Como formar uma equipe de sucesso na sua revenda de insumos agrícolas

25/05/2015 - Revendas

Saber como contratar um vendedor ou um gerente para a sua revenda de insumos agrícolas é parte de uma gestão eficiente. É um engano acreditar que tudo deva estar concentrado no profissional, em muitos casos é preciso dar treinamento e capacitação, mas em todos os casos é preciso sempre dar orientações.

O conjunto de ações no sentido de aprimorar o trabalho dos profissionais é imprescindível para trazer melhores resultados à gestão do negócio, mas os cuidados para obter uma boa equipe começam desde a seleção de cada integrante dela. Confira algumas dicas para contratar bons profissionais e formar uma equipe de sucesso na sua revenda de insumos agrícolas:

Colaboradores experientes: vantagens e desvantagens

Pode parecer vantajoso contratar um profissional experiente, pois supõe-se que ele, por já conhecer o ramo ou a atividade a ser desenvolvida na revenda, vai se sair bem desde o primeiro dia de trabalho. No entanto, justamente por ser experiente esse indivíduo pode trazer consigo vícios de comportamento e hábitos de conduta que não sejam positivos para a função que assumiu ou mesmo para o perfil do seu negócio.

Se há treinamento da equipe envolvido, o profissional com maior experiência pode não se sentir motivado por acreditar que já sabe o suficiente e ignorar os esforços do treinamento. Por isso, o melhor é não supervalorizar a experiência dentre os critérios para a contratação e tentar analisar o perfil dos candidatos de modo a identificar potenciais a serem desenvolvidos.

Treinar e capacitar um profissional pode ser mais vantajoso sob muitos aspectos, basta ter em mente o perfil que a vaga requer, se demanda indivíduos propensos à ação, com certo nível de ambição e proativos, ou outra qualidade que você julgue necessária.

Uma coisa é procurar por um profissional experiente e habilidoso, alguém já preparado, outra coisa é procurar indivíduos com aptidões que possam ser desenvolvidas, potenciais talentos, que tenham o perfil da sua revenda de insumos agrícolas. Há uma contradição evidente entre afirmar que um profissional nasceu para um propósito e afirmar que o profissional deve desenvolver suas capacidades se quiser ter sucesso. São discursos comuns, mas que partem de pontos de vista diferentes. Há que se ter atenção quanto a isso no momento da seleção e escolher uma única perspectiva para montar uma equipe coerente.

O foco deve estar em atender e satisfazer o produtor rural

Se o profissional é responsável pelas vendas, é imprescindível apresentar bem o produto, mostrar que tem conhecimento sobre ele, sobre a posição dele no mercado do qual faz parte e, principalmente, que tipo de solução o produto representa para os eventuais problemas que o produtor rural tenha em sua propriedade.

A ideia deve ser despertar atenção do produtor e estimular a compra, que pode acontecer num outro momento, inclusive. Para isso, é preciso fazer uso de um discurso persuasivo, convincente e esclarecedor, algo que só é possível quando se tem pleno conhecimento sobre os produtos da revenda e suas especificidades.

O foco do profissional que atende tem que estar na satisfação do produtor rural. O seu vendedor deve conhecer as necessidades do produtor e dar a ele — através de um atendimento técnico, mas também cordial — o que ele precisa para resolver o seu problema.

O cliente não compra o produto, compra a praticidade, a solução. Ele não precisa de um item a mais, precisa ter um problema resolvido. É essencial que o profissional da revenda de insumos agrícolas atenda-o tendo essa premissa em mente.

Lembre-se que o próprio treinamento dado ao vendedor deve superar a relação de venda e atingir questões específicas relativas ao uso, aplicação e outras especialidades relacionadas aos insumos.

Indivíduos com potencial em lugar de colaboradores ideais

Contratar um profissional capaz de desempenhar uma função de vendas ou gerenciamento com desenvoltura exige uma observação atenta dos perfis, identificando quem tenha aptidão e desejo por aprender, por atender com determinação e disposto a conhecer mais sobre o agronegócio.

Numa seleção, é importante abandonar os estereótipos do colaborador ideal e manter o foco sobre os profissionais com potenciais a serem desenvolvidos, que seriam capazes de participar e colher bons frutos nas etapas posteriores, de capacitação, integração, treinamento, estabelecimento de metas e orientações às quais tenham que ser submetidos.

O sucesso de cada profissional é o sucesso da revenda

Essa é a ideia que você deve trabalhar nos profissionais da sua equipe. Fazer com que compreendam o quanto o trabalho de cada um é parte do sucesso do negócio e responsabilizá-los pelo sucesso vai fazer com que se sintam comprometidos e integrados. Para isso, é essencial estimular a comunicação, discutir desempenhos e objetivos, acatar opiniões e sugestões, estimular as iniciativas positivas e a proatividade. Tudo isso aumenta a consciência da equipe sobre o peso de cada comportamento nos resultados da revenda de insumos agrícolas.

Transparência e comunicação presentes na seleção

Por último, não podemos esquecer o quanto se faz necessário conduzir um processo seletivo com transparência. Encontrar o perfil de profissional que você procurava para atuar na sua revenda de insumos agrícolas é ótimo, mas não significa que os demais profissionais dispensados naquele momento não possam ser chamados em um momento posterior. Por isso, é crucial estabelecer uma boa comunicação com os candidatos do início ao fim. Embora isso torne o processo seletivo mais trabalhoso, essa postura passa uma imagem de consideração e profissionalismo, itens essenciais para ganhar mais credibilidade diante dos profissionais.

Como anda a equipe da sua revenda de insumos agrícolas? Conhece alguma boa dica para ajudar a compor um time de sucesso? Comente e conte para nós!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Adriano Kreitlow

    09/06/2018

    Gostei muito do que li, e estamos entrando no mercado brasileiro com uma novo tecnologia em absorção de etileno e temos uma grande dificuldade em achar perfil de gestores de comercialização de nossos serviços e ajudou a mudar nosso foco
    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho

    • Equipe Agrow

      11/06/2018

      Olá Adriano,

      Obrigado pelo comentário. Legal saber que de alguma forma nossa experiência pôde lhes ajudar.

      Se eu puder acrescentar uma dica, aí vai:

      Contrate pela índole mas mantenha pela competência. Contrate a pessoa e não o que a pessoa sabe. Pessoas de boa índole na prática te darão menos problemas de convivência (relacionamento) e melhores resultados.

      Contrate pela índole e dê treinamento. Suas chances de sucesso aumentarão consideravelmente.

      Conte sempre conosco,

      Amarildo Mororó

  • VEJA TAMBÉM

    Você está perdendo dinheiro no estoque da sua loja de produtos agropecuários?

    18 dezembro, 2015 - Revendas

    A gestão de estoque é uma tarefa desafiadora nas lojas agropecuárias, devido à grande variedade de produtos. Veja neste post alguns fatores que podem causar perda de dinheiro no estoque e saiba como evitá-los.

    LEIA MAIS

    Como treinar consultores para visitas técnicas nas propriedades agrícolas

    13 outubro, 2015 - Revendas

    Investir em visitas técnicas nas propriedades rurais é um excelente diferencial competitivo, além de ser um momento decisivo na hora de conquistar o cliente. Pensando nisso, confira dicas de como treinar seus consultores e ter sucesso.

    LEIA MAIS

    5 dicas para a visita do agrônomo ao produtor rural

    16 maio, 2015 - Revendas

    A visita ao produtor rural deve ser preparada a partir das técnicas de vendas mais fundamentais, porém sempre acompanhando as mudanças e especificidades do tipo de mercado. Confira algumas dicas!

    LEIA MAIS

    FAÇA SUA BUSCA

    CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

    Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

    MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA