Ajuste preços de produtos agrícolas na sua loja agropecuária sem perder clientes

14/08/2015 - Revendas

Investir em qualidade e criar um produto ainda melhor pode significar ter que aumentar preços. Para o empresário, isso parece simples e fácil, mas os clientes não observam com tanta passividade essa relação qualidade x preço.

O preço é um dos fatores essenciais para o sucesso do empreendimento, pois garante o lucro da revenda e influencia o comportamento do cliente em relação ao produto. Às vezes, torna-se simplesmente impossível sustentar um valor que com o tempo possa causar prejuízo ao fluxo de caixa e impedir investimentos do empresário, fatos que o comprador ignora com frequência.

No entanto, é possível corrigir o valor da mercadoria sem que o consumidor sinta incômodo. O tema parece espinhoso, mas, com as soluções corretas, a situação é imediatamente contornada. Aprenda neste artigo como ajustar o preço na sua loja agropecuária sem perder bons clientes!

Precisa mesmo aumentar o preço?

A criação da tabela de preços deve levar em conta o custo de aquisição e o valor médio apresentado pela concorrência. Formular o preço correto é muito importante, pois configura o primeiro passo para a lucratividade e a competitividade de quem trabalha com produtos agrícolas.

Verifique se a sua loja demanda um real ajuste do valor cobrado ou se há formas mais eficazes de garantir o superávit do balanço financeiro. Aprimore e reduza os custos dos processos internos da sua loja agropecuária, desde a administração de funcionários até encargos financeiros, com softwares de gestão. Essa ferramenta te dará subsídios para as melhores decisões a tomar.

Enfim, repassar os custos de produção ao consumidor deve ser o último caminho cogitado, porque pode manchar a sua imagem no mercado. Tenha cuidado e certeza de que o aumento é uma saída justa.

Avalie o mercado de insumos agrícolas

Analisar a concorrência da sua revenda de insumos agrícolas é um ponto fundamental. Se o concorrente oferece um preço mais alto do que o que a sua loja precisa para lucrar, o reajuste pode ser menor. Dessa forma, você atrai mais produtores rurais para a sua loja, estendendo a sua rede de consumidores. Nesse caso, é interessante não ser o primeiro: como num jogo de xadrez, aguarde a movimentação do outro e prepare a sua melhor estratégia.

Seja sincero com os compradores

Não esconda que você pretende aumentar os preços. Explique, se for estritamente preciso, que sua loja segue o ritmo do mercado agrícola e que as despesas para melhorar o serviço estão impactando o valor final.

Qualquer desculpa é desnecessária. No máximo, agradeça-os pela confiança e prefira inteirá-los sobre a movimentação do setor e a importância do acréscimo para a excelência do produto final. Além disso, evite pegá-los desprevenidos e anuncie previamente o aumento.

Dê descontos aos parceiros de longa data

Uma das maneiras mais sensatas de contentar os produtores rurais é oferecer descontos especiais aos compradores de longa data. Muitos se sentirão confortados e privilegiados pela loja, conseguindo a vantagem de adquirir insumos agrícolas sob ótimas condições financeiras, exclusivamente na sua loja agropecuária. Arquitete um bom planejamento financeiro para resguardar seu negócio de desfalques e lucrar ainda mais com os pacotes promocionais.

Melhore o serviço

Pagar um preço maior pelo mesmo produto gera um desconforto. Todavia, agregar uma nova característica à compra da mercadoria pode convencer o produtor rural de que o reajuste é justificável. Aprimore o atendimento, agilize, facilite: é tudo o que ele quer para estar disposto a desembolsar um pouco mais. Recursos inéditos representam um ótimo argumento para barganhar novos acordos econômicos e atrair clientes. Lembre-se de que aqui, a tecnologia é sua maior aliada.

Uma segunda opção consiste em colocar à venda produtos similares e mais baratos. Assim, você mantém e satisfaz produtores que não possam arcar com os produtos reajustadas.

Faça uma pesquisa com os produtores agrícolas

Se a sua loja agropecuária planeja incluir produtores mais abastados como público-alvo, aumentar os preços pode não ser um problema. O comprador pode consumir apenas pela marca estampada na embalagem, sem se importar primordialmente com a quantia. Identifique se esse é o caso dos produtores com quem você negocia. Pesquise se eles estão tendo sucesso nas atividades, e, consequentemente, mais propensos a pagar mais.

No fim das contas, a pesquisa deve informar o que os produtores querem em troca para estar mais suscetíveis a pagar mais caro. A partir desse tópico, escolha a melhor tática.

Invista em infraestrutura e na apresentação

Reforme a sua loja agropecuária, pois o ambiente também é um fator preponderante quando falamos em negócios. Tratar de altos valores em um escritório climatizado, com tratamento adequado e alguns privilégios confere um aspecto credível e suntuoso ao empreendimento. Faça o mesmo com a apresentação dos produtos à venda.

Sem meias palavras: impressione o produtor rural. Ao mesmo tempo, evite exageros para não descaracterizar o setor no qual trabalha. Elegância e simplicidade são conceitos irmãos, que devem sempre andar um ao lado do outro.

Esteja sempre confiante

Para um plano dar certo, existem dois princípios cruciais: capacidade técnica e confiança. Tenha em mente que sua estratégia só terá êxito se você estiver consciente de que isso é, sem sombra de dúvidas, o melhor para o sucesso financeiro e mercadológico da sua loja agropecuária. Portanto, invista em tecnologia, treine seus profissionais e seja um grande líder para que seu negócio se destaque em meio aos demais fornecedores agrícolas.

Assim, nenhum aumento será capaz de destruir a credibilidade construída ao longo de anos e de serviços prestados com excelência. Por sinal, esta deve ser a sua maior preocupação sempre e a qualquer momento: buscar incessantemente oferecer o melhor serviço e os produtos mais qualificados.

Aumentar os preços é uma condição inevitável para quem trabalha no mercado agrícola. Diversas condições afetam constantemente o nível dos preços, como a demanda externa, qualidade das safras e investimentos no setor. É inevitável também buscar formas de manter a sua loja agropecuária saudável economicamente. Para ter sucesso e não perder clientes, é essencial garantir a confiança dos produtores rurais. A partir daí, o caminho fica bem mais tranquilo.

Lembre-se de conferir o nosso artigo com 6 segredos para o planejamento de gestão da sua revenda agrícola! Até porque planejamento é um ingrediente básico para uma receita de sucesso no mundo do agronegócio.

Agora, conte para nós: o artigo foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • wesley nascimento

    17/05/2016

    Ora não tem como ficar sem comentar essa artigo, pois o mesmo e muito produtivo, ajudando a enriquecer o meu conhecimento. Fico feliz por ter empresa como essa que estar sempre disposta a ajudar a crescer esse grande setor que é o agronegocio. Parabéns!

    • Equipe Agrow

      18/05/2016

      Olá Wesley,

      Obrigado pelo comentário.

      Muito nos alegra saber que estamos dando nossa humilde contribuição para a evolução do nosso setor.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • VEJA TAMBÉM

    Quais os países mais investem em agronegócio?

    05 dezembro, 2017 - Revendas

    Com a necessidade constante de aumentar a produtividade, empresas do setor agrícola devem encontrar um mercado em crescente demanda. Fornecer insumos agrícolas ou melhorar o rendimento das sementes modificadas é um desafio mundial.

    LEIA MAIS

    5 dicas para a visita do agrônomo ao produtor rural

    16 maio, 2015 - Revendas

    A visita ao produtor rural deve ser preparada a partir das técnicas de vendas mais fundamentais, porém sempre acompanhando as mudanças e especificidades do tipo de mercado. Confira algumas dicas!

    LEIA MAIS

    5 dicas para conquistar o produtor rural

    04 maio, 2015 - Revendas

    No atual cenário do setor de agronegócios, é importante diferenciar-se na hora de conquistar o cliente e mantê-lo fiel ao seu empreendimento. Quer descobrir como fazer isso? Confira aqui!

    LEIA MAIS

    FAÇA SUA BUSCA

    CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

    Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

    MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA