A importância de uma consultoria contábil nas revendas de insumos agrícolas

09/05/2015 - Revendas

Atuar no agronegócio é trabalhar em meio a perspectivas otimistas ainda que a economia nacional, de um modo geral, não viva sua melhor época. Cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam um crescimento do setor em 3,8% para 2015, quase a mesma porcentagem de crescimento do ano anterior. Por isso, administrar com eficiência uma empresa dentro desse mercado significa ter grandes chances de desenvolver mais os negócios e obter lucro.

A contabilidade já pode ser vista como parte de uma gestão estratégica. Assim sendo, a importância de uma consultoria contábil fica comprovada, visto ser imprescindível ter uma orientação para identificar e solucionar questões da dinâmica contábil e, dessa forma, dar suporte confiável às decisões dos gestores e donos de revendas de insumos agrícolas. Confira como a consultoria contábil tem, cada vez mais, representado um serviço de suma importância aos atuantes no mercado do agronegócio:

Dar apoio aos gestores e donos de revendas de insumos agrícolas

A possibilidade de ocorrência de erros dos mais variados tipos é um fato com o qual os gestores têm que conviver diante da tarefa administrativa. Uma consultoria contábil pode ser útil para proporcionar uma segunda opinião e orientar o caminho mais adequado para trabalhar os desacertos.

Suprir essas necessidades gerenciais é um passo para a melhoria da eficiência administrativa, mas não é só isso. Na verdade, o suporte de uma consultoria vai trazer mais segurança à execução dos processos contábeis, permitindo que sejam feitos relatórios e análises mais confiáveis e que sirvam de pano de fundo para a tomada de decisão por parte dos gestores do negócio.

Tanta segurança torna a contabilidade menos caótica, mais dinâmica e isso culmina em mais tempo para atender melhor os produtores, realizar planejamentos ou estudar outras estratégias para o crescimento do negócio.

Possibilidade de lidar com questões específicas

O agronegócio possui particularidades que exigem atenção. É o caso do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que regulamenta essa área econômica e garante o fornecimento de informações valiosas para que os gestores acompanhem como se dá o cálculo de valores justos para os produtos agrícolas.

Necessidades assim podem ser geridas com maior eficácia quando se recorre a uma consultoria. Isso porque assessorias contábeis especializadas no agronegócio operam a partir de software com plena capacidade para atender algumas das principais CPCs relacionadas ao agronegócio, contribuindo para maior transparência das empresas do setor.

Impacto sobre os resultados atuais e futuros

É certo que os resultados de um direcionamento bem proposto operam mudanças imediatas e visíveis, porém, a incorporação de boas práticas contábeis pressupõe continuidade e é isso que vai proporcionar resultados por todo o percurso futuro de desenvolvimento da revenda de insumos agrícolas.

Rever procedimentos é essencial, mas para atuar com sucesso sobre eventuais pontos críticos é interessante contar com a ajuda de especialistas. Daí a importância de uma consultoria contábil que abra caminhos, oriente e elimine dúvidas, trazendo resultados a curto e longo prazo.

Oportunidade para identificar as necessidades da organização

Aprimorar um processo implica procurar por aquilo que não funciona bem, localizando e reconhecendo erros que muitas vezes ficam ocultos na própria rotina de uma revenda de insumos agrícolas. Além da revisão das formas de conduta, uma consultoria vai identificar todas as necessidades contábeis e financeiras da organização a fim de recomendar processos que sejam mais benéficos ao desenvolvimento equilibrado do negócio.

Para otimizar ações é preciso realizar análises inteligentes, pois é a interpretação dos resultados que determinará as mudanças. Esse é um papel que a consultoria contábil pode executar dentro de uma empresa do ramo do agronegócio, considerando as necessidades especiais que esse tipo de estabelecimento possui.

Ignorar documentações necessárias ao manuseio de produtos agrícolas, não planejar o pagamento de tributos, entre outras transações, podem incorrer em irregularidades que comprometem o futuro da organização.

É muito importante dar passos adiante à internalização de um processo de gestão eficiente que perdure e, sobretudo, que sirva de base para decisões mais seguras e bem fundadas dos gestores e donos de revendas de insumos agrícolas. Até mesmo pela transparência que uma consultoria pode trazer para a contabilidade dessas revendas.

Então, em um segmento com grande variedade de produtos e particularidades tributárias, uma consultoria contábil especializada neste mercado, pode ser o diferencial de sua revenda de insumos agrícolas.

Ainda tem dúvidas sobre os benefícios de um serviço dessa natureza para sua revenda de insumos agrícolas? Comente, participe e compartilhe sua opinião conosco!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Ajuste preços de produtos agrícolas na sua loja agropecuária sem perder clientes

14 agosto, 2015 - Revendas

Precisa aumentar o preço dos produtos da sua loja agropecuária e está se perguntando se é possível fazer isso sem que o produtor sinta muito incômodo? Com as soluções corretas, essa situação pode ser contornada!

LEIA MAIS

Tudo que você precisa saber sobre equipamentos de proteção individual na agricultura

27 novembro, 2015 - Revendas

Veja os principais pontos relativos ao uso dos EPI’s para evitar equívocos na utilização desses equipamentos.

LEIA MAIS

Motivos para começar a investir em filiais

10 maio, 2015 - Revendas

Veja alguns motivos para pensar em investir em filiais e, quem sabe, expandir o seu negócio!

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA