6 dicas para melhorar os resultados de seu agronegócio

27/01/2021 - Revendas

Um dos grandes desafios do gestor de uma revenda agrícola ou loja agropecuária é conseguir crescer de forma rápido e estruturada. O número de lojas abertas nos últimos anos só aumenta, porém muitas fecham antes de 2 anos ou vivem estagnados no mercado por falta de uma boa estratégia.

Neste artigo, elencamos algumas dicas para ajudar a melhorar os resultados de sua revenda de insumos agrícolas. Seguindo estas dicas sua jornada poderá ser mais leve e promissora.

Vamos a elas!

Tenha metas e processos definidos (e os siga)

Saber onde se quer chegar talvez seja a tarefa mais fácil de uma definição de meta. Mas sem uma data final, um plano de ação e um caminho a trilhar, você ainda está na fase do sonho.

Segundo os “bons pensadores” a diferença entre o sonho e a meta é exatamente partir do desejo para a prática. Quais passos devo seguir, em determinado tempo, utilizando tais e tais recursos, que me permitirão conquistar o meu desejo. Pronto, agora virou meta.

É importante ter em mente que para o sucesso das ações definidas é vital seguir processos e medi-los e se você ainda não tem clareza sobre os processos em sua empresa, como medir? Como saber que estou mais próximo de meus objetivos?

Então, mãos à obra. Passo 1, metas. Passo 2, processos. Vai dar trabalho, mas vale muito a pena.

Faça uso de planejamento financeiro (e o ponha em prática)

O primeiro passo para quem quer cumprir uma meta é ter consciência de sua situação financeira, seja na sua vida pessoal ou na sua empresa. E para que o processo flua com naturalidade, ter organização é uma das exigências básicas para um bom planejamento financeiro.

A boa notícia é que um controle financeiro simples pode ser o ponta pé inicial para você criar o hábito de se planejar. Pode ser feito inclusive usando uma caderneta, onde são apontadas suas receitas e despesas. “Bora” começar?

Alinhe as estratégias da empresa com toda equipe (propósitos motivam mais que metas)

Não se vive o sonho dos outros. Para que haja engajamento verdadeiro em busca das metas da empresa é importante que toda a equipe esteja alinhada com os objetivos propostos.

A fim de facilitar esta aceitação coletiva, envolver pessoas chaves no momento da definição das metas facilitará muito a adesão verdadeira de todos. O propósito (porque estou fazendo isso) deve ser trabalhado continuamente. Este é um passo muito importante para o alinhamento das expectativas e da confiança!

Capacite sua equipe (conhecimento é fundamental)

Sabemos que o conhecimento é o principal elemento que torna sua Agro Revenda competitiva e inovadora. Devemos observar e descobrir os Gaps de conhecimento e capacitar onde for necessário. Treinamentos, lives, mentorias, manuais de procedimentos são artifícios que elevam o nível profissional de sua equipe.

Implemente metodologias certas (um processo bem elaborado evita erros)

Com uma metodologia definida, existe um controle maior de recursos e tempo. Isso porque são os processos e métodos que darão um caráter consistente. Um procedimento padrão permite identificar erros e evita que sejam replicados. O importante é que a metodologia adotada atenda às necessidades da empresa e produza os resultados desejados.

Invista em tecnologia (ferramentas de gestão otimizam muito o trabalho)

Se é para escolher uma ferramenta de gestão, que ela atenda todas as etapas do seu agronegócio. A partir da implementação da tecnologia certa, metade da batalha está ganha. Um software de gestão que “fala a sua língua”, uma solução completa, ajuda na automação dos processos, reduz o tempo de trabalho mitigando as possibilidades de erro humano.

Através da tecnologia correta, os processos melhoram e o fluxo de informação dentro da empresa também. Um software de gestão específico para o agronegócio (Revendas de insumos agrícolas e lojas agropecuárias) disponibiliza funções que permitem a você realizar suas atividades com mais agilidade e qualidade. Os erros e as falhas são reduzidos, pois tudo é programado e organizado.

E você? Como faz a tecnologia trabalhar a seu favor? Deixe um comentário, compartilhe sua experiência conosco.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Produtos do agronegócio terão que usar o CEST na NFe e no cupom fiscal eletrônico. Prepare-se

08 junho, 2016 - Revendas

De acordo o com o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) o CEST entrará em vigor no dia 1º de outubro próximo. Saiba neste artigo o que é o Código Especificador da Substituição Tributária e sua utilidade. Acompanhe!

LEIA MAIS

Força de vendas - dispositivos móveis para o agronegócio

07 agosto, 2018 - Revendas

Dispositivos móveis fortalecem a produtividade do trabalho nas revendas de insumos agrícolas melhorando o desempenho da equipe de vendas e trazendo melhores resultados para seu agronegócio.

LEIA MAIS

Devo me preocupar com a nova NFe 4.0?

02 julho, 2018 - Revendas

Toda vez que o Fisco libera uma evolução de versão da nota fiscal eletrônica, muita gente perde o sono. Com a leitura deste artigo, você verá que tomando alguns cuidados, não a com que se preocupar. Boa leitura

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA