio e promove o sucesso na atividade. Mas final, o que é um planejamento financeiro? Quais informações são necessárias? Para lhe ajudar nessa tarefa, listamos alguns pontos importantes. Confira.

LEIA MAIS

Organizando as informações de sua revenda agrícola com a ajuda da tecnologia

16 março, 2017 - Revendas

A competitividade das revendas agrícolas está diretamente relacionada à uma gestão eficiente. Saber identificar as informações disponíveis e tomar decisões assertivas de acordo com a análise das mesmas garante o sucesso do negócio.

LEIA MAIS

Como formar uma equipe de sucesso na sua revenda de insumos agrícolas

25 maio, 2015 - Revendas

Confira algumas dicas para contratar bons profissionais e formar uma equipe de sucesso na sua revenda de insumos agrícolas.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA