Como definir indicadores de desempenho nas revendas agrícolas

16/05/2017 - Revendas

Para que seu negócio seja gerenciado de forma adequada e você, revendedor agrícola, tenha certeza de que os resultados estão caminhando conforme o esperado, é necessário monitorar constantemente as métricas do negócio. Para realizar esse acompanhamento de forma eficiente em sua revenda agrícola, a definição de indicadores de agronegócio relativos aos resultados e ao desempenho é fundamental. Isso te ajudará a tomar decisões e também a realizar novos investimentos ou planejar melhorias nos processos de negócio. Para tornar esse processo todo ágil e simples, você pode ainda lançar mão de um software de agronegócio. Continue lendo este artigo para entender tudo em detalhes:

Como definir indicadores de desempenho nas revendas agrícolas?

Para a definição de indicadores ser uma ação estratégica assertiva, é fundamental que o gestor entenda profundamente sobre o seu negócio e tenha definidos seus objetivos e metas. Dessa forma, fica mais fácil determinar quais indicadores vão de encontro aos objetivos traçados durante o planejamento estratégico e como avaliar o desempenho das atividades diárias em sua revenda.

Quais são os indicadores mais relevantes para a gestão de sua revenda?

Para facilitar na definição de indicadores para sua revenda, separamos algumas das métricas mais relevantes para o seu negócio. Confira!

#1 Volume de vendas

Esse indicador demonstra a quantidade de mercadorias comercializadas durante um período de tempo determinado. Com a análise do volume de vendas, o gestor da revenda de insumos consegue realizar o planejamento de seu estoque para que não falte ou haja excesso de mercadorias estocadas.

#2 Fluxo de caixa

É fundamental manter controle sobre esse indicador, pois é com o fluxo de caixa que é possível analisar qual o efetivo ganho sobre cada item vendido. Com esse indicador, o gestor pode verificar se o faturamento da revenda está alto, assim como se as despesas estão elevadas. Nesse caso, o lucro gerado será ínfimo, ou até mesmo o negócio poderá estar operando em vermelho (sem dinheiro em caixa).

#3 Faturamento

Com o faturamento é possível entender o quanto a revenda está arrecadando por mês e se o valor é o suficiente para zerar as despesas e investir em outras áreas necessárias, como estoque, melhorias de processo, tecnologia, entre outros.

#4 Margem de lucro

A margem de lucro indica quanto o gestor da revenda de insumos agrícolas está ganhando sobre cada item dos insumos vendidos. Manter esse indicador sob periódico controle é fundamental para que se observe os lucros na mesma proporção em que se realize vendas. Em algumas situações, a revenda pode vender muito, porém, perde dinheiro quanto mais se vende devido a uma margem de lucro negativa.

#5 Rotatividade de estoque

A partir do indicador de rotatividade de estoque é possível determinar qual o tempo de vida de cada item que chega ao estoque, em outras palavras, quanto tempo o insumo leva para ser vendido após a chegada na revenda e ser adicionado ao estoque.

Quando a rotatividade de estoque é muito alta, isso significa que o volume de vendas está alto. Por outro lado, uma baixa rotatividade significa que os produtos estão passando muito tempo em estoque, o que causa redução na liquidez do negócio e imobiliza o capital. Por este motivo, é importante ficar de olho na rotatividade do estoque da mesma forma como se dá atenção ao número de vendas.

Após a definição desses indicadores, uma maneira eficiente e clara de monitora-los é por meio de um software de agronegócio. Ele permite o gerenciamento de todos os processos da sua revenda, desde controle de estoque, custos e vendas, até o relacionamento com os clientes, passando pelo planejamento, execução e avaliação.

Agora que você já sabe como definir indicadores para a gestão da sua revenda, quer saber melhor como gerenciar tantas métricas com o uso de um software? Fale com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Como definir um modelo de gestão para a sua revenda de insumos agrícolas

29 junho, 2015 - Revendas

Você está preparado para impulsionar os lucros e expandir sua atuação no mercado? Para isto, existem diversos modelos de gestão que podem ser implementados na sua revenda de insumos agrícolas.

LEIA MAIS

Fim do boleto de cobrança sem registro

02 junho, 2016 - Revendas

A partir de 01/01/2017, conforme autorização do Banco Central, a rede bancária não mais aceitará boletos sem registro. Neste post, além dos esclarecimentos necessários para a adoção do boleto com registro, elencamos algumas vantagens e desvantagens.

LEIA MAIS

Sua equipe de vendas está engajada? Saiba a importância de alinhar seus objetivos comerciais

27 março, 2017 - Revendas

Alinhar as estratégias comerciais é primordial para atingir as metas de vendas propostas pela empresa. Dicas úteis estão disponíveis neste artigo.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA