As vantagens do uso da mobilidade no agronegócio

17/06/2016 - Revendas

Novas ferramentas tecnológicas são essenciais para o desenvolvimento da cadeia de abastecimento agrícola. A adoção de dispositivos móveis no agronegócio pode transformar processos e operações além de desenvolver modelos de negócios mais produtivos e rentáveis. Estima-se que até o final de 2016 existam mais dispositivos móveis do que pessoas no planeta. Essa previsão inclui não apenas os telefones celulares (que cobrem 45% da população mundial), mas também dispositivos como smartphones e tablets. O crescimento das novas tecnologias, o aumento da manipulação e automação de dados e o mercado global tão competitivo fazem com que as revendas agrícolas evoluam cada vez mais para a mobilidade. No post de hoje, vamos falar sobre algumas vantagens do uso da mobilidade no agronegócio. Acompanhe.

Relacionamento com o produtor

Dispositivos móveis fortalecem a produtividade do trabalho dos agrônomos e técnicos agrícolas. E o seu uso é ideal para tarefas básicas ou avançadas. Os agrônomos podem usá-los para diversas tarefas, tais como CRM (relacionamento com o cliente), histórico de consumo do produtor, gestão de pedidos, controle de estoque, consulta a dose e aplicações de produtos além de registrar as visitas técnicas. Portanto, é essencial que os distribuidores agrícolas adaptem o uso de tablets e smartphones como uma ferramenta de gestão e produtividade para sua equipe de vendas.

Conectividade

Com o uso de dispositivos móveis os agrônomos não terão que se preocupar em carregar cadernos para tomar notas, lista de preços, lista de estoque, folders e outros. Os dispositivos móveis são muito fáceis de transportar devido ao seu pequeno tamanho, característica que faz com que esses dispositivos sejam ideais para o agronegócio. Os dispositivos móveis atuais oferecem uma experiência rápida e agradável, além de conectividade 3G, capacidade esta que permite que a equipe de vendas use tanto smartphone quanto o tablet inclusive para fazer e receber chamadas. Alguns dispositivos também suportam a mais recente tecnologia 4G, que está sendo implementada no Brasil e é 10 vezes mais rápida do que a anterior.

Um ponto importe para ressaltar é que o aplicativo utilizado pela revenda agrícola deve "rodar" 100% offline, ou seja, deve funcionar mesmo sem conexão com internet, pois na grande parte do tempo o agrônomo estará no campo, onde ainda temos pouca conexão.

Acesso a muitos produtos em um só lugar

Os aplicativos mobiles são perfeitos para trabalhar em movimento e facilitam o acesso remoto. Embora dispositivos móveis ofereçam teclados bastante potentes e telas sensíveis ao toque, também é possível falar todo o diagnóstico e automaticamente o aplicativo registrar todo conteúdo de uma visita técnica, sem precisar digitar, além das fotos e do registo das coordenadas (GPS) onde o agrônomo andou na propriedade, tudo isto gera um histórico ainda mais completo. Estes recursos são excelentes para distribuidores que preocupam em apresentar o resultado no final de cada safra ao produtor rural.

Consultar um diagnóstico, indicar um produto, verificar o estoque, tirar o pedido, imprimir este pedido na própria fazenda e o produtor assinar, tudo na hora, no campo! Não é fantástico? E sua revenda já usa mobilidade para agilizar o seu agronegócio? Comente com a gente e não deixe de acompanhar o nosso blog!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

As vantagens da terceirização contábil

28 outubro, 2020 - Revendas

Optar por uma contabilidade especializada no agronegócio e que está em constante atualização pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso financeiro da sua revenda.

LEIA MAIS

5 sinais de que você está usando o Excel de forma errada na gestão da sua loja agropecuária

13 novembro, 2015 - Revendas

Geralmente, as planilhas de Excel são usadas para analisar as informações de maneira simples nas revendas. Mas será que elas são tão confiáveis assim? Saiba a resposta neste artigo.

LEIA MAIS

Você está perdendo dinheiro no estoque da sua loja de produtos agropecuários?

18 dezembro, 2015 - Revendas

A gestão de estoque é uma tarefa desafiadora nas lojas agropecuárias, devido à grande variedade de produtos. Veja neste post alguns fatores que podem causar perda de dinheiro no estoque e saiba como evitá-los.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA