As vantagens da terceirização contábil

28/10/2020 - Revendas

No início dos anos 2.000 se tornou comum e até mesmo uma “moda empresarial”, a criação do departamento interno de contabilidade nas Revendas de insumos agrícolas. O objetivo era deixar todo o processo mais próximo bem como criar um ambiente afável para uma tomada de decisão mais ágil. Alguns anos se passaram e na prática o que se observou foi que os profissionais contratados, por mais competentes, acabaram se envolvendo em rotinas internas e se consumindo em atividades cotidianas, perdendo o foco no planejamento, na atualização e na inovação.

Hoje, através do universo digital todo o processo contábil pode ser visualizado e acompanhado pelo gestor a qualquer momento, independentemente de onde está sendo feita a sua escrituração. Certidões negativas e similares podem ser consultadas a todo instante e, com a inovação do certificado digital as notificações das fiscalizações também são firmadas no formato on-line. Na prática, não há mais como mascarar ou esconder situações dentro do mundo tecnológico que vivemos.

Contabilidade especializada

O resultado do cenário acima nos conduziu a um novo universo. Hoje pode-se terceirizar com segurança a sua contabilidade sem perder o controle e a proximidade. Desta forma várias Revendas de insumos agrícolas estão repensando esta posição de se ter uma contabilidade interna e buscando refúgio e novos benefícios em escritórios de contabilidade e controladoria especializados no agronegócio, sendo alguns desses benefícios diretos como:

• Liberdade com relação a prazos e arquivos relativos a declarações;

• Prestação contínua dos serviços independente de situações particulares dos executores;

• Risco operacional de multas e afins por conta do escritório de contabilidade contratado;

• Economia financeira com menor custo operacional para a prestação dos serviços contábeis;

• Facilidade de controle por meio de portal eletrônico e de sistemas interativos;

• Possibilidade de ter uma contabilidade especializada no agronegócio como fornecedor de serviços acessórios de consultoria e gerenciamento;

• Acesso contínuo a novidades e atualizações do agronegócio provenientes da formação, experiência e qualificação constante da contabilidade contratada;

• Apoio da contabilidade especializada nas tomadas de decisões importantes e no planejamento do seu agronegócio;

• Maior foco no seu agronegócio tendo uma contabilidade especializada encarregada por suas rotinas contábeis;

• Maior economia com sistema de informação, sem a necessidade de ter a imposição de usar um software A ou B para amplos tratamentos contábeis;

Com isso, percebemos que a parceria com um escritório de contabilidade especializado na prestação de serviços para o agronegócio gera eficiência, segurança e economia, focando o gestor diretamente no seu agronegócio.

Este artigo foi escrito por Cláudio Serafim, Contador especialista em agronegócio, diretor da AGROCONTAT, empresa que a mais de 30 anos atua no mercado fornecendo assessoria jurídica, gerencial, administrativa e tributária para empresas do agronegócio.

Quer mais dicas sobre como gerir o seu agronegócio? Continue acompanhando o nosso blog

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Ana Lúcia Amorim

    30/04/2018

    Estou buscando software para contabilidade do agronegócio. Queria conhecer uma pouco mais do sistema de vocês

    • Equipe Agrow

      03/05/2018

      Olá Ana Lúcia,

      Obrigado por prestigiar nossos artigos.

      Entraremos em contato.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • VEJA TAMBÉM

    Ferramentas para auxiliar a gestão da sua revenda agrícola

    22 março, 2019 - Revendas

    2019 é um ano promissor para o agronegócio, e algumas ferramentas podem organizar da melhor maneira a rotina das revendas de insumos agrícolas.

    LEIA MAIS

    Como escolher onde montar sua revenda de insumos agrícolas

    30 maio, 2015 - Revendas

    A revenda de insumos agrícolas deve, atualmente, trabalhar com um plano de ação factível e eficiente — desde o seu nascimento. Veja como fazer isso!

    LEIA MAIS

    Tem uma revenda de insumos agrícolas familiar? Temos 6 dicas para o sucesso do seu negócio.

    31 maio, 2015 - Revendas

    Que tal ver algumas dicas para ter sucesso em sua revenda familiar? Acompanhe!

    LEIA MAIS

    FAÇA SUA BUSCA

    CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

    Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

    MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA