Quer começar o segundo trimestre com o pé direito? Invista em um software de gestão específico para agronegócio

23/03/2016 - Revendas

Nos últimos tempos, os donos de revendas agrícolas sentiram a necessidade de automatizar seus processos administrativos e financeiros e começaram a buscar ferramentas e soluções que os ajudassem nessa tarefa. Com o início do ano, uma boa solução para começar a revisar as finanças e planejar de forma efetiva e concreta o ano é a adoção de um software de gestão específico para o agronegócio, principalmente, aqueles de uso simples e transparente.

No post de hoje, vamos mostrar a importância de investir em um sistema com alta funcionalidade que vai fazer toda a diferença na administração da sua revenda agrícola em 2016. Vamos lá.

Por que utilizar um software de gestão específico para o agronegócio?

Os controles realizados de forma manual se tornaram totalmente obsoletos e já foram substituídos pela maioria dos distribuidores agrícolas. Isso porque a gestão manual implica em uma série de dificuldades, que vão desde controle do estoque, gerenciamento de compras, vendas e do faturamento, do fluxo de caixa, da agenda financeira, receituário em software separado, etc.

Organizar os processos administrativos de uma revenda sem utilizar ferramentas de gestão modernas, com certeza, dificulta a precisão e a qualidade das informações obtidas nos relatórios financeiros e administrativos.

Essa falta de gestão pode acarretar em perdas razoáveis em diversos aspectos. Sabemos que um dia sem controle das vendas e financeiro implica na perda de uma grande quantidade de dinheiro. Ao registrar corretamente os dados importantes da revenda agrícola, é mais fácil dimensionar os indicadores decisivos para o futuro do negócio, como custos, lucro líquido, lucratividade e a rentabilidade. No momento em que uma revenda começa a acompanhar a evolução desses números, a gestão do negócio torna-se mais eficiente e rentável.

Todas as revendas agrícolas ganham agilidade, confiabilidade e acima de tudo, redução das despesas operacionais com um software de gestão específico para o seu negócio. No entanto, as revendas, quando planejam implantar sistemas informatizados entram em algumas questões como o custo. A primeira questão é não considerar um software de gestão como um gasto, e sim, como uma ferramenta funcional e essencial para a organização da revenda. Em médio prazo, esse investimento vai trazer benefício direto a todos os setores do negócio.

Qual a importância de iniciar o segundo trimestre do ano com um software de gestão?

Um dos objetivos mais importantes dos registros agropecuários dentro de uma revenda, ainda sob o ponto de vista da administração, é a avaliação financeira e o que consideramos como a determinação de seus lucros e prejuízos durante um determinado período. Por isso, é fundamental que todo esse processo inicie-se juntamente com o ano fiscal da revenda. Com a ajuda de subsídios e ferramentas, como um software especializado para diagnosticar a situação da revenda agrícola, obter essas informações torna-se fácil, e isso oferece competitividade de seus produtos e serviços em um mundo cada vez mais dinâmico.

As revendas agrícolas que não possuem controle dos seus gastos e de estoque, e não calculam um orçamento, apresentam certos riscos, como desconhecimento do resultado do negócio, desgaste ao realizar investimentos desnecessários, facilidade de fazer dívidas e ainda perder ganhos anteriormente obtidos pelo relacionamento com o produtor. Esses são alguns dos fatores que criam a necessidade de investir na reestruturação do que chamamos de gestão da revenda agrícola, passando pelo planejamento, execução e avaliação. E agora, que vamos iniciar o segundo trimestre do ano, é uma ótima oportunidade para isso. O aGrow permite o planejamento de ações a fim de prever situações, permitindo a tomada de decisões com agilidade e segurança, e aumentando o desempenho do seu negócio.

E você, já aderiu a um software de gestão específico para o seu negócio? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

O que é CMV e suas implicações para a boa gestão da sua revenda agrícola

16 maio, 2016 - Revendas

Veja qual a definição do custo da mercadoria vendida (CMV), como calculá-lo, e as implicações que traz para o sucesso da sua revenda agrícola. Leia mais!

LEIA MAIS

Como gerir as visitas técnicas de seu time comercial

11 junho, 2017 - Revendas

A gestão comercial de equipes de campo tem influência direta nos resultados financeiros das revendas de insumos agrícolas e é fundamental fazer o máximo para otimizar esses processos e padronizar o atendimento. Continue lendo o artigo

LEIA MAIS

Sua equipe de vendas está engajada? Saiba a importância de alinhar seus objetivos comerciais

27 março, 2017 - Revendas

Alinhar as estratégias comerciais é primordial para atingir as metas de vendas propostas pela empresa. Dicas úteis estão disponíveis neste artigo.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA