Como escolher onde montar sua revenda de insumos agrícolas

30/05/2015 - Revendas

Há algumas décadas, qualquer lugar poderia ser um ponto para uma revenda de insumos agrícolas. Isso porque, primeiramente, a concorrência não era alta, os preços eram basicamente os mesmos e o produtor rural comprava mais pelo vínculo com o proprietário da revenda do que pelo produto em si. Não é exagero dizer que, nessa época, faltava um pouco de profissionalização na gestão da propriedade rural. Período totalmente diferente ao qual nos encontramos hoje, com um mercado acirrado, produtos com inúmeras qualidades, gestão de primeira linha e muito mais exigências por parte dos produtores.

A revenda de insumos agrícolas deve, atualmente, trabalhar com um plano de ação factível e eficiente — desde o seu nascimento. E tudo começa com uma decisão crucial a ser tomada: onde montar a sua revenda. Ela deve ser construída em um local estratégico e seguindo alguns preceitos importantes. Veja como fazer isso:

Localização

Qual o melhor lugar para uma revenda? Se for em uma capital ou em uma cidade de pequeno porte, ela deve estar próxima às rodovias de acesso ao município, já que o gestor da revenda deve estar atento não somente aos produtores de lá, mas de outras localidades da região.

Facilitar o acesso à loja é o primeiro passo. Na hora de pensar o local, também deve ser levado em consideração o espaço físico e a estrutura. É importante ter um pátio amplo e uma estrutura para estacionamento, isso não apenas para os clientes — que poderão chegar de caminhão ou caminhonetes —, mas também para os fornecedores, que devem ter acesso a uma logística de entrega que não interrompa o trânsito da rua e nem atrapalhe a entrada da revenda.

Infraestrutura

Um bom espaço de armazenamento do estoque e espaço para veículos de entregas também são elementos que devem ser pensados na hora de escolher um ponto para a revenda de insumos agrícolas. O armazém amplo garantirá maior segurança e controle para os produtos em estoque, o que permite que o gestor consiga comprar os produtos em maior escala, reduzindo o preço de compra e garantindo descontos mais agradáveis aos produtores rurais.

Já em relação aos veículos de entrega, eles necessitam ter um local na revenda para passar a noite e, se possível, fazer as manutenções, o que reduzirá custos com estacionamento particular ou até o risco de deixá-los nas ruas — como é possível ver em revendas de algumas cidades do interior.

Tecnologia

Como já citamos acima, a gestão das propriedades rurais mudou, ou seja, a mentalidade de quem toma as decisões está mais alinhada com o mercado, com redução de custos e aumento da produtividade do que com amizades ou vizinhança. Por isso, o gestor da revenda de insumos agrícolas necessita ter acesso constante a novas tecnologias tanto na venda e exposição dos produtos (sites, redes sociais, etc.) como em organizar e controlar, em tempo real, o estoque e os valores que estão acumulados no caixa, se dando conta ou não da possível demanda que pode surgir. O uso de um software de gestão é um investimento excelente para a sua revenda de insumos agrícolas, que via de regra deve possuir funcionalidades que assegurem de forma integrada, a cobertura das seguintes áreas funcionais: compras e gestão do estoque; vendas e faturamento; caixa e gestão financeira; NFe e SPED’s; receituário agronômico, integração com principais fornecedores e com órgãos reguladores. Portanto, o ponto da revenda deve contar com uma estrutura de dispositivos e conexão a internet que contemple isso.

A escolha do local da revenda de insumos agrícolas deve ser muito bem planejada, de forma que seja eficiente e capaz de otimizar todas as demandas que possam surgir, com qualidade e profissionalismo — um conceito que não pode faltar para o gestor de uma boa revenda.

Tem mais algumas dicas para escolher onde montar o seu negócio? Compartilhe com a gente!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Eduarda Lara

    07/06/2017

    Quais são os requisitos para ser um vendedor de insumos agricolas?
    vou fazer estágio com venda.

    • Equipe Agrow

      11/06/2017

      Olá Eduarda,

      Um ponto principal é que você além de habilidades comerciais, você obrigatoriamente deve conhecer os produtos da revenda onde trabalhar. Via de regra, na grande maioria das vezes, as revendas contratam como RTV's (responsável técnico de vendas), profissionais com formação em técnicas agrícolas ou engenharia agronômica ou agronomia.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • VEJA TAMBÉM

    5 dicas para conquistar o produtor rural

    04 maio, 2015 - Revendas

    No atual cenário do setor de agronegócios, é importante diferenciar-se na hora de conquistar o cliente e mantê-lo fiel ao seu empreendimento. Quer descobrir como fazer isso? Confira aqui!

    LEIA MAIS

    5 estratégias para negociar com o produtor rural

    14 maio, 2015 - Revendas

    Separamos 5 estratégias para negociar com o produtor rural que vão ajudar no seu dia a dia e melhorar o desempenho das suas vendas ao longo do tempo. Acompanhe!

    LEIA MAIS

    Quer começar o segundo trimestre com o pé direito? Invista em um software de gestão específico para agronegócio

    23 março, 2016 - Revendas

    No post de hoje, vamos mostrar a importância de investir em um sistema com alta funcionalidade que vai fazer toda a diferença na administração da sua revenda agrícola em 2016. Vamos lá!

    LEIA MAIS

    FAÇA SUA BUSCA

    CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

    Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

    MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA