A importância de analisar os concorrentes da sua revenda de insumos agrícolas

01/06/2015 - Revendas

Enquanto alguns donos de revenda de insumos agrícolas olham para a concorrência como inimiga, outros aproveitam de certa amizade para conhecer as melhores práticas do mercado e desvendar algumas informações que ajudam na hora de construir seus diferenciais competitivos. Isso se chama benchmarking e é uma prática que você deve levar em consideração para se destacar no mercado e construir sua reputação. Entenda agora por que ele é tão importante para você.

Você sabe quem disputa mercado com você?

A primeira informação que a análise da concorrência permite que você saiba é quem está disputando os produtores rurais com você. Você pode ter concorrentes diretos, que têm uma revenda de insumos agrícolas e vendem os mesmos produtos, e concorrentes indiretos, que podem ser apenas representantes de insumos agrícolas e outros estabelecimentos que não são ainda uma revenda — mas podem um dia se tornar. Conhecer essas pessoas e empresas é fundamental para que você fique de olho na sua fatia de mercado e a defenda com todos os recursos possíveis.

O que faz de você uma revenda de insumos agrícolas única?

Conhecer seus diferenciais permite que você faça um marketing direcionado, mas e conhecer os diferenciais da sua concorrência? Saber o que seus concorrentes fazem de melhor dá a você a vantagem de poder se espelhar nessas melhores práticas e, assim, aperfeiçoar a sua própria revenda de insumos agrícolas, agregando valor para os produtores rurais que compram com você. Da mesma forma, quando você identifica um gap de competência nos seus concorrentes, pode aproveitar essa brecha para se especializar e criar um novo diferencial que vai te colocar à frente do mercado.

Como fazer a análise da sua concorrência

Existem diversos fatores que você pode analisar nos seus concorrentes para tirar proveito dessas informações, mas lembre-se: benchmarking não é copiar o que o seu concorrente faz, é obter insights para melhorar a performance do seu próprio negócio. Separamos para você alguns dos itens que você deve analisar:

Produtos

Compare se o portfólio de produtos dos seus concorrentes é o mesmo que o seu, se eles vendem as mesmas marcas ou se possuem fornecedores diferentes. Quais são os produtos que têm mais saída? São os mesmos que os seus ou não? Os produtores rurais têm necessidades diferentes ou simplesmente estão comprando outra marca? A escolha da revenda como fornecedor fiel é definida pela afinidade com o seu vendedor ou o do concorrente?

Preços

Os preços da sua concorrência são importantes para que você saiba se você está praticando a mesma média do mercado. É claro que por um motivo ou outro, como uma melhor negociação com os fornecedores da sua revenda de insumos agrícolas, você pode vender alguns produtos com preços melhores, assim como a sua concorrência. Mas de um modo geral os preços são compatíveis? Se não são, por que isso acontece? Reavaliar seus custos operacionais pode ser uma boa estratégia que lhe beneficiará na formação do preço de venda de seus produtos.

Posicionamento de mercado

Quem são os concorrentes que são referência no mercado de insumos agrícolas? Qual a participação de mercado de cada um dos seus concorrentes? Quais as suas estratégias e como a sua revenda está posicionada diante deles? Saber quem está à sua frente permite que você se inspire nas empresas certas para melhorar os seus resultados, afinal, se elas chegaram lá, provavelmente foi por bons motivos e possuem seus méritos.

Você costuma fazer análise da sua concorrência? Que benefícios essa prática tem trazido para a sua revenda de insumos agrícolas? Deixe seu comentário!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Gestão não integrada: fuja de uma das principais ameaças à sua revenda agrícola

29 abril, 2016 - Revendas

Neste artigo vamos discutir sobre um dos grandes motivos de fracasso de uma revenda agrícola. Atenção!

LEIA MAIS

As vantagens da terceirização contábil

28 outubro, 2020 - Revendas

Optar por uma contabilidade especializada no agronegócio e que está em constante atualização pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso financeiro da sua revenda. Neste post, contamos com a ajuda de um especialista para o desenvolvimento des

LEIA MAIS

Tem mais de uma revenda agrícola? Saiba como gerenciá-las.

12 agosto, 2015 - Revendas

Você tem mais de uma loja agropecuária e quer saber como manter o controle de tudo sem estresse? Veja aqui dicas de como gerenciar suas filiais e continuar conquistando resultados positivos para o seu negócio.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA