Como se livrar das planilhas financeiras no mercado de agronegócio

03/05/2015 - Revendas

A tecnologia veio para somar, trazendo mais velocidade aos processos administrativos e novos modos de organizar a informação. É verdade que o setor do agronegócio acumula perspectivas positivas empolgantes e, justamente por isso, automatizar rotinas financeiras é uma forma de acompanhar a o momento positivo previsto para o mercado, fazendo com que o gestor dos processos administrativos, seja ele um produtor rural, dono de loja agropecuária ou administrador de distribuição de insumos, obtenha os melhores e mais eficientes resultados.

Aprenda a se livrar de vez das planilhas financeiras do agronegócio:

Controlar as informações

Cada administrador tem um sistema próprio de exercer controle sobre seu negócio. Nesse caso, a acepção da palavra “sistema” refere-se a um esquema próprio de gestão, com anotações e arquivamento de dados regidos por uma postura de conduta que pode ser compreendida e até ser repassada a outros profissionais. Em geral, são métodos que não dão conta do volume de movimentações e estão fatalmente propícios a falhas e à omissão de problemas.

Organizar dados relevantes como, por exemplo, a entrada e saída de dinheiro, é uma forma de exercer controle e ter alguma previsibilidade sobre os próximos passos da empresa, porém, isso não pode ser feito apenas através do uso de planilhas ou simples tabelas com configurações deficientes e que pouco ou nada contribuem à integração com o sistema de gestão.

Adotar ferramentas atuais e adequadas

Atualmente, o que há de interessante em termos de ferramentas auxiliares que podem, de fato, otimizar a organização interna de uma empresa são os softwares de gestão. Alguns, inclusive já adequados ao mercado do agronegócio. Não se trata de um programa de grandes proporções, que exija instalação de componentes específicos ou altas despesas com infraestrutura. Os softwares de gestão são programas que podem ser rodados a partir de computadores comuns e podem armazenar dados em um banco de dados confiável, mantendo a segurança das informações e minimizando os riscos de perda de informações importantes.

São softwares capazes de integrar vários setores do negócio, relacionando informações sobre o armazenamento de produtos, dados financeiros, entre outras faces de integração, que tornarão maior a visibilidade de dados, facilitando consultas de situações pontuais ou mesmo o rastreio de informação específica. Tudo isso contribui à constituição de um sistema mais dinâmico, seguro e eficaz que poderá trazer melhores resultados à gestão agrícola ou ao sistema de produção da propriedade rural.

Conhecer e identificar demandas

Exercer controle sobre as etapas de produção ou sobre o armazenamento de produtos agrícolas envolve muitos quesitos. Antes de adotar um sistema para automatizar e unificar os processos, é fundamental conhecer as demandas do seu negócio e identificar onde é preciso estar mais atento.

Maior dinâmica para lidar com demandas bancárias, mais atenção ao pagamento de impostos, mais primor para realizar planejamentos com previsibilidade financeira, ou mesmo conseguir emitir relatórios mais consistentes, diminuindo os erros e tornando as análises mais aprimoradas. Identificar as deficiências da organização antes de escolher um sistema aumenta as chances de fazer uma escolha acertada e capaz de operar mudanças na organização do negócio.

Dúvidas sobre optar por um sistema de gestão? Já trabalha com um e quer compartilhar sua experiência? Deixe um comentário e contribua com a nossa discussão!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

A importância de analisar os concorrentes da sua revenda de insumos agrícolas

01 junho, 2015 - Revendas

O benchmarking e é uma prática que você deve levar em consideração para se destacar no mercado e construir sua reputação. Entenda agora por que ele é tão importante para você.

LEIA MAIS

6 dicas para melhorar os resultados de seu agronegócio

27 janeiro, 2021 - Revendas

Neste artigo, elencamos algumas dicas para ajudar a melhorar os resultados de sua revenda de insumos agrícolas. Seguindo estas dicas sua jornada poderá ser mais leve e promissora.

LEIA MAIS

Saiba como a tecnologia pode ajudar a sua revenda de insumos agrícolas

18 maio, 2015 - Revendas

Nosso desafio de hoje é mostrar como a tecnologia pode ajudar a sua revenda de insumos agrícolas se tornar mais produtiva e rentável, contribuindo para o seu crescimento juntamente com o mercado. Confira!

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA