Pós-venda no agronegócio

13/07/2020 - Revendas

Fortalecendo o relacionamento entre a revenda de insumos agrícolas e o produtor rural

Foi-se o tempo em que o Representante técnico de vendas - RTV chegava na casa de um produtor rural e saía de lá com um pedido assinado. Com a facilidade de obter informações pelas mídias disponíveis, só ter o menor preço não é mais garantia de venda concluída. Estreitar os laços com o produtor rural é essencial para uma relação duradoura e lucrativa.

Como encantar meu cliente?

A resposta para esta pergunta deve valer um milhão de dólares ou mais.

As grandes mudanças que veem acontecendo nos últimos anos com as relações comerciais são muito positivas dando protagonismo às equipes de vendas. Quem antes era visto como – Não tinha opção, por isso “virou” vendedor! Atualmente é disputado a peso de ouro pelas revendas de insumos agrícolas e lojas agropecuárias que estão de olho nas exigências do mercado. Por isso é muito importante que sua busca por conhecimento seja constante. Estude sempre. O mercado está ávido por “encantadores de clientes”.

Toda a jornada até o SIM do seu cliente - os passos da venda - é importante e merece total atenção. Mas e depois do “negócio fechado”? É só passar a bola para frente e acabou meu compromisso com o produtor rural? Este é um grande erro que alguns RTV’s ainda mantêm.

Gosto de falar que os 7 passos da venda são 8. Preparação, prospecção, abordagem, levantamento das necessidades, proposta de valor, negociação e o tão sonhado fechamento (o sim do cliente).

Mas e o oitavo passo? É o pós-venda. Um pós-venda bem feito naturalmente se transformará na pré-venda. Sua próxima venda junto ao cliente.

- Ok, fechei a venda com o produtor rural, vou agendar para em alguns dias ligar e ver se está tudo certo e depois só lembra de falar com ele quando o momento da próxima safra estiver chegando.

ATENÇÃO: O pós-venda vai muito além. Não é mais uma etapa que você faz depois de fechar o negócio. Não é só concluir o “check-in” de vendas.

Um pós-venda de sucesso é aquele que você trata seu cliente com a mesma paixão e entusiasmo de quando fez a venda. A empolgação do início deve ser alimentada para continuar por muitos anos, fortalecendo cada vez mais a parceria.

Vendas Futuras

“Seja muito bom, que eles não vão ter como ignorar você” - Steve Martin.

E faz sentido o que Martin diz. O principal objetivo do pós-venda é a fidelização dos clientes. O cliente fiel vai lembrar de você sempre que surgir uma necessidade de compra. Além de estar disposto a indicar seus produtos e serviços a outros produtores rurais. Não dando margem à concorrência.

Conquista de novos clientes

Segundo Philip Kotler, um dos maiores especialista de marketing do mundo: “Conquistar novos clientes é de 5 a 7 vezes mais caro que manter clientes que já compraram de você”.

É simples, manter clientes é mais barato porque quem já comprou seu produto ou serviço já conhece e sabe o que você oferece.

Quanto mais você conhece seus clientes, mais estreito se tornará seu relacionamento com ele. Seja tão dedicado a seu cliente que ele ficará constrangido em não indicar seus serviços para a rede de relacionamentos dele.

Pós-venda de Sucesso

O Relacionamento com o produtor rural é uma atividade diária. Para isso, você precisa praticar. Estudar o mercado, além de obter o maior número de informações referentes ao seu cliente. Saber do que ele gosta e do que não gosta.

Algumas dicas para um bom pós-venda:

  • ·Nunca perca o contato com seus clientes, mas cuidado para não ser invasivo. Excessos não são bem vistos;
  • ·Mande e-mail de assuntos de interesse dele, mesmo que o assunto não tenha a ver com seu negócio. Está aí a importância de conhecer o cliente;
  • ·Faça ligações para saber se está tudo caminhando como o combinado. Obter feedback te ajudará a evoluir e demonstrará comprometimento com o cliente;
  • ·Pergunte a opinião dele sobre o produto ou serviço contratado, sobre o suporte quando necessário. E esteja aberto a críticas. Afinal, as críticas são oportunidades de melhoria para qualquer negócio;

Neste momento, não tente vender de novo. Pelo menos no follow-up. A menos que o cliente lhe abra uma oportunidade.

A equipe de vendas deu um show, elevou a expectativa do cliente a um alto nível. É primordial que os demais setores da empresa estejam em sintonia para não deixar a “peteca” cair. Tenha uma equipe de logística/suporte sempre bem treinada tanto com o produto ou serviço que oferecem, quanto ao atendimento ao cliente.

Uma última dica

Não faça compromissos desnecessários com o cliente.

Não prometa o que não pode cumprir e vá às últimas consequências para cumprir o que prometeu.

Invista em um pós-venda eficaz e garanta melhores ganhos em seu negócio.

Tem dúvidas ou sugestões de como montar seu pós-venda? Entre em contato e compartilhe conosco!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

8 passos para se tornar um empreendedor de sucesso na revenda de insumos agrícolas

28 maio, 2015 - Revendas

Trouxemos neste artigo 8 passos que você deve dar para se tornar referência no setor de agrorevendas. Acompanhe!

LEIA MAIS

Como melhorar o relacionamento com os clientes de sua revenda em 5 passos

07 abril, 2017 - Revendas

Quer saber algumas dicas para fortalecer o relacionamento entre os produtores rurais e sua loja?

LEIA MAIS

COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO PODE ALAVANCAR SUA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS

05 maio, 2015 - Revendas

Quer descobrir como um software de gestão pode alavancar suas vendas? Confira aqui e adquira mais eficácia e precisão na gestão do seu negócio.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA