Jenniffer Borges
14/08/2021
Gostaria de orientação para montar uma agropecuária, com um consultório veterinário.
Olá Jenniffer,
Sobre suas dúvidas, inicialmente sugiro um trabalho de pesquisa e estudo sobre o mercado de agronegócios em sua região. Determine um raio de ação onde pretenda trabalhar, posso indicar uns 80 km de raio, o que deve cobrir uma área considerável de produtores rurais. Escolha muito bem onde vai montar sua loja. Grande parte de seu sucesso está diretamente relacionado com sua localização.
Além de outras dicas já respondidas nos comentários abaixo. Dê uma nova lida nelas e compile suas ideias.
Identifique seu publico alvo, avalie junto aos concorrentes quais os produtos tem melhor saída. Visite outras loja, conheça pessoas da área, se conseguir um mentor ou conselheiro com experiência no ramo vai lhe ajudar muito.
Uma sugestão que sempre faço é tentar uma orientação com o pessoal do SEBRAE mais próximo de você.
No momento que for avaliar um software para gestão da loja agropecuária, lembre-se que o agrow pode ser um ótimo investimento com custo-benefício muito atrativo.
Um abraço e boa $orte!
Amarildo Mororó
Boa noite, quero abrir uma casa agropecuária, eu sou técnico em agropecuária, posso vender medicamentos veterinários?
Rogerio de Araujo Jacinto
27/07/2021
Boa tarde, quero orientação para montar uma loja agropecuária!
Olá Rogério,
Entraremos em contato.
Um abraço,
Amarildo Mororó
João Sobral Garcez Sobrinho Neto
16/06/2021
Boa noite. Quero parabenizar a a-Grow pela atenção a todos os questionamentos. Sou Técnico em Agropecuária e estou querendo abrir uma loja de produtos agropecuário aqui no meu município no estado de Sergipe. Gostaria de saber o valor dos sistemas para implantar na loja.
Olá João,
Agradecemos o elogio. Nos esforçamos para fazer diferente e melhor do que o mercado oferece. E olha que é um desafio diário.
Já compartilhei seu e-mail com minha equipe de especialistas e devem retornar o contato o mais breve possível.
Um abraço,
Amarildo Mororó
O técnico em agronegócios pode assinar pela loja na venda de agronegócios ou somente o engenheiro?
Olá Keseddy,
Em se tratando da emissão de receituário agronômico, existe uma regulamentação para que os Técnicos agrícolas possam ser responsáveis pela emissão de receituário agrícola e pelas lojas de defensivos que foi validada pela lei 5524/68 , pelo decreto Federal 90.922/85, alterado pelo 4560/02. O CFTA tem trabalhado firmemente para garantir este direito dos Técnicos agrícolas.
Um abraço,
Amarildo Mororó
VAGNER ALVES CARDOSO
02/06/2021
BOM DIA !
SOU TECNICO AGRICOLA HABILITADO PELO CFTA , POR FAVOR ME TIREM UMA DUVIDA PARA EU TRABALHAR COM ASSISTENCIA TECNICA E EXTENSÃO RURAL , CONSULTORIA E ASSINAR POR RECEITUARIO AGRONOMICO POR LOJAS AGROPECUARIA BASTA A HABILITAÇÃO PROFISSONAL EMBASADA NO DECRETO FEDERAL CERTO. MAS PARA EU EMITIR NOTA DO SERVIÇO PRESTADO PRA SAIR DA INFORMALIDADE O Q VCS SUGEREM? JA QUE SOU PRODUTOR RURAL E ATUO COM COM ASSISTENCIA E PROJETOS AGROPECUARIOS TAMBEM.
Olá Vagner,
Com relação a emissão de nota de serviço, é preciso que você leve em consideração o seu faturamento anual para ver se um simples MEI lhe atenderia ou se seria necessário a constituição de um simples nacional ou outro enquadramento.
Um escritório contábil de sua cidade poderá lhe auxiliar nesta atividade.
Saúde e boa sorte,
Amarildo
Gostei da dica
Weliton Felis da Silva
16/05/2021
Boa Noite!
Equipe AGROW,
Meu nome é Weliton , por favor me tire uma dúvida sou Técnico em Agropecuário e estudante de Agronomia já possuo empresa aberta pelo simples nacional desde de 2013 para atuar na área de loja agropecuária e assistência técnica .Para este ano estou lutando para colocar em execução este projeto, por eu ser Técnico em Agropecuário não vou necessitar de um Engenheiro Agrônomo na loja , conforme recentemente foi deliberado novas diretivas habilitando esta responsabilidade também ao Técnico Agrícola sob a vigilância do CFTA ,pode me ajudar em relação a isto acusando assim que posso assinar RT.
*e quanto custa o Software.
Sds,
Weliton
Olá Weliton,
A regulamentação para que os Técnicos agrícolas possam ser responsáveis pela emissão de receituário agrícola e pelas lojas de defensivos foi validada pela lei 5524/68 , pelo decreto Federal 90.922/85, alterado pelo 4560/02. Existe um questionamento "eterno" por parte do CONFEA/CREA para que esse direito seja extinto. Porém em todas as instâncias, os juízes estão tendo entendimento favorável aos técnicos agrícolas, dando-lhes ganho de causa.
Esta é uma informação validada por DECRETO, é só seguir a lei que tudo vai dar certo.
Com relação ao seu investimento no software aGrow, precisamos conhecer algumas características de seu negócio para poder lhe ajudar. Entraremos em contato.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Olá! Estou querendo abrir uma loja agropecuária, tenho uma dúvida, o técnico ou agrônomo precisa estar na loja 5 dias por semana ? Ou posso especificar um dia da semana para ele assinar os receituários, sou de Santa Cruz do Sul RS. Obrigado pela atenção
Olá Vantuir,
Esta é uma dúvida recorrente. Por força da lei, a recomendação de um defensivo só pode ser feita por profissional habilitado, seja ele um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo. Então a venda deste defensivo só vai estar legalmente calçada com a emissão do receituário agronômico. Fazendo uma analogia, é como se o médico avia a receita e você se encaminha para a farmácia para adquirir os produtos.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Boa tarde! Me chamo Franciele, moro em Santana do Livramento, cidade que faz fronteira com o Uruguay, trabalho em um Grow em Rivera e atualmente nos surgiu a necessidade de vender produtos (fertilizantes organicos) para o Brasil, tenho essa dúvida sobre que tipo de empresa abrir, precisávamos trazer terra do Brasil para o Uruguay e levar fertilizante do Uruguay e Argentina para o Brasil...
Poderia me dar indicação de onde encontrar material para me informar sobre? Se puder dividir o conhecimento que tens sobre, agradeceria muito!
Karla Agda Mota
18/02/2021
Estou planejando abrir uma loja agropecuária com meu irmão, gostaria de saber se podemos abrir a empresa como MEI?
Olá Karla,
Obrigado por prestigiar os artigos disponíveis no blog da aGrow.
Sobre sua dúvida, A modalidade MEI como o nome indica "Micro Empreendedor Individual" foi criada para atender a demanda de quem quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano. Não podendo ter sócios.
Das condições para se tornar um MEI, destacamos:
- Não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa;
- Pode contratar no máximo 01 (um) empregado;
- Exercer uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018, o qual relaciona todas as atividades permitidas ao MEI.
No seu caso, a opção pelo Simples Nacional talvez seja o ideal para começar seu negócio por se tratar de um regime tributário mais fácil e simples de ser apurado pois concentra todos os tributos, municipais, estaduais e federais em uma única guia.
Sugiro bater um papo com um contador de sua região para poderem avaliar as opções disponíveis.
E quando for avaliar as formas de controle da sua futura loja, não deixe de conhecer o aGrow. Podemos lhe ajudar muito na gestão de sua loja agropecuária.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Luciano Ferreira Luz
17/02/2021
Boa tarde!
Estou interessado em abrir uma franquia de produtos e defensivos agrícolas e tenho duas dúvidas: posso colocar um engenheiro agrícola como RT ao invés de um engenheiro agrônomo, haja vista, somente os franqueados farão a venda direta dos defensivos e produtos agrícolas,? e, teria como a empresa de vcs desenvolver um software ou uma parceria com nossa franquia?
Olá Luciano,
Parabéns pela iniciativa empreendedora, já estou torcendo para que se concretize e frutifique.
Sobre seus questionamentos, a Legislação brasileira atribuía a responsabilidade técnica de prescrever e assinar o receituário agronômico ao Engenheiro Agrônomo, fiscalizado pelo CREA/CONFEA e recentemente foi deliberado novas diretivas habilitando esta responsabilidade também ao Técnico Agrícola sob a vigilância do CFTA. Ficando as demais variações da engenharia (incluindo aí o engenheiro agrícola) fora desta atividade específica.
Sobre a necessidade do software, podemos avaliar sua real necessidade e sendo promissor para ambos, evoluir nesta conversa. O que acha de entrar em contato conosco (34) 3241-4470 para mais detalhes.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Tenho enteresse em colocar uma loja nesse seguimento mas não tenho formação nessa área. Então qual seria os meus obstáculos em relação a isso?
Olá Dênis,
Empreender é sempre um desafio. Mas com estudo, dedicação e força de vontade os processos tendem a fluir mais naturalmente.
Estar no ramo, ter conhecimento sobre as características deste segmento é muito importante para o seu sucesso. Minha sugestão é que você se prepare muito para não queimar dinheiro e se frustrar.
Um bom plano de negócios vai te levar a questionar muitas coisas e antecipar soluções dos muitos desafios que encontrará pela frente.
Se ler os comentários abaixo, encontrará muitos insights úteis para seu projeto.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Conteúdo muito bom.
Olá Abimael,
Obrigado pelo comentário.
Se estiver em busca de um software de gestão para sua loja agropecuária, não deixe de conhecer os recursos do aGrow. Específico para revendas de insumos agrícolas e lojas agropecuárias.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Thiago Pinto de Oliveira
03/02/2021
Tenho interesse de aprender sobre o assunto, pois entendo que este segmento é promissor em minha região, pois meu estado e grande produtor de proteína animal e vegetal, com certeza aqui terei muitos clientes.
Boa noite,
Sou Engenheiro Agrônomo e estou fazendo um plano de negócios para montar uma revenda agropecuaria em minha cidade.
Gostaria de saber mais do software agrow, em que ele agrega e seu custo/beneficio.
Obrigado.
Sófonis de Sousa Silva
29/01/2021
Sou Tecnico Agricola Ativo no CFTA e Engenheiro Ambiental, decidi abrir uma Loja Agropecuaria, construi o predio ja estou no processo de Layout, neste momento busco um sistema de gestão que contribua e que seja Acessivel $, uma vez que temos altos custos com os demais custo gerencieis, gostaria de uma apresentação sem compromisso.
Ainda em tempo, gostaria de parabenisar pela sua disposição no que se refere a esclareciemento aos seus leitures bem como o tempo de resposta, os comentarios li e 1 por 1! Parabens amigo
contato 083 981736396 Whats app
Olá Sófonis,
Obrigado pelos elogios, são a vitamina que nos fortalece para seguir adiante.
Meu time já está com seu contato e te ligarão ainda hoje.
Boa sorte por aí!
Amarildo Mororó
Ola me chamo Carina Ellwanger Tolfo, formada tecnica em agropecuaria a dois anos, atualmente estou fazendo graduação em administração, trabalho em uma empresa do ramo agricola a dois anos apenas.
Hoje estou me dedicando a abertura de meu proprio negocio juntamente com o meu socio e tambem cunhado. Moramos em uma cidadezinha pequena de pouco mais de 2200 abitantes, cidade esta que gira em torno da agricultura de pequenos latifundios e tambem da parte alimenticia.
E por presenciar a falta de novos preços e novas concorencia neste municipio resolvemos abrir uma pequena empresa que trabalhe com o ramo agricola, venda de defensivos, fertilizantes, inoculantes algo relacionado a isso, que preste uma boa assistencia aos agricultores e ao mesmo tempo que tenha uma boa atendimento na empresa quando estes forem buscar seus produtos, e claro que para se poupar nos investimentos buscar apoio de empresas parceiras. E ai eis a questão! Estamos no caminho certo?
Confesso que tenho formação mas me sinto pouco insegura quando faloem algorelacionado em nosso proprio negocio
Olá
Carina,
Parabéns
pela iniciativa. Muita gente consegue ver as oportunidades, mas poucos tomam as
atitudes necessárias para colocar as ideias em ordem além de ter foco e
disciplina para perseverar.
Um dos maiores ativos que toda revenda agropecuária
tem é sua carteira de clientes. Como você informou que atualmente trabalha em
uma, já deve ter percebido que muitas vezes a “amizade” é que leva o produtor
a ir nesta ou naquela loja agropecuária. Obviamente este não é o único motivo.
Ter um mix de produtos que o atenda a um preço justo vai ajudar muito no seu
sucesso.
Com
relação a insegurança, analise o que realmente te preocupa. O que posso te sugerir
é que estude bem sobre o mercado e sobre gestão de empresas. Muita coisa vocês
vão aprender no dia a dia. O importante é tirar lição e não errar novamente.
Vai
dar trabalho, mas vale muito a pena.
E
quando for contratar um software para atender as obrigações legais (Nota
fiscal, receituário agronômico) além dos controles de estoque e financeiro
entre outros, não deixe de consultar nosso time comercial (34) 3241-4470.
Boa
sorte na empreitada.
Amarildo
Mororó
TEOBALDO JÚNIOR
24/01/2021
Sou zootecnista eu posso abri uma casa agropecuária com essa formação q eu tenho ???
Olá Teobaldo Júnior,
Qualquer pessoa que possua condições financeiras, teoricamente pode empreender em uma casa agropecuária, loja agropecuária, revenda de insumos agrícolas ou outra nomenclatura que se dê.
Vale ressaltar que para a comercialização de alguns produtos controlados (medicamentos e/ou agrotóxicos) será necessário a presença de um profissional qualificado para tal. Para os medicamentos, o veterinário e para os agrotóxicos um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola.
No meu entendimento, se não for comercializar os grupos de produtos citados, a presença de um responsável técnico é totalmente dispensada.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Paulo Rogério Trindade
20/01/2021
Boa tarde!
Sou Engenheiro Agrônomo e estou fazendo um plano de negócio para uma revenda agropecuaria.
Preciso de mais informações do software agrow.
Quais as funcionalidades e valores.
Obrigado
Abraço.
Paulo
Olá Paulo,
Entraremos em contato.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Raimundo muniz MENDONÇA
18/01/2021
Pretendo começar um negócio nessa área pois meu filho está se formando em veterinário.
Sou que de Alto Alegre-Roraima
Bom dia, quero montar uma casa agropecuária , pois já tenho o galpão, minha duvida ?para venda de venenos e remédios, preciso de um engenheiro agrônomo no lugar , quando estiver em funcionamento?
ou se for só para venda de rações, preciso?
Olá Edivaina,
É importante saber que para a
comercialização de produtos veterinários você precisa de um responsável técnico
(veterinário) e para os defensivos agrícolas é necessário a presença de um
engenheiro agrônomo. Em algumas regiões do Brasil e permitido a
responsabilidade técnica ser feita por um Técnico Agrícola. Informe-se melhor
no órgão fiscalizador de sua região. Para os demais produtos (ração, botina, corda, etc) você não precisa de responsável técnico.
E se precisar de um software de gestão para este
seguimento fale com nossos consultores através do telefone (34) 3241-4470.
Bons negócios,
Amarildo Mororó
Olá, boa tarde.
Tenho interesse de entrar pro ramo de comercialização de produtos agropecuários (medicamentos, ração, animais, defensivos, entre outros). Você sabe me informar o passo a passo após definir o ponto? Como por exemplo a respeito de qual tipo de CNPJ devo fazer, as medidas sanitárias.
Obrigado.
Olá Wagner,
Parabéns pela iniciativa. Vamos empreender para nossa satisfação pessoal, para gerar emprego e renda e o Brasil prosperar.
O CNPJ é único o que tem variação de acordo com o mix de produtos e serviços que sua loja vai oferecer é o CNAE (Cadastro Nacional de Atividade Econômica) e creio que um bom escritório de contabilidade lhe dará todo o suporte para tramitar a documentação e liberações necessárias.
E para lhe ajudar a controlar seus estoques, cadastros de produtos e clientes, contas a pagar e receber, emissão de receituário agronômico e outras necessidades inerentes ao seguimento, a aGrow pode lhe ajudar através de nosso software de gestão específico para o agronegócio.
Entre em contato com nossa equipe comercial, (34) 3241-4470.
Um forte abraço,
Amarildo Mororó
Olá!Meu marido gosta muito do campo e quer fazer uma faculdade para trabalhar em Casa de Fazendeiro. Ele deve cursar Engenharia Agronômica ou Agronomia? Me oriente por favor.Obrigada.
Olá Anna Célia,
Vamos alinhar o conceito AGRONOMIA.
Agronomia é por definição o conjunto de ciências e técnicas que regem a agricultura. Cujo profissional que atua nesta vertente ´pode ser o engenheiro agrônomo ou técnico agrícola. Cada um seguindo as diretrizes de seus Conselhos. CREA para o engenheiro agronômico e CFTA para os técnicos agrícolas.
Culturalmente, existe a ideia que engenharia agronômica e agronomia são profissões distintas. Mas é um equívoco que o MEC (Ministério da Educação e Cultura) vem tentando desmistificar junto às instituições de ensino.
Segundo o site Agricultura Sustentável, a sugestão é que o MEC promova nova redação da Resolução 1/2006, deixando claro que o curso é Engenharia Agronômica. E que este entendimento seja amplamente divulgado para que as instituições de ensino corrijam o nome do curso que oferecem, utilizando o termo correto: Engenharia Agronômica. Isto vai facilitar o entendimento da sociedade.
Ainda hoje existe muita dúvida sobre este assunto. Agronomia deve ser utilizado com o significado de ciência ou como sinônimo de ciências agrárias. Engenheiros agrônomos são formados nos cursos de Engenharia Agronômica e não Agronomia. E não existem agrônomos. Existem engenheiros agrônomos!
Um abraço,
Amarildo Mororó
Adailson Pereira de Jesus
09/01/2021
Olá! Eu já registrei minha empresa de assistência técnica em agropecuária com mais alguns CNAEs mais e também penso em abrir um escritório de atendimento ao produtor rural, estou com um agronomo e um tecnico em meio ambiente, e pretendo trabalhar com revendas de produtos agropecuários. Me oriente como começar essa nova caminhada de minha vida.
Obrigado pelo apoio ao pequeno empreendedor que quer um norte para abrir seu negócio.
Olá Adailson,
Um passo importante para o sucesso de qualquer atividade é buscar conhecimento e qualificação. E pelo que vejo você está fazendo isso.
A comercialização de produtos agropecuários, como qualquer outro ramo de atividade, exige conhecimento, habilitação, bom relacionamento na sua região e um senso de organização muito grande. Um dos principais fatores para o negócio não "deslanchar" é o desconhecimento com as rotinas administrativas e um software específico para o segmento de revendas pode lhe ajudar. E nós da aGrow trabalhamos muito para desenvolver um software para agrorevendas que seja de fácil uso, interativo e que atenda as obrigações fiscais do setor do agronegócio.
Entre em contato com nossa equipe comercial (34) 3241-4470 que tem muita gente boa para lhe orientar.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Vânia Zubeida de Jesus Pinto e Costa
08/01/2021
Quero aprender mais sobre a compra e revenda de sementes agrícolas. Sou nova na área e quero constituir uma empresa de compra e revenda de sementes.
ALEXANDRE PEREIRA LOPES
03/12/2020
Bom dia, comprei a poucos meses uma agropecuária, quero focar apenas em venda de rações, não trabalho com manipulação de medicações, deste modo gostaria de saber se preciso ter um RT Responsável Técnico, pois encarece meus custos, especialmente no início do negócio. Animais vendidos apenas peixes Beta.
Obrigado.
Olá Alexandre,
Boa sorte no novo empreendimento. Sobre sua dúvida, desconheço a necessidade de RT se você não vai vender medicamentos ou agrotóxicos. Mas vale ressaltar que para a venda de animais é necessária autorização do IBAMA. Verifique também junto à sua contabilidade se o CNAE de sua loja está habilitado para o mix de produtos que você está comercializando.
E no momento oportuno, se quiser falar sobre como podemos lhe ajudar a controlar seus processos e atender às exigências do Fisco, entre em contato conosco (34) 3241-4470 que lhe apresentaremos o software aGrow.
Um abraço e bons negócios,
Amarildo Mororó
Diego Rodrigues
05/11/2020
Boa noite, quero abrir uma loja agropecuária que venda somente produtos para irrigação. Mas será uma loja virtual ou no mercado livre ou no magazine Luiza. Quanto, Amarildo, provavelmente eu vou investir?
Olá Diego,
Parabéns pela iniciativa de buscar conhecimento para poder enveredar em uma atividade.
Podemos responder esta sua pergunta de várias formas, mas a principal é, quanto você conhece deste mercado, dos produtos que vai vender e qual o seu público alvo. Em seguida, qual o capital disponível você tem para investir. Lembrando que, mesmo sendo virtual, além do desembolso para comprar seu estoque inicial, você precisará cumprir as obrigações fiscais e atender toda a demanda logística para fazer a loja funcionar, se manter e gerar o lucro esperado.
Boa sorte,
Amarildo Mororó
Anderson Pereira
01/11/2020
Bom dia!
Estou me preparando para revender fertilizantes agrícolas, porém sem fazer estoque, irei somente fazer as vendas e o produto sairá direto da fábrica para o cliente final e a nf emitida do fabricante para mim e depois eu emito outra para o cliente.
Nesse caso, do que vou precisar? Tenho que me registrar no MAPA? Preciso contratar um eng. agrônomo para realizar essas vendas?
Olá Anderson,
Mesmo que os produtos não estejam em seu armazém, a recomendação (emissão do receituário agronômico) deve ser feita por um profissional habilitado, neste caso o engenheiro agrônomo ou técnico agrícola. Pelo fato de emitir NFe de venda que está obrigatoriamente atrelada à receita agronômica, sua empresa deverá estar com os registros e cadastros nos órgãos competentes.
O beneficio que vejo com a modalidade de não armazenar os produtos defensivos na sua revenda, é com relação às adequações físicas do prédio e as normas de recomendação dos órgãos de defesa sanitária de seu estado (UF).
Um abraço,
Amarildo Mororó
Paulo Roberto Damasceno de Paiva
20/10/2020
muito obrigado pelos esclarecimentos contidos nas dicas , agora tenho um NORTE a ser seguido para alcançar meus objetivos
Olá Paulo,
Que legal que o artigo lhe deu alguns "insights". Sinal que estamos no caminho certo.
Precisando de trocar uma ideia sobre gestão e controles dos processos na sua loja agropecuária, conte conosco.
Nossos especialistas estão à disposição. Ligue (34) 3241-4470.
Um Abraço,
Amarildo Mororó
Carivaldo Rocha
08/10/2020
Estou a abrir uma loja de agroveterinária, e não contratarei veterinário, tendo em vistas as inúmeras decisões judiciais em desfavor dessa obrigatoriedade. Judiciário tem afastado a obrigatoriedade. A venda de medicamentos não é atividade privativa de médico veterinário, apenas a prescrição. A gente sabe que muitas vezes alguns males corriqueiros são resolvidos com medicamentos indicados pelo próprio comerciante, o que não é 100% correto. Mas exigir a ART do veterinário e o registro das casas de ração equivaleria a exigir que as farmácias se cadastrassem no CRM e tivessem médico responsável ao invés de farmacêutico. As empresas comerciais são fiscalizadas pelo Município e pela Vigilância Sanitária Municipal, não pelo CRMV.
Jaqueline Conceição
02/10/2020
Boa noite!
Adorei o artigo!
E queria saber se um técnico em zootecnia pode assinar por um veterinário em uma agropecuária? Ou se existe algum outro curso que não seja formação em Med.Veterinária?
Olá Jaqueline,
No meu entendimento, a prescrição de fármacos é atribuição exclusiva do médico veterinário com RT (responsabilidade técnica) válida no órgão competente.
As atividades básicas dos Zootecnistas estão descritas na Lei Federal nº 5.550 de 1968, que entre outras, dispõe sobre o exercício da profissão de Zootecnia no Brasil. Segundo a Lei, “o Zootecnista é o profissional legalmente habilitado para atuar na criação e produção animal em todos os seus ramos e aspectos” (Art. 3 º, alínea a), além de “promover e aplicar medidas de fomento à produção…com vistas ao objetivo da criação e ao destino de seus produtos” (Art. 3 º, alínea b). Legalmente, o Zootecnista pode atuar como Responsável Técnico em qualquer empreendimento ligado à criação, comercialização, manutenção, manejo de animais ou manufatura de seus produtos e subprodutos por estas caracterizarem atividades básicas privativas dos Zootecnistas de acordo com a Lei Federal nº 5.550 de 1968, cumprindo o que determina a Lei Federal nº 6.839 de 1980.
Mas reforço, este é meu entendimento. Fica como sugestão que se oriente no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) da sua região a fim de se resguardar de problemas futuros, afinal serão eles os seus fiscalizadores.
Desconheço também que exista outra profissão diferente do médico veterinário que exerça a mesma função.
Espero ter lhe ajudado.
Um abraço,
Amarildo Mororó
patriciamarinho
26/09/2020
Olá boa noite estou abrindo uma loja agropecuária simples por enquanto andei lendo o conteúdo de vocês e gostei muito gostaria de aprofundar mas no assunto tenho muitas duvidas .grato
Olá Patrícia,
Fico feliz com seu interesse.
Se pudermos lhe ajudar, será um prazer. No blog da aGrow você encontrará um vasto material que poderá lhe dar o direcionamento necessário para tomar sua decisão.
Grande abraço,
Amarildo Mororó
Boa tarde
pretendo abrir uma casa agropecuária em Janeiro e nao sei ques produtos eu posso vender sem e com um profissional (Técnico ou agrônomo)
Olá Rômulo,
Respondi esta dúvida no comentário anterior.
"Se você for vender medicamentos é preciso um veterinário, se for vender agrotóxico a presença do técnico agrícola ou engenheiro agrônomo é exigida. Se não se enquadrar neste cenário, não precisa deles."
Para fazer a venda, emitir o cupom fiscal e a Nota fiscal eletrônica, conte com a aGrow. Nosso software é específico para lojas agropecuárias.
Fale com nossos especialistas no (34) 3241-4470
Abraço e boa sorte,
Amarildo Mororó
Olá!
Por favor, gostaria de abrir uma agro, mas preciso saber se tem necessidade mesmo de um veterinário?
À princípio, não entraria com essa parte de medicamento.
Como funciona essa questão?
Olá Daniela,
Se você for vender medicamentos é preciso um veterinário, se for vender agrotóxico a presença do técnico agrícola ou engenheiro agrônomo é exigida. Se não se enquadrar neste cenário, não precisa deles.
Para fazer a venda, emitir o cupom fiscal e a Nota fiscal eletrônica, conte com a aGrow. Nosso software é específico para lojas agropecuárias.
Fale com nossos especialistas no (34) 3241-4470
Abraço e boa sorte,
Amarildo Mororó
ola, gostaria de abrir uma de produtos agropecuários, meu irmão é estudante de eng. agronômica , preciso contratar outro eng. agrônomo?
Olá Juliana,
Obrigado por se interessar pelos conteúdos do blog da aGrow.
Para a comercialização de
produtos veterinários você precisará de um responsável técnico (veterinário) e
para os defensivos agrícolas é necessário a presença de um engenheiro agrônomo com registro ativo no CREA.
Em algumas regiões do Brasil e permitido
a responsabilidade técnica ser feita por um Técnico Agrícola. Informe-se melhor
no órgão fiscalizador de sua região.
E para facilitar a gestão dos processos, conte com o aGrow, que foi desenvolvido exclusivamente para atender o agronegócio.
Para mais informações, contate nossa equipe comercial (34) 3241-4470, será grande satisfação lhes atender.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Daniel Franklin Nunes Ferreira
09/09/2020
Gostaria de saber se os Técnicos Agrícolas podem se responsabilizar por lojas de produtos Agrícolas ( agrotóxicos).
Olá
Daniel,
O
item IV do artigo 2º, da LEI Nº 5.524, DE 5 NOV 1968, descreve como uma das
atribuições legais do técnico agrícola "dar assistência técnica na compra,
venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;" entende-se
então que o técnico agrícola está apto a assinar como responsável técnico na
prescrição de uma receita agronômica. Desde fevereiro de 2020 o Conselho Federal
dos Técnicos
Agrícolas
(CFTA) assumiu as atividades em relação aos técnicos agrícolas, o que até então
era feito pelo CREA. Com isso a nomenclatura correta da Anotação de
Responsabilidade Técnica (ART) para o técnico agrícola passa a ser Termo
de Responsabilidade Técnica (TRT).
Precisando de ajuda na gestão de sua revenda, ligue para nossa equipe comercial (34) 3241-4470.
Um
abraço,
Amarildo
Mororó
Gedean moreira dos santos
23/08/2020
Boas ideias
Boa noite! Artigo ótimo, gostaria de receber informações sobre investimento para iniciar um negócio no ramo.
Glicério dá Silva Santos
30/07/2020
Também tenho interesse na abertura de uma agropecuária
Olá Glicério,
Que bom que está se planejando para abrir sua loja agropecuária.
Quando for analisar ferramentas de gestão e obrigações fiscais, conte conosco.
Suce$$o!
Amarildo Mororó
VIVIANE OLIVER BERFT
20/07/2020
Boa tarde estou analisando para abrir uma loja agropecuaria queria saber mais sobre o pré investimento
Olá Viviane,
Para
saber o valor aproximado de quanto INVESTIR para abrir uma loja agropecuária de
médio porte é preciso que você faça algumas pesquisas na sua cidade ou região,
pois o segmento possui algumas variáveis próprias. Sobre o ponto comercial: é
próprio ou alugado; em qual setor da cidade possui melhor fluxo de entrada e
saída dos produtores rurais? Qual mix de produtos eu preciso ter em estoque?
Quem serão meus fornecedores, etc.
Estas
e várias outras perguntas que surgirão quando você começar a montar seu plano
de negócios vão lhe ajudar a perceber um valor aproximado para a concepção de
seu novo negócio. A importância do plano de negócios vai lhe ajudar a chegar em
um valor X. Aí você analisa, ok, ainda não possuo tal valor, revisando o plano
de negócios você conseguira localizar pontos que podem ser substituídos ou até
mesmo protelados para um segundo momento.
No
blog da aGrow você encontrará disponível vários outros artigos que poderão lhe
ajudar a amadurecer esta ideia.
Um
abraço,
Amarildo Mororó
Loiva Teresinha kerch
16/07/2020
Muito bem gostei bem explicado.
Marcelo Cipriano da Silva
08/07/2020
Boa noite estou pensando em abrir uma loja agropecuaria, e queria saber mais ou menos o quanto tenho que investir
Estou querendo abrir uma loja agropecuária, as dicas iniciais foram precisas, no entanto necessito de mais detalhes.
Adilson
Bruna C. Soares
07/07/2020
Olá boa tarde, achei muito interessante o seu artigo mas gostaria de ter uma idéia de capital inical para abertura de uma agropecuária, e se possível o valor do seu software para gestão do meu possível negócio.
Olá Bruna,
Agradecemos o elogio. Sobre as informações solicitadas, existem algumas variáveis que vão determinar o capital investido e o valor do software aGrow. Peço a gentileza de entrar em contato conosco por e-mail (contato@agrownegocios.com.br) ou telefone (34-3241-4470) que nos dedicaremos a lhe ajudar a encontrar as respostas que procura.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Diogo dos santos Silva
03/07/2020
Bem explicado era o que eu estava procurando uma orientação pra abrir minha loja
ROSANA DA CONCEICAO JARDIM
02/07/2020
Gostaria de abrir uma loja de agropecuária .
Desde já grata.
Rosana
Sheila Ferreiara
29/06/2020
Estou planejando abrir uma loja agropecuaria e queria orientações.
Agradeço
Olá Sheila,
Entraremos em contato.
Abraço,
Amarildo Mororó
Bem explicado, fácil o entendimento.
Eduardo Miranda
12/06/2020
Olá , gostei muito das orientações.
Gostaria de aprender mais sobre o assunto, pois tenho grande interesse em abri uma pequena empresa onde moro;
Olá Eduardo,
No blog da aGrow você encontrará muitas informações que poderão lhe ajudar nesta empreitada.
E se precisar de um software de gestão para lhe ajudar na gestão deste novo negócio, conte conosco.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Jilmária Matias
06/06/2020
Gostei bastante das orientações de vocês, são muito práticas. Estou pensando muito na possibilidade de entrar num negócio agropecuário e gostaria de mais informações.
Parabéns!!! Obrigada.
DIONE JOAQUIM DE OLIVEIRA
19/05/2020
Olá! Também penso em abrir uma loja de produtos agropecuários, a princípio gostaria de receber informativos de vocês, achei muito interessante o blog.
Parabéns pelo apoio ao pequeno empreender que quer um norte para abrir seu negócio.
Boa noite!
luis paulo vissunjo
18/05/2020
gostei a forma como ensinar aos que necessitam o vosso apoio
Wanderson Ferreira
14/05/2020
Olá! Como a maioria aqui, também busco informações de como abrir meu negócio no ramo de produtos agropecuário. Todas a informações aqui nos comentários são de grande relevância, porém gostaria de mais profundidade do assunto e assim me faço interessado em receber seus conteúdos. Obrigado!
Olá Wanderson,
Os artigos que publicamos tem como objetivo principal, instigar as pessoas a investirem mais no agronegócio. Seja como uma revenda de insumos agrícolas, loja agropecuária ou produtor rural. E ter uma gestão eficiente, além de outras rotinas, ter um "software agrícola", pode ajudar muito.
Continue acompanhando nosso blog que vem muita coisa boa por aí!
Abraço,
Amarildo Mororó
Marcos Nunes da Silva
26/04/2020
Muito bom esse plano
Antonio de Oliveira Souza
15/04/2020
Muito boa essas dicas
Iracene Guedes Vasques
08/02/2020
Olá. Boa tarde, meu nome é Iracene G. Vasques. Tenho relação forte com a roça. Meus pais tem fazenda
Pretendo colocar uma loja de produtos agropecuários. Gostaria de saber mais ou menos o capital inicial.
Tenho um espaco de 120 metros quadrados. Por favor, aguardo a resposta. Obrigada
Olá Iracene,
Entraremos em contato.
Amarildo Mororó
Olá boa tarde, meu nome é Ana Flavia e me formei em Engenharia Agronômica no final do ano de 2019 e pretendo ter uma loja agropecuária só que não tenho fundos para isso será que eu teria uma chance de um financiamento?
Olá Ana Flávia,
Obrigado por acompanhar os artigos do blog da aGrow e parabéns pela formatura.
Sobre sua pergunta, a resposta é mais complexa. Eu desconheço se existe uma linha de crédito para "financiamento". Mas a resposta pode ser sim se você optar por um empréstimo bancário, se você tiver um bem para alienar em garantia desse empréstimo. Este assunto pode ser tratado na instituição bancária de sua preferência.
Para controlar seu estoque, clientes e fornecedores, compras, vendas e financeiro além das obrigações fiscais, você pode contratar um software específico para o agronegócio. E nós da aGrow poderemos lhe ajudar nesta necessidade.
Boa sorte,
Amarildo Mororó
Fernando alves
13/11/2019
Boa tarde, tenho uma Ferragista e tô querendo tbm vender produtos agropecuários e rações. Tenho que ter licença para estes tipos de mercadorias. Obrigado
Olá Fernando,
Obrigado por ler nossos artigos.
Inicialmente é preciso verificar se o CNAE principal ou secundários abrangem tal categoria de produtos. Seu contador pode lhe ajudar nisso.
É importante também saber que para a comercialização de produtos veterinários você precisa de um responsável técnico (veterinário) e para os defensivos agrícolas é necessário a presença de um engenheiro agrônomo. Em algumas regiões do Brasil e permitido a responsabilidade técnica ser feita por um Técnico Agrícola. Informe-se melhor no órgão fiscalizador de sua região.
E se precisar de um software de gestão para este seguimento fale com nossos consultores através do telefone (34) 3241-4470.
Bons negócios,
Amarildo Mororó
Oi sou Médica veterinária pois gostaria de abrir uma casa do agricultor na minha cidade tenho que ter engenheiro agrônomo no local
Olá Joseane,
A necessidade de um responsável técnico (engenheiro agrônomo ou técnico agrícola) se faz necessária somente para a prescrição do receituário agronômico em caso de venda de agrotóxicos. Assim como a prescrição de produtos e medicamentos veterinários deve ser feita sob a responsabilidade do médico veterinário.
Para a comercialização de produtos em geral, não existe exigência de RT.
Se quiser bater um papo a respeito, faça contato através do telefone (34) 3241-4470. Ajudaremos no que for possível.
Bons negócios,
Amarildo Mororó
Olá! Estou me preparando para abrir uma agropecuária, gostaria de saber se necessito ter um engenheiro agrônomo no local somente se eu for vender produtos agrotóxicos?
Olá Denilson,
Obrigado pelo interesse nos artigos da aGrow.
A necessidade do engenheiro agrônomo ou do técnico agrícola se faz necessária para a prescrição dos defensivos agrícolas (agrotóxicos). Para a venda de remédios para as criações (animais) você precisará de um veterinário para se responsabilizar pelas recomendações.
Na experiência que vivemos, para as demais atividades na loja agropecuária, não é necessário a presença de um responsável técnico. Porém, sempre sugerimos que busque orientação da fiscalização de sua cidade.
Boa sorte,
Amarildo Mororó
Joadson Souza Amorim
29/07/2019
Olá, gostaria de parabenizar pelas dicas, e gostaria de receber notificações para o meu e-mail, pois estou interessado em abrir uma loja agropecuária.
sheila fernanda
27/05/2019
Boa tarde,
Quero abril uma loja de agropecuária em minha cidade,gostaria de saber qual o valor aproximado que irei ter quer investir inicialmente?
Quero te parabenizar pelas dicas. Sao de grande valia
Olá Sheila,
Obrigado pelo interesse em nosso conteúdo. Sobre o investimento inicial para a abertura de uma loja agrícola é preciso levar em consideração uma série de fatores que podem influenciar diretamente. Por exemplo, qual o custo na sua região para alugar, reformar e mobiliar uma loja? Qual o mix de produtos você se propõe a ofertar? Qual o potencial de compra dos produtores rurais? Entre tantas outras perguntas que poderão surgir. Como pode perceber, não é coerente cravar uma resposta para esta pergunta (do valor a investir). Minha sugestão que poderá te dar uma direção próxima da realidade é a elaboração de um plano de negócios. Nele você será obrigada a responder algumas perguntas que ao final te dará um valor médio de investimento necessário.
Em algum comentário respondido anteriormente eu falei mais sobre planos de negócios. Se quiser, poderá ter acesso ao conteúdo navegando pelos comentários.
Um forte abraço,
Amarildo Mororó
WASHINGTON ARAUJO DE SOUZA
23/05/2019
Abri loja produtos agropecuários próximo de Goiânia
Olá Washington,
Parabéns pela iniciativa. Fico muito inspirado quando recebo notícias de pessoas que acreditam e empreendem no Brasil. Com todas as dificuldades que encontramos, acredito que empreender, gerar empregos, contribuir para o crescimento da sua região e das pessoas, além de ganhar dinheiro é claro, ainda é o que vai fazer toda a diferença para o crescimento do Brasil.
Suce$$o na empreitada e se precisar de um software específico para revendas agrícolas, nos dê a oportunidade de mostrar como o aGrow pode facilitar suas rotinas diárias.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Waldemar do Nascimento costa
16/03/2019
Boa noite Amarildo,
Sou Eg. Agrônomo e tenho um ponto muito bom em minha cidade. Estou pensando em abrir uma loja em sociedade com meu irmão mais voltada a defensivos agrícola e fertilizantes, pois vejo uma deficiência de disponibilidade desses produtos na cidade.
Como nosso capital é pequeno, gostaria de saber sua opinião e ter sua orientação sobre a possibilidade de fazer uma franquia de alguma loja já estabelecida no mercado em outra cidade.
se tiver um material que possa me ajudar seria interessante, grato !
Olá Waldemar,
Empreender é sempre um desafio. E no agronegócio não é diferente. Fico muito empolgado quando tenho a oportunidade de falar com pessoas com este desejo.
Sobre dar uma "opinião", é importante ter acesso as informações do seu plano de negócios. Sim, você terá que dedicar um tempo para montar o seu. Pois é neste momento que você vai conseguir responder a muitas destas perguntas que povoam sua mente. No site do SEBRAE você terá outras informações que complementarão suas dúvidas.
Se preferir, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em compartilhar um pouco de nossa experiência com você.
Grande abraço,
Amarildo Mororó
Mabio Alailson
09/03/2019
Gostaria de ter mais informação pretendo futuramente abrir uma loja.
Bom dia, eu sou formada em técnica agropecuária adorei as explicação que vocês dao para as pessoas, eu estou com plano de montar um negocio que seja só meu , como moro no sitio e adoro todo esse meio , estou pensando em montar sim uma agropecuária , trabalhar com oque agente gosta nao tem preço não é mesmo ,obrigado pela atenção de Vocês e boa sorte a todos !
Olá Lais,
Obrigado por acompanhar nosso blog e que os conteúdos tenham cada vez mais relevância no dia de vocês.
Fico muito empolgado ao receber feedback's como o seu.
Já estou torcendo pelo seu sucesso.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Olá, moro em itauçu Goiás. Meu pai trabalha com mercearia a 30 anos, hoje em dia as vendas caíram bastante. Eu estava com a ideia de a abrir uma loja agropecuária, como nos temos muitos clientes que mora na roça eu acho que ainda vamos vender bem porque nos sempre vendemos rações de cachorro, aves mas nunca fomos uma grande distribuidora.
Eu perguntei pro meu pai, ele não concordou porque falou que iríamos que gastar com veterinário e um agrônomo.
Precisa necessáriamente de um agrônomo é um veterinário, se formos vender vacinas e veneno para pragas da roça?
Em questão de clientes, atendimento, local aqui também é no centro acho que iríamos vender bem.
E como eu vou fazer faculdade de agronomia tenho certeza que vou me dar bem .
Mas é como eu te falei oque está me atrasando é saber se precisa necessariamente de um agrônomo e um veterinário.
Desde início já te agradeço.
Olá Rogério,
Como já falei em comentários anteriores, no meu entendimento, a presença do médico veterinário se faz necessária somente se você for oferecer serviços de consultas e avaliações para os animais. E a partir daí fazer alguma prescrição de uso de medicamentos.
Já para a venda de agrotóxicos, é obrigatório que a prescrição do receituário agronômico seja assinada por um responsável técnico (técnico agrícola ou engenheiro agrônomo).
Boa sorte na empreitada,
Amarildo Mororó
Olá me passa um valor mais um menos pra começar uma pequena pecuária
Olá Jandrei,
Obrigado pelo contato.
O quê você considera uma pequena pecuária? Qual o tamanho da área que você tem disponível? Que tipo de capineira vai usar? Tem água com fartura?
Fará cria, recria ou engorda? Vai criar a pasto ou confinar? É possível piquetear a área? Sua opção é criar animais machos ou fêmeas? Vai criar gado puro (P.O.) ou caipira?
A resposta para essas e muitas outras perguntas são essenciais para levantar um valor de investimento.
Estamos por aqui,
Um abraço,
Amarildo Mororó
Olá amigo Amarildo Mororó.
Quero parabenizar pelo site. Li dezenas de perguntas de outros leitores, e tirei vários proveitos das respostas.
Em janeiro se 2019, Também vou arriscar em uma agropecuaria. Já trabalho a 19 anos em um grande comércio de Autopecas ate virar gerente. Hj quero voar mais alto. Abrir meu próprio negócio em uma área mais tranquila e uma vida mais saudável. Pela minha experiência em um comércio de um ramo totalmente diferente, conseguirei êxito em outro ramo? Estou em busca de conhecimento no ramo de agronegócio, por isso achei seu site.
O que pode me aconselhar?
Olá Bruno,
Obrigado pelas felicitações. Nosso compromisso só aumenta quando recebemos um feedback como o seu.
Tive alguns compromissos que me afastaram um pouco deste canal, por isso a demora em lhe responder. Mas vamos lá.
Sobre suas dúvidas, de cara já sugiro um trabalho de pesquisa e estudo sobre o mercado de agronegócios em sua região. Determine um raio de ação onde pretenda trabalhar, posso indicar uns 80 km de raio, o que deve cobrir uma área considerável de produtores rurais. Escolha muito bem onde vai montar sua loja. Grande parte de seu sucesso está diretamente relacionado com sua localização.
Além de outras dicas já respondidas nos comentários abaixo. Dê uma nova lida nelas e compile suas idéias.
Identifique seu publico alvo, avalie junto aos concorrentes quais os produtos tem melhor saída. Visite outras loja, conheça pessoas da área, se conseguir um mentor ou conselheiro com experiência no ramo vai lhe ajudar muito.
Uma sugestão que sempre faço é tentar uma orientação com o pessoal do SEBRAE mais próximo de você.
Esperamos ter lhe dado um caminho para iniciar (ou colocado mais dúvidas em sua cabeça. rsrsrs).
P.S. "com tom de brincadeira": Será que agro-revendas é uma área tranquila e saudável?
Um abraço e boa $orte!
Amarildo Mororó
Boa tarde !! Eu gostaria muito da opniao de vcs , .. eu vou abrir uma agro de sociedase com meu tio , na verdade ele ja tem a dele ... e eu moro em uma rua bem movimentada tenho uma outra casa na mesma rua iremos abrir nela , mais eu tenho 15 mil pra investir eu consigo abrir com esse valor ? E meu tio vai entrar com a mercadoria .... e mais pra baixo dessw lugar que vamos abrir tem uma agro bem pequena isso vai me atrapalhar ?
Olá Bruna,
Existem
algumas variáveis como mix de produtos ofertados, política de preços, seu grau
de relacionamento com os produtores rurais entre outros que devem ser tratados
com muita atenção, pois são essenciais para o sucesso ou fracasso do seu
negócio. Sobre o valor de investimento, 15 mil, tenho a impressão que você vai
ter um orçamento muito apertado para trabalhar, não é o melhor cenário.
O que
acha de entrar em contato por telefone para conversarmos a respeito?
Um abraço,
Amarildo Mororó
Vilmar Jose Rodrigues
14/11/2018
Boa tarde! E muito obrigado pela Perguntas e pelas Respostas que aqui encontrei, pois foi de grande valia para mim . Estou abrindo uma pequena agropecuaria e sempre que eu tiver duvidas vou consultalos. Obrigado.
Vou abrir uma agropecuária em Janeiro de 2019.
Olá Ilson,
Que bom que você vai empreender neste segmento. Nos seus planejamentos você já definiu qual o software vai lhe dar apoio nos processos?
Se fizer sentido para você, entre em contato conosco através do telefone (34) 3241-4470 ou 3242-8927 para conversar com nossa equipe comercial.
Sucesso,
Amarildo Mororó
José Fábio Filho
20/10/2018
Quero saber se tem 10 passos para abrir uma casa de rações?
Olá José,
Obrigado pelo contato e por se interessar pelos conteúdos que produzimos no site da aGrow.
Creio que as "dicas" sugeridas servem inclusive para uma casa de rações. Você pode elencar algum ponto específico para nos direcionar sobre sua necessidade.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Olá gostaria de estar conectado a todo tipo de informação sobre o assunto loja agropecuária já desenvolvo atividades na área porém gostaria de me estabelecer de vez no vasto campo do agronegócio!!!
Olá pessoal....
Estou com interece de pegar uma loja já montada com o estoque funcionários e uma clientela,mas precisa de uma reforma na fachada para atrair mais clientes
O ponto e muito bom com estacionamento mas os proprietários estão um pouco acomodados por motivos de saúde
Como posso negociar com o proprietário tipo aluguel e produtos já existentes na loja. Tipo estoque ??
E qual seria aproximadamente a renda líquida mensal de uma loja dessa ??
Nassa loja só não vende animais o resto das mercadorias e bem surtida tem um pouco de tudo.
Eu acredito que com uma reforma ,a aberturas de duas portas na frente e uma cobertura e uma melhor exposição das mercadorias avera um aumento nas vendas .
Obrigado conto com ajuda de vcs .
Olá Alexandre,
Pelo que você descreveu, parece ser sim uma boa oportunidade.
Sugiro que faça uma auditoria para analisar documentação fiscal e financeira, balanços nos últimos anos, etc. A contagem e avaliação financeira de estoque e outras formas de apuração que você tenha acesso são primordiais.
Feito isso, creio que você terá números bem próximos da realidade e que lhe ajudarão a ouvir a oferta do proprietário e a partir daí fazer sua contra-oferta.
Com relação ao lucro líquido mensal, uma loja agropecuária bem administrada gira em torno de 8 a 15%.
Com disposição e ética, suas chances de sucesso serão muito grandes.
Saúde e boa $orte!
Amarildo Mororó
TENHO INTERESSE EM MONTAR UMA CASA DE RAÇÃO (SACOS FECHADO E POR PESO), VOLTADAS ANIMAIS DOMESTICOS, SEM VENDA DE ANIMAIS, QUERO VENDER ALGUNS MEDICAMENTOS DE CAES E GATOS, ARTIGOS COMO CASINHAS, LAÇOS, ROUPINHAS PARA PET, SEMENTES, VASOS, TERRA, MANGUEIRAS, ARTIGOS DE PESCARIA.(sem banho e tosa). Andei consultando, artigos sobre a desnecessidade de veterinário, pois acordo com o STJ (recurso de Embargos de Declaração, que foram julgados em 25 de abril de 2018), lojas que vendem animais vivos e medicamentos veterinários não precisam ser registradas no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) nem contratar veterinários como responsáveis técnicos., vc sabe algo em relação a isso? APROVEITANDO O ENSEJO, PARA ESSA CATEGORIA DE NEGOCIO QUE PRETENDO TER, É AGROPECUARIA MESMO NE, NÃO SÓ CASA DE RAÇÃO, NE????
Olá Juliana,
Obrigado por acompanhar os artigos do blog da aGrow.
Pelas informações de seu comentário, acredito que o perfil de seu negócio não é agropecuária e sim pet shop, pesca e lazer. E existe uma demanda reprimida sobre este nicho de mercado. Obviamente é ideal que você faça um bom plano de negócio, que lhe ajudará a entender os desafios e necessidades para montar seu negócio. No meu entendimento, a presença do médico veterinário se faz necessária somente se você for oferecer serviços de consultas e avaliações para os animais. E a partir daí fazer alguma prescrição de uso de medicamentos.
Boa sorte na empreitada,
Amarildo Mororó
Felipe Figueiredo
06/08/2018
Boa tarde!
Estou na intensão de montar um loja, porem tenho certa dificuldade em fazer o plano de negócios, vocês teriam alguma empresa para indicar, estou em Minas Gerais. Grato!
Olá Felipe,
Obrigado por acompanhar nossos artigos.
As vezes elaborar um plano de negócios parece ser mais difícil do que "tocar" o negócio já em andamento. Porém, por mais demorado e difícil que pareça ser, não terceirize esta atividade. Pois ninguém melhor do que você, que vislumbrou essa oportunidade, fará um plano com hipóteses e planilhas que lhe orientarão.
Suas dificuldades serão superados se você se interessar e buscar conhecimento. Ler artigos, matérias e livros ou fazer algum curso sobre plano de negócios pode ajudar. O pessoal do SEBRAE pode lhe dar boas dicas.
Boa sorte na empreitada.
Amarildo Mororó
Patrícia Pereira Larocca
20/07/2018
Se não vender remedios e produtos agrotóxico mesmo assim é obrigado até ter um engenheiro agrônomo? Eu gostaria de vender no começo ração e acessórios.
Olá Patrícia,
A presença de um responsável técnico na loja se faz necessária se você for comercializar produtos controlados. No caso de produtos veterinários, você precisará de um médico veterinário para responsabilizar-se pela loja. Na hipótese de venda de agrotóxicos, quem assina a responsabilidade técnica é o engenheiro agrônomo e em alguns casos um técnico agrícola. Vai depender muito da fiscalização da região em que você abrirá a loja.
E não se esqueça, mesmo no início é imprescindível manter o controle das atividades na sua loja agropecuária. Para ter um controle eficiente conte com o aGrow, que foi feito para quem está entrando agora no agronegócio ou já é um expert no assunto.
Um abraço,
Amarildo Mororó
BOA TARDE! MEU FILHO QUER ABRIR UMA CASA DE AGROPECUARIA MAIS NAO TEM NENHUMA EXPERIENCIA ELE ESTA FAZENDO TECNICO MAIS EU SERA QUE NAO SERIA MELHOR ELE FAZER UMA FACULDADE DE ENGENHEIRO AGRONOMO ANTES TENHO MUITO MEDO DE ABRIR UM NEGOCIO PODE ME AJUDAR
Olá Adriana,
Obrigado pela audiência no blog da aGrow. Entendo sua preocupação, faz muito sentido. Porém, ter ou não graduação em agronomia não o desqualifica para essa empreitada. Vai depender muito do perfil do negócio que vocês vão ter. Por exemplo, se na loja que pretendem abrir, inicialmente não forem vender produtos agrotóxicos suas obrigações serão mais simples.
Ter conhecimento de rotinas e práticas de gestão administrativa, noções de marketing para divulgação de sua loja e produtos são tão essenciais quanto as outras habilidades citadas acima.
Procurar orientação de pessoas que trabalham na área a mais tempo aí na sua região pode ser de grande valia também.
Contar com um software específico e de fácil aprendizado também pode fazer toda a diferença, aí a aGrow tem muita experiência para lhes ajudar. Podem contar conosco.
Boa sorte na empreitada.
Amarildo Mororó
José Carlos Rodrigues
09/07/2018
Muito bom as informações.
Olha eu estou com planos de montar uma loja de aquárismo só nao sei como devo registrar o CNPJ se ele e o mesmo que o de uma agropecuária
Olá Igor,
Agradecemos por ler nossos artigos.
Sobre sua dúvida, creio que o ideal é você registar no CNAE específico para o aquarismo. O mesmo escritório contábil que irá lhe auxiliar na abertura da empresa, também vai lhe apresentar os CNAE's possíveis para o seu segmento.
Veja se o CNAE 4789-0/04 - COMÉRCIO VAREJISTA DE ANIMAIS VIVOS E DE ARTIGOS E ALIMENTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO pode ser ideal para você.
Mas, repito, seu contador vai lhe orientar da melhor maneira.
Espero ter ajudado.
Boa sorte e sucesso!
Amarildo Mororó
Fernando braga
02/05/2018
Boa tarde estou querendo adquerir uma loja agropecuária porem ela esta ruim no mercado o proprietário perdeu a clientela por motivos de separacao e queimou o ponto como eu poderia trabalhar e levantar esse ponto obrigado e aquardo a resposta
Olá Fernando,
Você tem um desafio grande pela frente.
Temos boas sugestões para lhe ajudar.
Entraremos em contato direto com você.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Eliane de Lima Homem
23/04/2018
Boa noite!
Estou dando o primeiro passo para abrir uma loja agropecuária. Venda de rações, ferramentas e utensílios agrícolas, artigos para pet, e foi válido este site. Já tenho a sala, internet, computador, móveis e vou iniciar a parte burocrática. Porém, estou com dificuldades de encontrar fornecedores, alguém que possa além de me fornecer, me ajudar com orientações justas. Alguém que não queira apenas me vender muito, mas que seja honesto. Tenho duas filhas cursando Medicina Veterinária. O que vocês poderiam me dizem e me orientar (me ajudar) em relação à tudo que falei?
Att
Eliane
Olá Eliane,
Que bom que nossos artigos lhe dão uma "luz" no conhecimento. É com curiosidade e persistência que se consegue aprender muito de um determinado assunto.
Se quiser bater um papo sobre o assunto, será uma satisfação compartilhar um pouco do que conhecemos.
Nosso telefone está disponível no site.
Bons negócios,
Amarildo Mororó
SANTA CRUZ DO ESCALVADO
11/04/2018
MUITO BOM , ESTOU COM UM CLIENTE QUE ESTÁ EM ABRIR UMA LOJA, E VOU PASSAR ESTAS RECOMENDAÇÕES PARA ELE. OBRIGADO-
Bom dia vamos abrir uma loja agropecuária,e somos leigos nessa área e temos uns 20.000.00 para investir.voce tem algum material que possa me ajudar.
Olá Letícia,
Obrigado por prestigiar o blog da aGrow.
Nos artigos abaixo, tem muita informação legal. Depois da leitura dos mesmos, o que acha de agendarmos um bate-papo por telefone para as dúvidas que tiver?
São eles:
COMO ESCOLHER ONDE MONTAR SUA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS
http://agrownegocios.com.br/blog/revendas/como-esc...
8 PASSOS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO NA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS
http://agrownegocios.com.br/blog/revendas/8-passos...
Além de outros disponíveis no nosso blog.
Vale a pena conferir!
Um abraço,
Amarildo Mororó
Austia Dayana Moreira Alves
06/02/2018
Olá boa tarde!
Sou Médica Veterinária recém formada, estou com planos de abrir uma loja agropecuária em uma cidade promissora, mas não conheço ninguém por la, estive viajando por lá para conhecer e gostei do lugar.
O que vocês podem me auxiliar diante disso?
Obrigada!
Olá Austia,
Empreender é sempre um grande desafio, principalmente em se tratando de Brasil. Parabéns pela iniciativa.
No campo estratégico, a localização da loja, os pontos de acesso são muito importante para seu sucesso. Conhecer os potenciais clientes e os principais concorrentes também lhe ajudarão muito. Já com relação as obrigações contábeis e fiscais, sugiro a orientação de um escritório de contabilidade com experiência em agropecuária.
Nós da aGrow, estamos prontos e preparados para lhe ajudar no cumprimento das obrigações e rotinas administrativas, comerciais e financeiras através de ERP aGrow, que foi desenvolvido especificamente para negócios como o que você almeja abrir.
No (34) 3241 - 4470 você poderá falar com um de nossos consultores para orientações sobre o software.
Um abraço e boa sorte na empreitada.
Amarildo Mororó
Eu quero saber se pra ter uma agropecuária precisa ter algum tipo de curso???
Olá Filipe,
Para qualquer atividade desenvolvida, é muito importante conhecimento e experiência. Na minha opinião, se foram adquiridos na prática ou em um banco de faculdade é irrelevante, é preciso ter conhecimento. Agora, para as obrigações de vendas de agrotóxicos ou medicamentos veterinários, é obrigatório um responsável técnico (Veterinário/Engenheiro agrônomo).
Um abraço,
Amarildo Mororó
Abel Nascimento Nunes
25/11/2017
Ao iniciar um negócio meu capital de giro tem que ser o mesmo do valor gasto com o estoque inicial?
Olá Abel,
Obrigado pelo comentário.
Capital de giro ou ativo circulante é o valor que a empresa dispõe para
custear e manter suas despesas operacionais do dia a dia.
É uma “reserva” de recursos de liquidez rápida, específica para as
necessidades da gestão financeira do negócio ao longo do tempo.
Mas como calculá-lo?
Há uma fórmula simples: CGL = AC – PC
Em que:
CGL – é o capital de giro líquido;
AC – é o ativo circulante (aplicações
financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos);
PC – é o passivo circulante (contas a
pagar, fornecedores, empréstimos…).
Exemplo:
CGL = AC – PC
CGL = 2.580,00 – 5.682,65
CGL = - 3.102,65
No exemplo acima, foi usado um valor menor para
as entradas em detrimento das saídas, pois na prática é o que acontece até você
alavancar suas vendas e turbinar seu caixa. Isto resultou em um valor negativo - R$ 3.102,65, que é a necessidade de capital de
giro para este mês.
Espera-se que com o passar do tempo, que sua empresa tenha mais valores a receber do que a pagar. Isto irá equilibrar a sua necessidade de capital de giro.
Mas atenção, como comentado acima, se o capital de giro líquido for negativo, você tem um problema a resolver para custear sua operação.
Já se for muito positivo, você pode estar falhando no controle de estoque, por exemplo. O que resulta em dinheiro parado e ainda afeta a lucratividade.
Como podemos perceber, administrar o
capital de giro do seu negócio significa avaliar o atual momento, as faltas e
as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por tomadas de decisões
em relação a compras, vendas e à administração do caixa.
Esteja sempre atento a
esses fatores, pois uma administração ineficiente afeta drasticamente o fluxo
de caixa da empresa.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Bom dia, dúvidas quanto a responsabilidade técnica, um biólogo ou engenheiro ambiental pode ficar responsável pelos serviços que exigem um responsável técnico na agropecuária?
Olá Douglas,
Agradecemos a audiência no site da aGrow.
Toda discussão sobre as responsabilidades técnicas atribuídas aos vários braços do agronegócio, sejam eles agrônomo, engenheiro agrônomo, florestal, ambiental, técnico agrícola, biólogos e outros tantos mais, gera assunto para muitos tribunais.
A legislação disponível no CREA/CONFEA é nacional, porém como na maioria das leis em vigor no Brasil, há margem para interpretações distintas, de acordo com a linha que o magistrado segue. Alguns estados da união, como o Paraná por exemplo, estão caminhando com passos adiantados para finalizar uma legislação justa (na minha humilde opinião) com relação à responsabilidade, recomendação e uso de agrotóxicos no estado. E que em um futura talvez não distante possa ser copiada e evoluída para todo o Brasil.
Minha sugestão é que procure o CREA de sua região e confirme com eles sobre sua dúvida. Pois, serão eles que o irão fiscalizar em sua empresa.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Carllapacheco80@gmail.com
21/10/2017
Otimo
Quero me informar melhor sobre o assunto. Ok.
18/08/2017
Me ajudem preciso me enterar sobre o assunto.
para revenda de medicação, precisa ter um veterinário na empresa, e engenheiro agrônomo precisa fazer parte do quadro de funcionários?
Olá Rosilene,
Nossa sugestão é que sempre conte com um profissional qualificado para desempenhar as funções específicas. Respondendo a sua pergunta, a importância deles se faz no momento da prescrição do medicamento ou defensivo. Ele será o "responsável técnico" da revenda, porém não necessariamente deverá ser funcionário (regime CLT), vocês podem ter um contrato de prestação de serviço por exemplo.
Espero ter contribuído.
Um abraço,
Amarildo Mororó
jarbas gomes souza
04/03/2017
sempre que tiverem novidades envie para nos ... e estamos contente por suas informaçoes.
PAULO AUGUSTO TEIXEIRA
22/01/2017
bom dia: qual o investimento hoje aproximado para abrir uma loja
Jorge Damião M de Freitas
17/01/2017
O tecnico em agropecuaria pode assinar para alguma coisa?
Olá Jorge,
O item IV do artigo 2º, da LEI Nº 5.524, DE 5 NOV 1968, descreve como uma das atribuições legais do técnico agrícola "dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;" entende-se então que o técnico agrícola está apto a assinar como responsável técnico na prescrição de uma receita agronômica, porém existe uma divergência muito grande sobre este assunto por parte dos engenheiros agrônomos. Neste caso, sugiro que você consulte o CREA de seu estado e em caso de negativa, sendo de seu interesse, recorra à justiça a fim de fazer valer o seu direito de exercer a profissão.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Aonde posso adquirir os produtos..
Olá Raquel,
Obrigado pelo e-mail.
Pode elaborar melhor sua pergunta?
Se achar conveniente, entre em contato comigo pelo telefone (34) 3241-4470, que podemos bater um papo e talvez lhe dar algumas dicas valiosas.
Abraço,
Amarildo Mororó
Jaíza Francisca Ribeiro Chagas
28/12/2016
GOSTARIA DE SABER SE É NECESSÁRIO TER CREA PARA TRABALHAR EM UMA LOJA AGROPECUÁRIA COMO AGRÔNOMO?
Olá Jaíza,
Obrigado por ler nossos artigos, que são elaborados com muito carinho para ajudar a elucidar dúvidas corriqueiras e trazer mais informação para o dia-a-dia do agronegócio.
Sobre sua pergunta, para exercer a profissão de engenheiro agrônomo é necessário ter feito o curso de graduação superior e estar registrado no CREA de seu estado. A lei nº 5.194, de 24 dezembro de 1966 regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências.
Então, se exercer esta atividade sem estar habilitado para tal, pode ser considerado "exercício ilegal da profissão" respondendo por contravenção penal.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Um abraço e feliz 2017
Amarildo Mororó
Vinicius ferreira de oliveira
14/11/2016
Quais documentos preciso para iniciar e onde conseguimos
para mim vender medicamento animal e agrotóxicos oque eu preciso ter ou fazer?
10/10/2016
para mim vender medicamento animal e agrotóxicos oque eu preciso ter ou fazer?
Olá Marcelo,
Para a comercialização de medicamentos veterinários e insumos agrotóxicos é necessário atender a algumas obrigações que variam de estado para estado.
Sugerimos que procure a orientação de um bom escritório de contabilidade, pois eles certamente poderão lhe auxiliar tanto nas obrigações contábeis e tributárias quanto no atendimento as obrigações dos orgãos reguladores.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Denilson Nunes
06/10/2016
Olá, eu estou abrindo uma loja pra comercialização de fertilizantes, e o CNPJ está a caminho, e a inscrição estadual também! Mas eu quero saber se eu já posso comprar e revender fertilizantes sem antes fazer o cadastro junto ao ministério da agricultura? E queria saber qual próximo passo , oque eu preciso para encaminhar esse cadastro ao ministério da agricultura? Att
Olá Denilson,
Parabéns pela iniciativa empreendedora.
Respondendo sua pergunta, Se você comercializar (comprar ou vender) sem o cadastro de CNPJ e IE e sem o respectivo registro para armazenamento e comercialização de agrotóxicos, você está infringindo a lei.
Sobre quais os próximos passos, sugerimos você se orientar com o seu contador, pois as exigências de documentos varia de um estado para outro. As vezes o IMA em MG exige um documento que é irrelevante na Agrodefesa em GO. E isso pode acontecer em vários estados Brasil afora.
Então, seu contador é o mais indicado para lhe auxiliar nesta demanda.
E não se esqueça, mesmo no começo da sua empresa você já vai precisar emitir receituário agronômico e atender algumas características específicas das revendas de insumos agrícolas. E ter um software de gestão que integra todas estas obrigações e necessidades pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio.
A aGrow surgiu para contribuir nos seus processos.
Desejamos sucesso nesta sua empreitada
Conte conosco,
Amarildo Mororó
olá, eu sou técnico em agropecuária e gostaria de saber se eu posso abrir uma empresa de assistência técnica na area, podem me ajudar?
Grato
Olá João Kleber,
Obrigado pelo interesse nos artigos publicados pela aGrow. Nosso
objetivo é cada dia mais contribuir para a capacitação pessoal dos
profissionais da área e a melhor gestão administrativa nas revendas de insumos
agrícolas e lojas agropecuárias.
Sobre sua pergunta, existe uma legislação nacional a
respeito do assunto. O item IV do artigo 2º, da LEI Nº 5.524, DE 5 NOV 1968,
descreve como uma das atribuições legais do técnico agrícola "dar
assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos
especializados;"
O correto é você consultar o CREA de seu estado e em caso de
negativa, sendo de seu interesse, recorrer à justiça a fim de manter seu
direito de exercer a profissão.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Oi boa tarde,gostaria de saber se eu abrir como Mei se é preciso ter contador.
Olá Vanessa,
Obrigado pelo interesse nos artigos da aGrow.
Sobre sua dúvida, fiz uma pesquisa rápida e no Portal do empreendedor (http://www.portalmei.org/contabilidade-mei/) e lá diz o seguinte:
De
acordo com a Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008,
que trata do microempreendedor individual – MEI,
com limite de faturamento em R$ 60.000,00 anuais, o microempresário dessa
categoria não é obrigado a contratar escritório de contabilidade, bem como está dispensado da contabilidade formal, não precisando escriturar
nenhum livro.
Contudo, o microempreendedor individual – MEI não deve trabalhar de maneira
desorganizada, devendo manter o controle do que compra, vende e quanto está
ganhando com seus serviços, pois é de extrema importância para que se mantenha
na categoria de MEI, o respeito ao limite de
faturamento.
Fonte: http://www.portalmei.org/contabilidade-mei/
Continue acompanhando nossos artigos. Lá você encontrará muitas informações importantes para quem deseja empreender no agronegócio.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Ola, eu estou cursando Zootecnia, e gostaria de saber se posso abrir uma loja agropecuária ?
Risonaldo Carlos
29/07/2016
Boa noite eu esto pretendendo abrir uma loja de material agricultar e produtos veterinários mas queria umas dicas de como começar, onde encontra fornecedor e como, sugestão de modelo do negocio do nome da loja tenho algumas experiencia no setor sou agropecuarista, minha formação acadêmica e técnico em contabilidade técnico em agropecuária, e tenho faculdade de administração de empresa
Olá,estou querendo montar meu próprio negócio é queria umas dicas oq preciso oq tenho que trabalha em cima essas coisas queria uma orientação, tenho conhecimento na área pois já trabalhei em lojas agropecuárias mais estou em dúvida se é um bom negócio,queria saber por onde começar,obg
Olá Maycon,
Sobre suas dúvidas, você precisa fazer um estudo sobre o perfil do mercado aí em sua região. Ter experiência no setor é fundamental.
Dê uma atenção especial à localização do ponto comercial; quem são seus potenciais clientes; de acordo com seu estoque e despesas fixas, qual valor você precisa reservar para capital de giro; mix de produtos com fácil aceitação em sua região e vários outros fatores que influenciam direta e indiretamente no sucesso de seu novo negócio.
Visite lojas já em funcionamento, converse com pessoas da área, tente conseguir um mentor (ou conselheiro) com experiência no ramo.
Um bom parceiro de negócios para lhe dar orientações mais próximas de sua realidade é o pessoal do SEBRAE de sua região.
Esperamos ter lhe dado um caminho para iniciar.
Um abraço,
Amarildo Mororó
Olá bom dia , pretendo futuramente abrir uma agropecuária e sou leiga nessa área, enfim qero saber como se faz para legalizar a empresa. OBRIGADO!!!
Bom dia Ionara,
O melhor caminho para fazer a "coisa" certa é contar com a assessoria técnica de um contador. Então nossa sugestão é que você procure um escritório de contabilidade. Certamente eles te ajudarão a cumprir todos os passos necessários para a abertura e manutenção de sua empresa.
Sucesso no empreendimento e quando precisar de um software para controlar as atividades, conte conosco.
Um abraço,
Amarildo Mororó
gostei so que preciso de mais esplicacao vou comecar o meu negocio e preciso de orientacao de pessoas que comecaram bem pequenos
Olá Fábio,
Fico muito satisfeito quando recebo mensagens de pessoas com disposição para empreender. Acredito firmemente que este é o caminho.
Temos muitas dicas nos artigos já publicados.
Uma outra dica que sempre sugiro é solicitar o apoio do pessoal do SEBRAE.
Continue acompanhando nossos artigos.
Amarildo Mororó
José Arnodson C. DE s. Campelo
05/06/2016
Desejo abrir uma loja agropecuária pequena, inicialmente, pois dar para injetar um capital de um mil real mensalmente. O aluguel do ponto é de 400,00 reais por mês e tenho 15,000 de capital inicial. A idéia é uma poupança forçada, tendo em vista a mão de obra inicial seré um parente desempregado que mora comigo.
Olá José
Obrigado por acompanhar nossos artigos.
Parabéns pela iniciativa empreendedora.
Lembre-se de se preparar, buscar conhecimento e ajuda de profissionais.
Sucesso,
Amarildo Mororó
Oi boa tarde pessoal eu me chamo Nonato sou vendedor em uma agropecuária aqui em Pacajá e eu gostaria de saber de vocês quanto eu precisava pra iniciar um negócio no ramo de agropecuária uma lojinha pequena pra começar Quanto Eu precisaria
Estou com excelente ponto e estou com uma verba pra investimento gira entorno de 30 mil gostaria de saber quais são os principais produtos que devo colocar na minha loja e quais são os produtos que preciso de uma licença pra venda
Olá
Ronan,
Que
bom que está disposto a empreender no ramo do agribusiness.
Cada
região possui características e necessidades próprias, então o melhor a fazer é
uma pesquisa de mercado. Quem são os potenciais clientes, quais culturas e qual
o tamanho da área que eles cultivam, quantos por cento destes clientes você
estima conquistar nos primeiros 6 meses, depois em um ano e por aí vai.
Uma
boa sugestão que sempre passo aos nossos colegas é para tentar contato com o
pessoal do SEBRAE de sua região, eles poderão lhe dar o suporte necessário para
organizar e gerir o seu negócio.
Parabéns
pela iniciativa.
Um
abraço,
Amarildo Mororó
Adeilto Jose Moreira
16/05/2016
Boa tarde eu estou no mercado já fazem 14 meses, porém estou tendo muita dificuldade em aumentar a variedade de produtos dentro da minha loja será viável fazer um emprestimo nesse momento para tal?
Olá Adeilto,
Obrigado pelo interesse em nossos artigos.
Se este é o momento para contrair empréstimo? Via de regra a resposta seria não, se levarmos em conta a escassez de chuva e as incertezas do cenário político e econômico brasileiro. Mas somente você fazendo uma análise crítica do mercado em sua região, da sua capacidade de endividamento mensal e principalmente de qual a projeção financeira que este empréstimo vai trazer de retorno para sua empresa é que tal decisão deverá ser tomada.
Saúde e bons negócios!
Amarildo Mororó
Joao Paulo Biadola
01/05/2016
Boa noite !! sou técnico agrícola e tenho vontade de abrir uma empresa de irrigação e adubação qual seria o custo pra abrir essa empresa sera que consigo os matérias a comodato com empresas fornecedoras .
Olá João Paulo,
Obrigado pelo contato.
Para responder sua pergunta existem algumas variáveis que precisam ser levadas em consideração. Como: custo de abertura da empresa; aluguel e mobilização do imóvel para a loja; tipo de produtos e quantidade de estoque a ser armazenada entre outras nuances que impactam direta e indiretamente neste valor inicial.
Como fazemos costumeiramente, nossa sugestão é você procurar o pessoal do SEBRAE mais próximo, ou se na sua região possui algum tipo de associação cooperativista com o objetivo de melhorar os subsídios necessários as revendas e e lojas agropecuárias a fim de profissionalizar e melhorar os resultados de cada um.
Boa sorte
Amarildo Mororó
Sou vendedor de um uma empresa de defensivos Bayer.
Mas sempre tive vontade de montar meu próprio negócio. Atendo meus clientes com vendas e assistência no campo. Será que pra abrir uma revenda de defensivo pequena preciso de muito dinheiro? É muito burocrático?
Att...
LUIZ CARLOS
Olá Luiz Carlos,
Obrigado pelo contato.
Se você acompanhar os comentários anteriores, já abordamos este assunto.
Esperamos que lhe seja útil.
Abraço,
Amarildo Mororó
Bom dia ,sou Eduardo..
meu interesse é abrir uma loja virtual e atender na os produtos direto no campo.
como faço?
Olá Eduardo,
Obrigado pelo comentário.
Esta não é uma dúvida só sua, diversas
pessoas nos procuram com pergunta semelhante. Como respondido em um comentário
anterior ao seu, não é comum trabalhar somente com a loja virtual. Via de regra, o
e-commerce é mais um canal de vendas de quem já possui uma loja física. Mas
isto não deve ser tratado por você como desqualificante. Em muitos casos, as
"exceções" são grandes cases de sucesso.
Acreditamos que tudo depende
basicamente de esforço/dedicação + disciplina + orientação técnica.
A todo
momento acompanhamos histórias de sucesso de pessoas e empreendimentos que até
se consolidarem eram tratados por muitos como sonho ou ilusão.
Se puder lhe dar uma dica, aí
vai: Estude a fundo este mercado, procure uma plataforma de comércio virtual
estável e tenha muita disposição para trabalhar.
Boa sorte no seu empreendimento.
Amarildo Mororó
ha necessidade de um veterinario na loja uma vez que vou montar uma farmacia veterinaria?
Olá Luiz,
Desde a década de 80, juristas
e advogados discorrem sobre esta demanda.
Alguns estados (UF's) são obrigados
por força de lei estadual e outros simplesmente deixam a decisão sob a
responsabilidade do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária). Algumas
empresas se apoiam nas decisões favoráveis de diversos estados da federação.
A defesa mais comum diz que:
“A empresa não deve se
inscrever nos quadros do Conselho Regional de Medicina Veterinária ou contratar
médico veterinário pelo fato de comercializar produtos agropecuários ou
medicamentos veterinários e rações, ainda que venda animais vivos, posto que
essa atividade não se insere no rol de competência do aludido profissional e
por contrariar o disposto no art. 1º da Lei nº 6.839/80. ”
As informações acima se aplicam à lojas agropecuárias, sugerimos que procure os
órgãos regulatórios de sua região e certifique-se que estará fazendo a coisa
certa.
Abraço,
Amarildo Mororó
Olá. Gostei do post e estou estudando como abrir uma loja de agropecuária. A dúvida onde encontrar fornecedores em Joinville, SC.
Olá Débora,
Que bom que pudemos lhe ser útil. Uma boa estratégia é participar de seminários, feiras e eventos do agronegócio em sua região. Fazer contatos é primordial.
Com esta simples ação junto a algumas estratégias comerciais você poderá ter as respostas que busca.
Continue nos acompanhando,
Um abraço,
Amarildo Mororó
Eu queria saber qual é o melhor ponto para abrir uma loja agropecuária.
Olá Ricardo,
Que bom que você se interessou pelos artigos publicados pela aGrow. Nosso objetivo é trazer sempre informação com qualidade e relevância para quem empreende ou quer empreender no agronegócio.
no blog da aGrow já publicamos um artigo fantástico sobre onde montar uma loja agropecuária.
Veja o artigo "Como escolher onde montar sua revenda de insumos agrícolas" no link: http://goo.gl/HNJu5t
Lá você encontrará dicas preciosas que lhe ajudarão a tomar a melhor decisão.
Um abraço,
Equipe aGrow
Boa tarde , gostaria de saber se para montar uma loja distribuidora de produtos específicos para controle de pragas urbanas seria o mesmo procedimento!
Olá Marcos,
Obrigado pelo interesse nos artigos da aGrow.
É muito importante observar que as dicas descritas no artigo são "referências" e de caráter orientativo, deve-se levar em consideração também e principalmente, alguns fatores regionais e obrigações da legislação da localidade em que você quer atuar. Então o mais prudente a ser feito é buscar orientação/informação nos órgãos de fiscalização e defesa sanitária de sua cidade.
Continue acompanhando nossos artigos. Sempre temos novidades.
Um abraço,
Equipe aGrow
ola .
Moro em uma cidade mineira que pra não falar 100% vamos dizer 90% sobrevive do agro negocio, e uma cidade de 13.000 abitantes e não tem nem uma loja especifica de agropecuária, ex: a cooperativa vende grãos, os produtos veterinários tem uma loja que o ramo dela e material de construção e outros produtos buscamos em cidade vizinha que a mais próxima e a 90 km, hoje tenho um empresa de topografia e representação de uma marca de nutrição animal, ai estou vendo essa possibilidade de negocio pois não tem nem uma e acho que e um bom negocio, mas o problema e que não sei como montar e achar fornecedores, como colocar preço nas coisas, na realidade sei que e um bom negocio mas não sei como colocar em pratica. espero que me ajude, obrigado.
Olá Markus,
Esta sua dúvida e mais comum do que se pode imaginar.
No blog da aGrow, já publicamos alguns artigos que podem servir como um direcionamento para esclarecer suas dúvidas.
no artigo sobre "8 PASSOS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO NA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS" disponível em http://goo.gl/pM3yY8 você terá algumas dicas preciosas.
Navegando pelo blog da aGrow, você encontrará outros artigos que poderão lhe ser úteis.
Boa sorte sempre,
Equipe aGrow
Larissa Ludimyla
11/03/2016
Boas dicas. ????????
edvaldo ferreira da silva
10/03/2016
gostaria de montar uma loja virtual de produtos agropecuaria seria possivel ?
Olá Edvaldo,
Respondendo a sua pergunta, não é comum trabalhar somente a loja virtual. Via de regra, o e-commerce é mais um canal de vendas de quem já possui uma loja física. Mas isto não deve ser tratado por você como desqualificante. Em muitos casos, as "exceções" são grandes cases de sucesso.
Acreditamos que tudo depende basicamente de esforço/dedicação + disciplina + orientação técnica. A todo momento acompanhamos histórias de sucesso de pessoas e empreendimentos que até se consolidarem eram tratados por muitos como sonho ou ilusão.
Se pudermos lhe dar uma dica, aí vai: Estude a fundo este mercado, procure uma plataforma de comércio virtual estável e tenha muita disposição para trabalhar.
Boa sorte no seu empreendimento.
Equipe aGrow
obrigado pela resposta, mi ajudo muito.
abraços
ola meus amigos, adorei todas as suas dicas, sou tecnico em agropecuaria, queria saber, por ser so tecnico eu posso abre uma loja agricola??
Olá Israel,
Obrigado pelo comentário.
Que bom que os artigos da aGrow estão lhe agradando. Nosso objetivo é cada dia mais contribuir para a capacitação pessoal dos profissionais da área e a melhor gestão administrativa nas revendas de insumos agrícolas e lojas agropecuárias.
Sobre sua pergunta, existe uma legislação nacional a respeito do assunto. Segundo o item IV do artigo 2º, da LEI Nº 5.524, DE 5 NOV 1968, descreve como uma das atribuições legais do técnico agrícola "dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e
equipamentos especializados;"
O correto é você consultar o CREA de seu estado e em caso de negativa, sendo de seu interesse, recorrer à justiça a fim de manter seu direito de exercer a profissão.
Um abraço,
Joaquim Gonçalo Neto
24/02/2016
Gostei das suas sugestões. Para mim tem mais coisas a analisar. Sou do RN e além disso localizado no Sertão.
Olá Joaquim,
Obrigado pelo contato.
Que bom que gostou das dicas. Se tiver mais algumas dicas e puder compartilhar conosco será enriquecedor.
É importante ressaltar que por vivermos em um país de proporção continental, cada região possui características e particularidades impares. Por isso é preciso fazer um estudo aprofundado sobre o que realmente pode fazer a diferença em sua loja.
Um abraço,
Boa noite, estamos fazendo levantamento de tudo para abrirmos uma loja agropecuária ( agregando laboratório e pet shop), e gostaria de receber o material de vocês para que possa me ajudar na realização desse sonho.
Obrigada!!!
Gostaria de montar uma casa de raça e jardinagem . Por favor gostaria de saber sobre o material e a sua disponibilização, grata.
Olá Eliza,
Obrigado pelo contato.
Por enquanto não temos nenhum material produzido sobre o assunto que você abordou.
Anotamos sua solicitação como sugestão de pauta.
Continue acompanhando nossos artigos.
Um abraço,
Manoel Mariano Mendes
06/02/2016
Estamos fazendo pesquisa de mercado, para abertura de uma loja agropecuaria, tenho 2 pessoas com experiencia no ramo.
Lendo as perguntas e resposta, interessei em receber o material que irão disponibilizar.
Desde já, obrigado.
Olá Manoel,
Agradecemos o interesse nos conteúdos produzidos especialmente para empreendedores e estudiosos como você, que querem cada dia mais estar alinhado com as oportunidades do mercado de agronegócio.
Seu contato já está anotado para o envio de novos artigos que estamos produzindo.
Um abraço,
Boa tarde.
Eu e um amigo estamos pensando em abrir uma loja agropecuaria !
queria -mos saber se com uns 60 mil da para fazer algo bacana!
No começo vai ser algo pequeno mais funcionando ! tenho noção de vendas, mais não muita de compras, queria saber que passos dar no inicio na escolha de parceiros na divulgação e no contato com clientes ! mais a duvida maior é como começar !
Desde já muito obrigado pela atenção !
Bom
dia Flávio,
Obrigado
pelo interesse nos artigos da aGrow.
Sobre
suas dúvidas, é necessário um estudo aprofundado sobre o perfil do mercado aí
em sua região. Experiência no setor é fundamental. É importante também dar
atenção à localização do ponto comercial; quem são seus potenciais clientes; de
acordo com seu estoque e despesas fíxas, qual valor você precisa reservar para capital
de giro; mix de produtos com fácil aceitação em sua região e vários outros
fatores que influenciam direta e indiretamente no sucesso de seu novo negócio.
Visite
lojas já em funcionamento, converse com pessoas da área, tente conseguir um
mentor (ou conselheiro) com experiência no ramo.
Um
bom parceiro de negócios para lhe dar orientações mais próximas de sua
realidade é o pessoal do SEBRAE de sua região.
Esperamos
ter lhe dado um caminho para iniciar.
Um
abraço,
Izadora Caroline
25/01/2016
Gostaria de receber também se possível o material que será disponibilizado ou ser avisada quando estiver pronto. Estou prestes a sair da graduação e tenho planos de abrir um negócio. Quero fazer um estudo aprofundado antes. Obrigada.
Adailton Oliveira
13/01/2016
Boa tarde !
Venho através desta buscar informações, pois pretendo montar uma casa de ração e medicamento e gostaria de saber qual a dificuldade em abre uma loja assim ? e quantos eu gasto em media para abre uma loja.
Atenciosamente;
Adailton Oliveira
Olá senhor Adailton,
Nas nossas andanças pelo Brasil afora visitando nossos clientes sempre ouvimos um comentário ou outro a respeito das dificuldades e complicações. São variáveis que precisam ser vistas e acompanhadas a todo momento. do planejamento para a abertura de seu futuro negócio, às rotinas do dia-a-dia. Tais variáveis serão sua companhia em toda sua jornada. Mas se fosse fácil, qualquer um faria não é mesmo?
Também ouvimos muitos relatos positivos de empreendedores que estão se saindo bem na sua luta diária.
O material que disponibilizaremos nos próximos dias, poderá ser um bom aliado para lhe ajudar a responder estas perguntas. Assim que for publicado, enviaremos para o seu e-mail cadastrado.
Um abraço,
claudilei dos santos neves
06/01/2016
Boa tarde !!! Eu ja trabalhei no ramo de agropecuário uns 3 anos ,e tenho uma duvida ...com media de r$ 150,000,00 e suficiente pra mim amontar uma loja agropecuária bacana?e qual seria o meu primeiro,segundo e terceiro passo? obg .
giovane ferreira
01/01/2016
Quero abrir uma agropecuaria em uma cidade do interior mas pra começo tenho pouco recurso queria saber em que investir para que eu tenha giro pra ir investindo mais
Olá Giovane,
Parabéns pelo espírito empreendedor. Ficamos muito felizes pelo seu interesse nos nossos artigos.
Estamos preparando um material auxiliar (inclusive com planilhas) que ficará disponível nas próximas semanas.
Nos comprometemos a lhe enviar este material logo que ficar pronto. até lá, aproveite outros artigos disponíveis no nosso blog.
Um abraço.
Onde acho pessoa adequada pra me ajudar a montar um plano de negócio para montar uma loja voltada pra grandes animais Equinos e Bovinos?
Att,
Olá Guilherme,
Agradecemos o contato.
Empreendedores de sucesso concordam que ninguém melhor do que você a pessoa indicada para montar o seu plano de negócios, pois certamente vai lhe fazer pesquisar e conhecer informações que se terceirizadas podem comprometer o sucesso de seu novo negócio.
Mas, se ainda assim você quiser a "ajuda" para construir seu plano de negócio, sugerimos que consulte o pessoal do Sebrae de sua região. Lá sempre tem gente com boas idéias para ajudar.
Um abraço e feliz ano novo!
Amarildo
amarildo@agrownegocios.com.br
Tarcis Oliveira
14/12/2015
Boa tarde, estou com projeto de abrir uma loja voltada principalmente para a pastagem (gado de engorda), como consultoria de manejo, analises quimicas do solo, tudo em função do crescimento acelerado do "capim". Minha duvida é, se preciso do eng. agronomo no local em todo o expediente ou só em campo? Outra dúvida, para vender adubos, visando as atividades acima, preciso de quais autorizações ?
Olá Tarcis,
Obrigado pelo interesse
nos artigos do blog da aGrow. Torcemos para que eles sejam uma referência útil
na sua busca pelo conhecimento.
Sobre suas perguntas,
via de regra a presença do agrônomo se faz necessário no caso de comercialização de
agrotóxicos, que são produtos obrigados a ser vendidos somente com o
receituário agronômico assinado pelo agrônomo responsável pela empresa.
Para a comercialização
de insumos agrícolas, inclusive adubos sugerimos que consulte Decreto n.º
98.816, de 11/01/1990 do Ministério da Agricultura.
Sugerimos também que consulte
os órgãos de regulamentação e fiscalização ambiental e o CREA de sua cidade, pois existem algumas obrigações que são regulamentadas pelo estado ou
município.
Um abraço,
Amarildo
amarildo@agrownegocios.com.br
Boa tarde. Aonde consigo as normas técnicas?
Olá Jorge,
Obrigado pelo interesse nos artigos disponibilizados no blog da aGrow. Um dos principais decretos que norteiam as bases para o manuseio, comercialização e armazenagem de agrotóxicos é o Decreto nº 98.816 de 01 de Fevereiro de 1990 que "Regulamenta a Lei nº 7.802, de 1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências."
Sugerimos também que consulte os órgãos de regulamentação e fiscalização ambiental e o CREA de sua cidade, pois existem algumas obrigações que são regulamentadas pelo estado ou município.
Boa leitura,
Amarildo
amarildo@agrownegocios.com.br