8 passos para se tornar um empreendedor de sucesso na revenda de insumos agrícolas

28/05/2015 - Revendas

Nenhum empreendimento nasce para fracassar. Muito pelo contrário, todo empreendimento nasce a partir do sonho de um dia ser grande, mas nem sempre isso acontece, pois as barreiras são muitas e é preciso preparo para ser um empreendedor bem sucedido no agronegócio.

É claro que a vontade e a iniciativa são fundamentais, mas existem outros fatores que determinam se você vai se destacar ou ser apenas mais um no mercado, por isso, trouxemos neste artigo 8 passos que você deve dar para se tornar referência no setor de agrorevendas. Acompanhe:

Tenha afinidade com o mercado

Se trabalhar no agronegócio é o seu sonho, perfeito! É isso mesmo o que você deve fazer. Mas se você não tem identificação com o mercado, o risco de se arrepender ou não dar a atenção devida ao seu negócio é muito grande — e o sucesso pode nunca chegar.

Dessa forma, avalie se você realmente gosta do mercado, se tem conhecimento sobre ele, se deseja aprender continuamente sobre a área e se você se vê, daqui a dez anos, fazendo a mesma coisa. Só depois de refletir sobre tudo isso decida se quer empreender mesmo na revenda de insumos agrícolas ou se suas aptidões são outras.

Planeje o seu futuro

Destacar-se no mercado do dia para a noite, sem planejamento algum, é para poucos — e é também um enorme acaso do destino. Se o que você quer é ser um empreendedor bem sucedido com sua revenda de insumos agrícolas, você deve se preparar, planejar cada passo, cada investimento, cada custo e recurso a fim de não ter surpresas desagradáveis pelo caminho.

Cuide muito bem do seu financeiro, da escolha de fornecedores, seleção e preparo da sua equipe, da gestão do estoque e do atendimento ao cliente.

Tenha metas e objetivos bem definidos

Faz parte do seu planejamento estabelecer metas e objetivos para a sua revenda de insumos agrícolas. Como você pretende ver o seu negócio daqui a 12 meses? Qual a sua meta de faturamento mensal? Qual a porcentagem de crescimento que o seu empreendimento deve ter? Quando você tem metas e objetivos definidos, fica mais fácil perseguir o seu sonho.

Escolha as pessoas certas para trabalharem com você

Quer ter uma revenda de insumos agrícolas que sobressaia às demais? Escolha a equipe certa para trabalhar no seu negócio. Pessoas que tenham o desejo de crescerem junto com você, de dar o seu melhor e ver os resultados florescerem como se o empreendimento também fosse delas.

Use a tecnologia como aliada

A tecnologia no agronegócio está despontando com grandes inovações e facilitando a vida de quem atua nesse segmento de mercado. Para se tornar um empreendedor de sucesso na revenda de insumos agrícolas você precisa conhecer essas tecnologias e utilizá-las ao seu favor, ganhando em competitividade e conhecimento sobre o seu mercado.

Além de o controle financeiro ser vital para o seu negócio, é necessária também muita atenção nos outros setores da empresa, estoque, logística, vendas e faturamento entre outros. E a utilização de um software de gestão específico para as revendas de insumos agrícolas, com características e particularidades desenvolvidas para facilitar estas rotinas e integrar todas as informações em relatórios gerenciais que facilitarão a tomada de decisão, pode se tornar um grande diferencial perante aos concorrentes.

Antecipe-se ao mercado

Como falamos no início da nossa conversa, você precisa ter afinidade com o segmento de revenda de insumos agrícolas e estar constantemente em busca de novas informações sobre o mercado. Mas só correr atrás não adianta. Você precisa detectar novas oportunidade de negócios e antecipar-se às tendências, buscando sempre levar inovações para os produtores rurais e deixando a concorrência para trás.

Profissionalize-se

Todo conhecimento é sempre bem-vindo para quem quer se tornar um empreendedor de destaque, mas esse conhecimento raramente chega até você sem esforço algum — aliás, quase nunca. Busque cursos, palestras, eventos, converse com profissionais do setor, inspire-se em cases de outras empresas e aprenda sempre (e muito) sobre o seu mercado, tornando-se um profissional de referência e colocando sua revenda em evidência.

Monitore seus resultados

Não existe planejamento que resista sem o monitoramento constante dos resultados da sua revenda de insumos agrícolas. Para saber onde você está acertando e onde está errando, é preciso avaliar o seu desempenho, portanto, ao definir seus objetivos e metas, defina também indicadores de performance, como aumento de vendas, ticket médio, crescimento de clientes, insumos mais vendidos, giro de estoque, fluxo de caixa e lucratividade. E a utilização de um software de gestão (ERP) possibilita este controle. Com esses dados em mãos, fica mais fácil tomar decisões para levar o seu empreendimento ao sucesso mais rápido.

Quais desses passos você já deu? Quais ainda faltam para você? Divida conosco suas dúvidas e experiências!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Maria solange santana

    03/05/2017

    Estou aqui encantada com as sugestões, pois estou pesquisando esse mercado agro, pretendo investir nessa área. .embora não tenho um conhecimento específico.
    Obrigada pelas materias assim me deu uma visão melhor do que eu realmente posso adquirir. .

    • Equipe Agrow

      11/06/2017

      Olá Maria Solange,

      Agradecemos o comentário. 

      Continue lendo nossos artigos que podem contribuir para o seu conhecimento e decisão. 

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • Eduardo Neto

    20/08/2016

    Estou estudando para um futuro próximo entrar no ramo de loja agropecuária, ja trabalho no setor e estou agregando e buscando informações com lojistas sobre das dificuldades e progressos de ter uma loja. A dúvida seria em abrir novo estabelecimento ou comprar um ja estabelecido, pois a abertura de clientes seria um começo bastante duro e sem as garantias necessárias de formação, ja para comprar uma loja pronta nem sempre vai encontrar aquela que vc deseja.

    • Equipe Agrow

      23/08/2016

      Olá Eduardo,

      Parabéns pela iniciativa. Afinal de contas, empreender não é tarefa fácil e no Brasil os desafios são ainda maiores.

      Conhecer o mercado, estudar sobre o assunto para conseguir cada vez mais aumentar este conhecimento é, sem sombra de dúvidas o melhor caminho.

      Comprar uma loja pronta, com uma carteira de clientes ativa e proporcionando lucro, talvez seja o sonho de todo empreendedor. Mas atenção, quem venderia uma loja com estas características? Com clientes ativos, com lucro? Muito cuidado com esta opção. Avalie muito bem para não se decepcionar.

      Uma boa estratégia a se usar é a possibilidade é tentar uma parceria com uma loja já consolidada e abrir uma "filial" em sociedade com ela.

      Percebe-se que as variáveis são muitas e precisam ser tratadas a exaustão para garantir que você não vá investir tempo e dinheiro em um elefante branco".

      Boa sorte na empreitada.

      Amarildo Mororó 

  • Ricardo

    28/04/2016

    Bom dia.

    Gostei muito do portal com todas as dicas.

    Estou pretendendo entrar no mercado de revenda de insumos. Moro em um distrito totalmente rural, onde, 100% dos moradores vivem da produção do café, distribuídos desde grandes propriedades a pequenas propriedades. Destes produtores, pelo menos 60% diversificam sua produção. Juntamente com o café, trabalham com gado de leite, gado de corte e peixes ornamentais de forma a garantir renda durante todo o ano.

    O distrito fica a alguns km do centro da cidade e não possui nenhuma loja especializada, os potenciais clientes precisam se deslocar por quase quarenta minutos para comprar os insumos. Próximo ao distrito onde moro exite outros distritos na mesma situação.

    A população local do distrito é + ou - três mil habitantes, como dito acima, todos vivem da agricultura e pecuária de leite e de corte. Gostaria de uma opinião se esse local pode ter um bom potencial para a instalação da loja? E se sim, quais produtos poderia estar adquirindo para startar o negócio?

    Desde já agradeço.

    • Equipe Agrow

      24/05/2016

      Olá Ricardo,

      Obrigado pelo contato.

      É preciso uma análise mais profunda do seu mercado e das características da sua região. Você informou que a população oscila na casa dos 3 mil habitantes. Quantos destes, são produtores rurais ou pessoas com perfil e potencial de compras do seu segmento.

      Uma dica que sempre falo aqui é tentar contato com o pessoal do SEBRAE mais próximo. Eles estão munidos de mais informações específicas da sua região e lhe darão um direcionamento mais objetivo.

      Esperamos que lhe seja útil.

      Abraço,

      Amarildo Mororó

  • VEJA TAMBÉM

    Fim do boleto de cobrança sem registro

    02 junho, 2016 - Revendas

    A partir de 01/01/2017, conforme autorização do Banco Central, a rede bancária não mais aceitará boletos sem registro. Neste post, além dos esclarecimentos necessários para a adoção do boleto com registro, elencamos algumas vantagens e desvantagens.

    LEIA MAIS

    Como otimizar o relacionamento dos produtores com a sua revenda de insumos agrícolas

    18 janeiro, 2016 - Revendas

    Manter um bom relacionamento com os produtores, gerentes e donos de propriedades rurais é essencial para o sucesso da sua revenda de insumos agrícolas. Por isso, preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo!

    LEIA MAIS

    Como melhorar o relacionamento com os clientes de sua revenda em 5 passos

    07 abril, 2017 - Revendas

    Quer saber algumas dicas para fortalecer o relacionamento entre os produtores rurais e sua loja?

    LEIA MAIS

    FAÇA SUA BUSCA

    CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

    Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

    MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA