Aumento de vendas agrícolas: como convencer o produtor a levar mais de um produto?

25/08/2015 - Revendas

Aumento de vendas agrícolas: como convencer o produtor a levar mais de um produto?

“Pague um, leve dois”. Quem nunca ouviu um dos bordões mais comuns em vendinhas e feiras tradicionais? No entanto, quem trabalha em negócios de grande porte sabe que não é tão simples assim convencer o cliente a comprar mais de um produto e ainda sair no lucro.

Numa revenda de insumos agrícolas, por exemplo, é preciso pensar muito bem sobre qual a melhor maneira de aumentar o volume de compras dos produtores e vender mais — e ganhar mais também, afinal, de nada adianta atingir mil clientes se o montante recebido não se converter em lucros maiores.

Conheça agora as estratégias mais eficazes para convencer o produtor rural a comprar mais itens na sua revenda:

Planeje o aumento de vendas agrícolas em sua revenda

Identifique com precisão os perfis de produtores atendidos pela sua revenda. Confira se eles estão dispostos a pagar por kits, se as promoções lhes são realmente vantajosas e quais mercadorias geram mais interesse. Com esses dados em mãos, ficará muito mais simples montar as estratégias corretas para o aumento de vendas agrícolas em sua loja.

Crie kits de produtos

Vender dois ou mais produtos que tenham um fim semelhante é uma estratégia que funciona muito bem. Imagine o seguinte cenário: se o seu estabelecimento comercializa muitos produtos para adubação do solo, experimente negociar ferramentas de aplicação do adubo em conjunto.

No entanto, é interessante identificar as demandas mais solicitadas pelos produtores antes de montar os kits. Por exemplo: pelo menos um dos produtos integrantes do pacote deve ser um sucesso de vendas da sua loja para que o plano tenha mais chances de agradar.

Faça promoções vantajosas para o cliente e você

Promoções não são úteis apenas para esvaziar estoques datados. Pelo contrário. Quando bem estruturadas, elas podem solucionar e incrementar consideravelmente a margem de lucro da sua revenda agrícola. Vamos lá: se você conseguiu fidelizar produtores rurais que compram insumos da sua loja regularmente e em larga escala, ofereça promoções vantajosas para persuadi-los a consumir ainda mais.

Uma maneira eficaz é propiciar descontos gradativos, conforme a aquisição de mais unidades de determinado insumo por um produtor. Uma alternativa válida também é cadastrar clientes fiéis e premiá-los com preços especiais e benefícios — mas isso deve ser feito de forma precavida e mensurada, ok? Confira a concorrência e as finanças da revenda para saber se é possível fazer essas promoções de forma sustentável (lance mão de um bom software de gestão para controlar esses dados).

Ofereça um serviço de qualidade

Tão importante quanto preços promocionais e kits bem planejados, é atender as demandas dos produtores rurais com qualidade e atenção. Não basta apenas vender mais: certifique-se de que o atendimento é bem feito e que os produtores estejam mais do que satisfeitos com o serviço da sua revenda. Clientes contentes significam que a sua revenda será comentada com outros compradores, outros revendedores, construindo um networking muito saudável.

Esse networking, inclusive, também será essencial para que você consiga vender muito mais e para mais produtores ainda. Invista, portanto, na qualificação da sua equipe e nos recursos tecnológicos certos, que vão dar todo o suporte que seus colaboradores precisam para atuar melhor.

E então, gostou das dicas? Utilize estas dicas e aumente a produtividade e os lucros da sua revenda agrícola! E não deixe de expressar seu comentário sobre o que você tem feito na sua revenda!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Ajuste preços de produtos agrícolas na sua loja agropecuária sem perder clientes

14 agosto, 2015 - Revendas

Precisa aumentar o preço dos produtos da sua loja agropecuária e está se perguntando se é possível fazer isso sem que o produtor sinta muito incômodo? Com as soluções corretas, essa situação pode ser contornada!

LEIA MAIS

Principais indicadores que devem ser monitorados em sua loja agropecuária

20 maio, 2016 - Revendas

Nesse post listamos alguns indicadores que você deve prestar atenção dentro da sua revenda agrícola e loja agropecuária, facilitando a rotina organizacional e tomada de decisão. Confira.

LEIA MAIS

Como emitir nota fiscal eletrônica (NFe) em sua revenda de insumos agrícolas

27 maio, 2015 - Revendas

Saiba qual a importância da nota fiscal e como emitir este documento conforme pede a lei.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA