Saiba como a tecnologia pode ajudar a sua revenda de insumos agrícolas

18/05/2015 - Revendas

Presente no agronegócio há bastante tempo, a tecnologia vem facilitando a gestão e trazendo uma série de benefícios para todos os empreendimentos do setor, dentre eles as revendas de insumos agrícolas, uma parte importante da cadeia do agronegócio.

Nosso desafio de hoje é mostrar como a tecnologia pode ajudar a sua revenda de insumos agrícolas se tornar mais produtiva e rentável, contribuindo para o seu crescimento juntamente com o mercado. Confira:

Gestão do relacionamento com o produtor rural

O relacionamento com o produtor rural é de suma importância para que haja maior conhecimento sobre as necessidades de quem planta, fazendo com que a revenda de insumos agrícolas possa ofertar melhores produtos e serviços. Dessa forma, adotar um sistema de CRM (Customer Relationship Manager, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) focado nas necessidades do agronegócio pode trazer uma série de vantagens para a revenda de insumos agrícolas na medida em que facilita esse entendimento de necessidades e cria relatórios gerenciais bastante completos, que facilitam a tomada de decisão e a gestão de vendas.

Gestão financeira da revenda de insumos agrícolas

A revenda de insumos agrícolas lida com pequenos, médios e grandes produtores rurais, o que gera um fluxo de caixa bastante diversificado. Como gerir as finanças é uma das prioridades para a manutenção do negócio, adotar um sistema de gestão financeira é extremamente relevante para organizar os recebimentos e despesas e assim poder planejar o futuro da revenda com maior segurança. Rotinas como acompanhamento de cheque pré-datado; gerência sobre cheques devolvidos; geração de recibo e duplica mercantil com praticidade para envio por e-mail; fluxo de caixa real e fluxo de caixa previsto são imprescindíveis para um bom controle do setor financeiro.

Gestão de estoque é essencial na revenda de insumos agrícolas

O estoque faz parte do dia a dia da revenda de insumos agrícolas e manter o controle sobre os itens com mais saída, visando uma reposição rápida, o acompanhamento do lote e validade são determinantes para um melhor atendimento ao produtor rural. Sendo assim, utilizar um software de gestão de estoque preparado para atender às necessidades do revendedor de insumos agrícolas traz a tranquilidade necessária para dar continuidade aos negócios sem se preocupar com a falta de produtos para atender às demandas dos produtores rurais.

Na hora de cobrar, a tecnologia também está presente na revenda

Algumas compras de insumos agrícolas usualmente são parceladas pelos produtores rurais, o que exige da revenda uma postura proativa no fornecimento de opções de pagamento, como é o caso de emissão de boletos, transferências bancárias, vários cheques, inclusive pré-datados e compras com cartões. A automatização das cobranças contribui para que a sua agro revenda tenha um maior controle sobre os pagamentos e possa planejar novos investimentos no negócio a partir de relatórios de recebimentos.

Receituário agronômico e informações aos órgãos fiscalizadores

Mais ainda que nos tópicos anteriores, o tema abordado demonstra o quão específico deve ser o software para atender às revendas de insumos agrícolas. O compêndio eletrônico de defensivos agrícolas, o receituário agronômico, a ficha de emergência devem estar integrados no software. As integrações com os órgãos fiscalizadores (IMA, AGRODEFESA, IDAF entre outros) dos vários estados do Brasil e onde forem necessárias as integrações com os fornecedores (BASF, BAYER, SYNGENTA), tudo em um único software, são pré-requisitos para a otimização do tempo e recursos, evitando assim retrabalhos na revenda de insumos agrícolas.

Sistemas integrados de gestão podem ser a melhor opção

Como é possível perceber, existe uma série de recursos tecnológicos que podem facilitar a gestão e operação da revenda de insumos agrícolas, contudo, manter soluções separadas pode gerar um trabalho enorme para o revendedor. Nesse sentido, adotar um software de gestão especializado em agronegócio pode ser a melhor medida a se tomar, já que é possível ver todas as soluções mencionadas anteriormente integradas a outras mais, que vão potencializar os resultados da sua revenda de insumos agrícolas.

Se você deseja conhecer melhor o que um sistema de gestão para o agronegócio pode fazer pela sua revenda de insumos agrícolas, entre em contato conosco!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Maria

    11/01/2020

    Boa noite ! Gostaria de saber mais sobre sistema de gestão para agronegócios. É um site que vcs disponibilizam ? Para controle de caixa, estoque de produtos?

    • Equipe Agrow

      14/01/2020

      Olá Maria,

      Entraremos em contato no e-mail que disponibilizou.

      Se for conveniente ligue para nós (34) 3241-4470.

      Um abraço,

      Amarildo Mororó

  • VEJA TAMBÉM

    O que é CMV e suas implicações para a boa gestão da sua revenda agrícola

    16 maio, 2016 - Revendas

    Veja qual a definição do custo da mercadoria vendida (CMV), como calculá-lo, e as implicações que traz para o sucesso da sua revenda agrícola. Leia mais!

    LEIA MAIS

    Fim do boleto de cobrança sem registro

    02 junho, 2016 - Revendas

    A partir de 01/01/2017, conforme autorização do Banco Central, a rede bancária não mais aceitará boletos sem registro. Neste post, além dos esclarecimentos necessários para a adoção do boleto com registro, elencamos algumas vantagens e desvantagens.

    LEIA MAIS

    Comissão, alternativa para melhorar o resultado da revenda de insumos agrícolas

    24 maio, 2015 - Revendas

    Para facilitar sua análise sobre qual a melhor forma de remuneração dos vendedores da sua revenda de insumos agrícolas, fizemos um apanhado das estratégias de comissão mais utilizadas e desvendamos alguns mitos sobre elas. Vamos conferir?

    LEIA MAIS

    FAÇA SUA BUSCA

    CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

    Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

    MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA