Como controlar o estoque da sua revenda de insumos agrícolas

20/05/2015 - Revendas

O estoque é um dos ativos mais importantes para a revenda de insumos agrícolas, pois representa uma parte relevante do seu capital, podendo chegar a 45% de todo o capital de giro. Por essa razão, saber como controlar o estoque significa saber controlar o dinheiro e fazê-lo render mais, seja comprando em grandes quantidades para aproveitar um bom preço ou reduzindo o estoque para economizar no armazenamento.

Existem diversas maneiras de controlar o estoque da revenda de insumos agrícolas, inclusive metodologias complexas que levam em consideração diversas variáveis, como entrada e saída de insumos, tempo de giro de mercadorias, entre outras. Contudo, vamos te ensinar como controlar o estoque de maneira mais objetiva, com ações simples e de fácil aplicação. Vamos lá? Acompanhe:

Faça um cadastro de todos os itens

O primeiro passo para fazer o controle de estoque da sua revenda de insumos agrícolas é cadastrá-los em uma base de dados confiável. Determine um procedimento de cadastro para que todos os itens sejam registrados da mesma maneira e você tenha como controlar o estoque mais facilmente.

Conheça os produtos de maior saída

Sempre há insumos de maior saída, portanto, esses têm um giro maior no estoque. Sabendo exatamente quais insumos agrícolas são esses, você consegue dimensionar a quantidade necessária de mercadorias a ser adquirida para atender à demanda dos produtores rurais. Os itens de menor saída possuem um tempo de giro menor, mas não devem fugir do seu controle também. Ter o histórico de compras por região, cultura e período facilita este levantamento.

Mantenha apenas a quantidade certa de insumos para atender à demanda

Manter sua revenda de insumos agrícolas com estoque em excesso pode prejudicar as suas finanças, pois produto parado é dinheiro parado, ou seja, que não rende. Sendo assim, de acordo com as culturas atendidas, avalie periodicamente a quantidade de insumos que saem mensalmente, e mantenha um estoque enxuto, que seja apenas suficiente para atender à demanda até que o seu novo pedido chegue.

Programe o recebimento de insumos com maior frequência

Uma maneira de manter o seu estoque enxuto e com alto giro é negociar entregas mais frequentes com os seus fornecedores, reduzindo o espaço tomado pelo estoque e garantindo onde necessário uma melhor validade para os produtos. Como administrar um estoque não é tarefa fácil, quanto menos mercadorias houver para controlar, melhor. Desde que não falte produto para atender a demanda previamente levantada.

Faça o saneamento do estoque periodicamente

Sanear o estoque significa identificar produtos que não têm saída, aqueles que estão com prazo de vencimento próximo e, ainda, aqueles obsoletos, que não são mais utilizados, e dar um destino para eles. Uma boa maneira de fazer esse estoque não ser perdido é liquidá-lo com promoções, que também chamam a atenção do produtor rural e fazem com que ele compre mais.

Outro recurso que pode ser interessante, são as trocas por produtos agrícolas “Barter”.

Budget e Forecast

O conceito de Budget deve ser utilizado a fim de traçar as metas de vendas de cada vendedor de acordo com sua carteira de clientes, permitindo assim uma programação por safra, da demanda necessária de cada produto.

Periodicamente deve ser feita a comparação entre a quantidade de produtos que foi estimada através do plano estratégico (budget) com os dados reais. Esta operação de análise entre o previsto e o realizado, chamamos de Forecast, também conhecido como “previsão, prevenção e prognóstico” pois permite que em caso de discrepância entre o estimado e o real, a revenda de insumos agrícolas possa definir novos planos estratégicos.

Automatize a gestão do seu estoque

A automatização é a melhor maneira de controlar o estoque e ficar mais tranquilo com relação à rotatividade de insumos. Existem bons softwares para controlar o estoque que permitem o acompanhamento e histórico das movimentações, o controle de lote e validade, o gerenciamento de reservas e até contato direto com o fornecedor, quando necessário.

Sua revenda de insumos agrícolas faz o controle de estoque? Que tipos de ferramentas são utilizadas? Conte pra gente!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Como crescer e não perder a gestão de sua revenda de insumos

12 maio, 2015 - Revendas

Para te ajudar a crescer com controle, confira alguns dos aspectos principais a considerar para a melhoria da gestão de sua revenda de insumos agrícolas.

LEIA MAIS

Como gerir as visitas técnicas de seu time comercial

11 junho, 2017 - Revendas

A gestão comercial de equipes de campo tem influência direta nos resultados financeiros das revendas de insumos agrícolas e é fundamental fazer o máximo para otimizar esses processos e padronizar o atendimento. Continue lendo o artigo

LEIA MAIS

7 indicadores de resultado mais importantes para uma revenda de insumos agrícolas

23 maio, 2015 - Revendas

Alguns indicadores são o reflexo de toda a operação de uma revenda de insumos agrícolas, ou seja, são essenciais, e não devem ser deixados de lado. Veja quais são eles!

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA