A importância da utilização da tecnologia no agronegócio.

13/08/2015 - Revendas

Ter acesso à informação de forma rápida e inteligente tornou-se imprescindível para que as empresas alcancem melhores resultados e sobressaiam diante da concorrência. Com a utilização de softwares específicos e de ferramentas de gestão é possível integrar a empresa cada vez mais com os seus clientes, com o mercado e com seus fornecedores.

Tecnologia

Empresas de Tecnologia da Informação participam ativamente na construção de um maior poder de competitividade do agronegócio no mercado brasileiro.

Pode não parecer, mas além de assuntos pertinentes à produção agrícola em geral, temas estratégicos como desoneração tributária, incentivos fiscais, geração de empregos, obrigações e responsabilidade social entre outros, estão nas pautas diárias daqueles que lidam com este segmento.

De maneira geral, alguns setores utilizam-se das tecnologias da informação de forma mais intensiva. Destacam-se segmentos de mercado que possuem bom padrão de uso das tecnologias da informação, como é o caso da indústria, do comércio atacadista e principalmente do agronegócio. O setor varejista ainda é incipiente na utilização de ferramentas da tecnologia da informação.

A busca de maior qualidade e segurança nas revendas de insumos agrícolas pode ser obtida com o apoio que as empresas de tecnologia da informação podem oferecer. Na grande maioria dos casos é um excelente momento para melhorar ou até mesmo criar os processos internos nos vários departamentos da empresa. Sejam no setor comercial e staff como controle de estoque, movimentações de compra e de venda de insumos, como também nas bases de apoio (logística, financeiro e fiscal).

Nas lojas agropecuárias e revendas de insumos agrícolas, cada dia mais, surge a necessidade de atender às particularidades específicas deste setor, seja nas obrigações a serem cumpridas com os órgãos reguladores de cada estado (UF) ou no cumprimento de exigências com as multinacionais fabricantes de insumos agrícolas. Contar com soluções que integram estas características sem a necessidade de softwares paralelos cada vez mais se torna indispensável na diferenciação de sua empresa perante o mercado.

Melhorias imediatas

Com a utilização de software específico para revendas agrícolas podemos observar as seguintes melhorias:

  • Agilidade nas tarefas e atividades da empresa;
  • Integração entre os diversos departamentos da empresa;
  • Controle e integridade das informações;
  • Eliminação da redundância dos dados;
  • Redução no fluxo de papéis;
  • Diminuição no retrabalho de tarefas administrativas;
  • Controle e centralização das atividades administrativas;
  • Otimização da comunicação;
  • Tomada de decisões com informações obtidas em tempo real;
  • Maior comprometimento e responsabilidade do colaborador no apontamento das informações.

E você, agrodistribuidor, como tem se preparado para conseguir lidar da melhor maneira possível com o mercado concorrente? Deixe seu comentário e conte para nós o que você tem feito na sua revenda!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Gestão não integrada: fuja de uma das principais ameaças à sua revenda agrícola

29 abril, 2016 - Revendas

Neste artigo vamos discutir sobre um dos grandes motivos de fracasso de uma revenda agrícola. Atenção!

LEIA MAIS

Por que eu preciso de uma consultoria contábil?

23 maio, 2018 - Revendas

A consultoria contábil tem, cada vez mais, proporcionado um importante serviço na gestão do agronegócio. Confira neste artigo.

LEIA MAIS

Quais os países mais investem em agronegócio?

05 dezembro, 2017 - Revendas

Com a necessidade constante de aumentar a produtividade, empresas do setor agrícola devem encontrar um mercado em crescente demanda. Fornecer insumos agrícolas ou melhorar o rendimento das sementes modificadas é um desafio mundial.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA