6 segredos de gestão para a sua revenda de insumos agrícolas

22/05/2015 - Revendas

Quando o assunto é gestão, como sua revenda de insumos agrícolas se sai? Você tem controles definidos, planejamento de longo prazo, metas a serem atingidas? Ou está levando seu negócio ao sabor do vento, deixando que as coisas aconteçam naturalmente?

A gestão faz parte do dia a dia do dono de uma revenda de insumos agrícolas, pois é através dela que você pode planejar o seu futuro e garantir que ele se concretizará por meio do seu esforço. Por isso resolvemos listar alguns segredos de gestão que você não pode deixar de aplicar no seu negócio. Pronto para melhorar o seu desempenho?

Planejamento não é frescura

Por mais que pareça chato, planejar é essencial para que a sua revenda de insumos agrícolas gere resultados e traga de volta o investimento realizado por você com juros e correção. É através do planejamento que você determina metas de vendas, lucratividade e toda a estratégia de comercialização dos seus produtos, garantindo sua sobrevivência ao longo do tempo.

Entender as finanças para pensar no futuro

Conhecer o mínimo de gestão financeira permite que você consiga dimensionar se a sua revenda de insumos agrícolas está trazendo lucro ou prejuízo. Também dá a certeza de que você está no caminho certo, de que é possível investir em uma nova filial ou na ampliação do seu ponto comercial, ou seja, é a partir da saúde financeira do seu negócio que você pode planejar o seu futuro.

Gerir o estoque com eficiência reduz custos

O estoque faz parte do capital da sua revenda de insumos agrícolas, ou seja, é dinheiro em movimento. Quando você faz uma gestão eficiente do estoque, evita perdas, excesso ou falta de mercadorias, reduzindo os custos de compra, armazenamento e o risco de não ter o produto em estoque para vender. Concentrar-se no estoque é uma das melhores maneiras de fazer a sua revenda de insumos agrícolas crescer.

O controle de vendas ajuda a conhecer melhor o produtor rural

Quando você faz o controle das suas vendas, sabe quais produtos saem mais, quais saem menos, o que os produtores rurais preferem e assim pode se planejar para atender às demandas com mais cuidado, oferecendo os produtos e marcas que são preferidos dos produtores e deixá-los mais satisfeitos.

Parcerias são sempre bem-vindas

Ao invés de olhar outros donos de revendas de insumos agrícolas como concorrentes, que tal aliar-se a eles para conseguir melhores preços, ganhar visibilidade e conquistar mais mercado? Ao estabelecer parcerias, você se torna mais forte e pode concorrer com empresas maiores, tornar-se mais conhecido e ampliar sua atuação no mercado de insumos agrícolas.

Formar uma cadeia de revendas com o objetivo de promover ações conjuntas de marketing, compras coletivas e capacitação de funcionários permitem reduzir os custos e conquistar mais clientes. O esforço conjunto é de grande valia, possibilitando comprar melhor e vender melhor.

Automatizar sua revenda de insumos agrícolas é o melhor caminho para uma gestão eficaz

A automatização de processos permite que você ganhe tempo e produtividade na sua revenda de insumos agrícolas, além de contribuir para uma gestão mais eficaz, já que você tem ao seu dispor dados e informações relevantes para tomar decisões mais rapidamente, como os valores do fluxo de caixa, previsão de vendas, controle de estoque e muitos outros recursos que um sistema de gestão próprio para o mercado de agronegócios pode oferecer.

A utilização de um ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, um software de gestão que integra as informações entre os setores da empresa com características que atendam especificamente as particularidades da revenda de insumos agrícolas pode ser um grande diferencial que colocará sua empresa a frente dos concorrentes.

Depois desses segredos, como você pretende levar a gestão da sua revenda de insumos agrícolas? Conte pra gente!

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