7 indicadores de resultado mais importantes para uma revenda de insumos agrícolas

23/05/2015 - Revendas

Ter uma gestão bem organizada significa ter indicadores de resultado que reflitam a performance da revenda de insumos agrícolas no mercado e possam direcionar ações e estratégias para o aumento do potencial de vendas do negócio. Sem esses indicadores de resultado, fica difícil saber se a revenda de insumos agrícolas é lucrativa, se está com uma boa saúde financeira e se atende aos requisitos mínimos de bom atendimento e fornecimento de insumos aos produtores rurais.

Para que a estratégia da revenda de insumos agrícolas seja efetiva, a definição dos indicadores de resultado não pode ser aleatória, ela deve ser pautada em objetivos de negócio e metas factíveis e realistas, o que nem sempre é fácil determinar. Contudo, existem alguns indicadores que são o reflexo de toda a operação, ou seja, são essenciais, e não devem ser deixados de lado. Veja quais são eles:

Faturamento

O indicador de faturamento revela quanto a revenda de insumos agrícolas está arrecadando mensalmente e permite saber se esse valor é suficiente para dar conta de todas as despesas e ainda gerar sobras para reinvestimento em estoque, tecnologia ou outras melhorias.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o controle de entradas e saídas da revenda de insumos agrícolas, ou seja, quanto ela gasta e quanto recebe, sendo um dos indicadores de resultado mais importantes para o empreendedor, já que revela se a revenda está operando no azul (com dinheiro em caixa) ou no vermelho (sem dinheiro).

Volume de vendas

O volume de vendas é um indicador de resultados importante porque demonstra a quantidade de mercadorias comercializadas em determinado período de tempo e auxilia o dono da revenda de insumos agrícolas a planejar o seu estoque para que não haja sobra nem falta de mercadorias.

Ticket médio

Saber quanto cada produtor rural gasta, em média, na sua revenda de insumos agrícolas ajuda na previsão de entradas para os meses seguintes e na estruturação de estratégias de marketing para aumentar as vendas e o faturamento.

Custo da atividade

O custo total que o dono da revenda de insumos agrícolas tem para manter o negócio em funcionamento é um dos indicadores de resultado que contribuem para um melhor planejamento, já que, a partir desses dados, é possível buscar alternativas para reduzir os custos e aumentar a competitividade.

Margem de lucro

A margem de lucro é quanto o dono da revenda de insumos agrícolas ganha sobre o custo efetivo total dos insumos vendidos. É com a margem de lucro que ele conta para gerar a riqueza necessária para pagar os gastos com a atividade e reinvestir em melhorias para o seu negócio.

Um software de gestão que analisa o preço de venda e os descontos concedidos em tempo real, retornando o resultado conforme definição de margem de lucro pode ser um diferencial na elaboração de uma venda sadia que se traduz em resultados positivos.

Perdas e quebra de estoque

Nenhum estoque está livre de perdas e quebras, que correspondem a produtos vencidos, desperdiçados ou perdidos. Esse custo deve ser o mínimo possível para que a revenda de insumos agrícolas não saia perdendo, por isso a mensuração desses indicadores de resultados se faz necessária para controlar o percentual de perdas e quebras a fim de minimizá-las.

Mais uma vez destacamos a importância de utilizar um software de gestão que permita controlar o lote, o prazo de validade e o local de armazenamento dos produtos. Sugerindo no momento da venda a indicação de produtos com prazos próximos ao vencimento.

Ao estabelecer os indicadores de resultado da sua revenda de insumos agrícolas, não se esqueça de considerar essas dicas! Também não fique preso somente a esses indicadores, existem outros que podem aumentar ainda mais sua percepção sobre o seu negócio!

Quais indicadores de resultado você tem usado na sua revenda? Tem dúvidas sobre algum deles? Deixe aqui o seu comentário e conte para nós!

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