Como organizar as informações de sua revenda agrícola se aliando ao uso da tecnologia

25/09/2020 - Revendas

É fato que vivemos na era da informação: ela está disponível em qualquer lugar, a qualquer hora. Fazer um bom uso da informação que se tem disponível é um recurso imprescindível para realizar a eficiente gestão de uma revenda agrícola.

Nesse sentido, a administração rural pertence a um cenário cíclico e sazonal e o planejamento de empresas que dependem desse meio se moldam de acordo com as novas fases e mudanças da economia global.

A competitividade de uma revenda agrícola está diretamente relacionada à sua capacidade de sobreviver, crescer no mercado em que está inserida e nos novos. Saber identificar as informações que possui e tomar decisões mais assertivas de acordo com a análise das mesmas, garante a sobrevivência do negócio.

Não basta apenas ter profissionais qualificados e uma equipe engajada, nem ter informação de sobra sem ter alguém para analisá-las. É importante aliar os esforços para que a equipe crie o costume de alimentar dados (e usá-los a seu favor!), sem que essa seja uma atividade demorada e  que comprometa o trabalho de todos.

Assim, o gestor consegue, por meio desse processo, saber da situação do seu negócio e tomar as melhores decisões.

São diversas as informações que um gestor de uma revenda tem acesso no dia a dia, sendo as mais comuns:

  • Receituário agronômico e seus controles;
  • Relatórios de vendas ou informações de vendedores;
  • Informações de estoque por lote, local e validade;
  • Relatórios financeiros, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais;
  • Obrigações fiscais;
  • Informações para órgãos reguladores.

Tudo isso deve ser organizado adequadamente para ter em mãos referências de qualidade e dados confiáveis. A tecnologia, atualmente, é uma grande aliada no processo decisório de agro distribuidores. Realizar toda a gestão de uma revenda manipulando a informação em diversas plataformas ou softwares acaba sendo um grande desperdício de tempo, dinheiro e espaço físico, além de causar um enorme desconforto no momento de procurá-las.

O uso de um software específico para o agronegócio auxilia nesse controle e possibilita obter dados com agilidade e facilidade para tomar decisões e levar o negócio ao sucesso rapidamente. Veja como é fácil organizar suas informações em cada área de sua revenda:

Compras

Por meio de um ERP específico você pode gerenciar as operações de sua revenda agrícola de maneira segura e flexível, realizando a gestão de estoque e custos, vendas e faturamento, entradas e saídas, gerenciamento de compras, tabelas de preços, transferências, comissões e gerando relatórios dinâmicos que facilitam na análise de informações para alinhamento da estratégia de seu empreendimento.

Financeiro

Gerenciamento de cadastro de contas bancárias, centros de custo, receitas e despesas, relação das contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa, abordando, ainda, relatórios gerenciais.

Fiscal

Para cumprir as obrigações fiscais, é importante ter um sistema que apure as informações referentes ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que atenda, ainda, às regras para emissão da NF eletrônica e do Emissor de Cupom Fiscal ECF, e obter os recursos para apuração dos impostos e tributações.

Agronômico

Ter um sistema com geração de receituário agronômico, ficha de emergência e bulas de produtos é uma funcionalidade que mantém sua revenda ainda mais competitiva.

Essas são algumas das funcionalidades que você pode ter em mãos ao inserir sua revenda no meio tecnológico e investir em um software específico para o agronegócio. Todas essas funções precisam estar integradas, garantindo a facilidade de uso e precisão das informações obtidas. Além de dashboards e gráficos para o gestor acompanhar as movimentações e visualizar decisões estratégicas.

Como anda a organização das informações de sua revenda? Divida conosco suas experiências e dúvidas!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Agrodistribuidor, você esta preparado para a nova geração de produtores rurais?

04 agosto, 2015 - Revendas

Você, agrodistribuidor? Está preparado para lidar com a nova geração de produtores rurais? Descubra como neste artigo.

LEIA MAIS

O planejamento financeiro no agronegócio

25 fevereiro, 2016 - Revendas

Um planejamento financeiro, diminui as incertezas no negócio e promove o sucesso na atividade. Mas final, o que é um planejamento financeiro? Quais informações são necessárias? Para lhe ajudar nessa tarefa, listamos alguns pontos importantes. Confira.

LEIA MAIS

Força de vendas - dispositivos móveis para o agronegócio

07 agosto, 2018 - Revendas

Dispositivos móveis fortalecem a produtividade do trabalho nas revendas de insumos agrícolas melhorando o desempenho da equipe de vendas e trazendo melhores resultados para seu agronegócio.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA