As vantagens da terceirização contábil

28/10/2020 - Revendas

No início dos anos 2.000 se tornou comum e até mesmo uma “moda empresarial”, a criação do departamento interno de contabilidade nas Revendas de insumos agrícolas. O objetivo era deixar todo o processo mais próximo bem como criar um ambiente afável para uma tomada de decisão mais ágil. Alguns anos se passaram e na prática o que se observou foi que os profissionais contratados, por mais competentes, acabaram se envolvendo em rotinas internas e se consumindo em atividades cotidianas, perdendo o foco no planejamento, na atualização e na inovação.

Hoje, através do universo digital todo o processo contábil pode ser visualizado e acompanhado pelo gestor a qualquer momento, independentemente de onde está sendo feita a sua escrituração. Certidões negativas e similares podem ser consultadas a todo instante e, com a inovação do certificado digital as notificações das fiscalizações também são firmadas no formato on-line. Na prática, não há mais como mascarar ou esconder situações dentro do mundo tecnológico que vivemos.

Contabilidade especializada

O resultado do cenário acima nos conduziu a um novo universo. Hoje pode-se terceirizar com segurança a sua contabilidade sem perder o controle e a proximidade. Desta forma várias Revendas de insumos agrícolas estão repensando esta posição de se ter uma contabilidade interna e buscando refúgio e novos benefícios em escritórios de contabilidade e controladoria especializados no agronegócio, sendo alguns desses benefícios diretos como:

• Liberdade com relação a prazos e arquivos relativos a declarações;

• Prestação contínua dos serviços independente de situações particulares dos executores;

• Risco operacional de multas e afins por conta do escritório de contabilidade contratado;

• Economia financeira com menor custo operacional para a prestação dos serviços contábeis;

• Facilidade de controle por meio de portal eletrônico e de sistemas interativos;

• Possibilidade de ter uma contabilidade especializada no agronegócio como fornecedor de serviços acessórios de consultoria e gerenciamento;

• Acesso contínuo a novidades e atualizações do agronegócio provenientes da formação, experiência e qualificação constante da contabilidade contratada;

• Apoio da contabilidade especializada nas tomadas de decisões importantes e no planejamento do seu agronegócio;

• Maior foco no seu agronegócio tendo uma contabilidade especializada encarregada por suas rotinas contábeis;

• Maior economia com sistema de informação, sem a necessidade de ter a imposição de usar um software A ou B para amplos tratamentos contábeis;

Com isso, percebemos que a parceria com um escritório de contabilidade especializado na prestação de serviços para o agronegócio gera eficiência, segurança e economia, focando o gestor diretamente no seu agronegócio.

Este artigo foi escrito por Cláudio Serafim, Contador especialista em agronegócio, diretor da AGROCONTAT, empresa que a mais de 30 anos atua no mercado fornecendo assessoria jurídica, gerencial, administrativa e tributária para empresas do agronegócio.

Quer mais dicas sobre como gerir o seu agronegócio? Continue acompanhando o nosso blog

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Ana Lúcia Amorim

    30/04/2018

    Estou buscando software para contabilidade do agronegócio. Queria conhecer uma pouco mais do sistema de vocês

    • Equipe Agrow

      03/05/2018

      Olá Ana Lúcia,

      Obrigado por prestigiar nossos artigos.

      Entraremos em contato.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • VEJA TAMBÉM

    Tem mais de uma revenda agrícola? Saiba como gerenciá-las.

    12 agosto, 2015 - Revendas

    Você tem mais de uma loja agropecuária e quer saber como manter o controle de tudo sem estresse? Veja aqui dicas de como gerenciar suas filiais e continuar conquistando resultados positivos para o seu negócio.

    LEIA MAIS

    Por que eu preciso de uma consultoria contábil?

    23 maio, 2018 - Revendas

    A consultoria contábil tem, cada vez mais, proporcionado um importante serviço na gestão do agronegócio. Confira neste artigo.

    LEIA MAIS

    Qual a importância do fluxo de caixa para a revenda de insumos agrícolas

    02 maio, 2015 - Revendas

    Trabalhar o fluxo de caixa da sua revenda de insumos agrícolas é uma etapa fundamental e nós vamos te explicar porquê.

    LEIA MAIS

    FAÇA SUA BUSCA

    CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

    Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

    MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA