Como definir um modelo de gestão para a sua revenda de insumos agrícolas

29/06/2015 - Revendas

Todo empreendedor procura pelo melhor modelo de gestão para sua empresa, pois é através dele que se pode obter lucros e expandir sua atuação no mercado de trabalho. E são diversos os modelos de gestão que podem ser implementados na sua revenda de insumos agrícolas. Então, como escolher o melhor para o perfil do seu negócio?

Vale lembrar que cada revenda de insumos agrícolas é específica e precisa ser analisada e estudada antes da implementação do modelo de gestão. Por sua vez, esse modelo também possui características próprias, que devem ser utilizadas sempre, independente do tipo de revenda que você administra.

Como deve ser o modelo de gestão para minha revenda de insumos agrícolas?

Primeiramente, o modelo de gestão deve ter uma liderança comprometida, sempre buscando a excelência dos seus serviços. Produtos de qualidade levam o produtor rural a confiar na revenda, fazendo com que ela se destaque e possua qualidades que seus concorrentes não têm. Por isso, é importante que essa liderança seja capaz de direcionar com eficácia sua revenda de insumos agrícolas para o sucesso, sem deixar de levar em consideração a sustentabilidade e a satisfação do produtor rural, que garantem a sobrevivência da mesma.

A gestão da sua revenda deve sempre estar atenta às mudanças que ocorrem no mercado consumidor, buscando por conhecimentos e informações que possam nortear as tomadas de decisão. Com isso, a revenda poderá mostrar como as tarefas devem ser realizadas, garantindo que os funcionários realizem suas funções corretamente.

Mas qual o modelo ideal de gestão?

O modelo de gestão ideal não possui uma descrição exata de como deve ser implementado, com uma solução única de como resolver os problemas da revenda de insumos agrícolas e atingir o sucesso. Não é possível, aliás, encontrar uma única forma para os problemas de uma empresa, pois tudo depende da complexidade do problema. Somente conhecendo-se a questão, a gestão poderá utilizar técnicas e estratégias para encontrar a melhor solução possível, levando sempre em consideração a sobrevivência da sua revenda de insumos agrícolas e a satisfação do produtor rural.

Conheça o MEG

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) pode ser implementado em qualquer tipo de organização e possui características próprias que poderão auxiliar os líderes da sua revenda de insumos agrícolas. Como já dissemos anteriormente, os modelos de gestão não são receitas de bolo a serem seguidas: eles servirão como orientação para o líder da revenda tomar decisões e encontrar soluções para os diversos tipos de problemas.

Vale ressaltar que existem alguns fundamentos de excelência que devem ser utilizados para a implementação do modelo de gestão MEG em sua revenda de insumos agrícolas. Entre eles estão o pensamento sistêmico, onde a revenda precisa entender qual o tipo de relação existe entre os seus diversos setores e com o ambiente externo; a cultura de inovação, que está relacionada ao estabelecimento de um ambiente favorável ao surgimento de novas ideias; a responsabilidade social, que é a relação ética estabelecida entre os diversos produtores rurais com os quais a revenda se relaciona; e o desenvolvimento sustentável, sempre em busca da preservação do meio ambiente.

É importante lembrar que essa proposta é apenas uma dica, mas são diversos os modelos que podem ser implementados em sua revenda de insumos agrícolas. Alguns utilizam softwares de gestão modernos, que fazem com que o processo dos líderes seja mais rápido e realizado com maior precisão. Por isso, não deixe de pesquisar!

E você, já pensou em implementar um modelo de gestão em sua revenda de insumos agrícolas?

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Você sabe como fidelizar os clientes da sua revenda agrícola

07 fevereiro, 2020 - Revendas

Conquistar novos clientes é muito mais caro e oneroso do que manter um cliente atual. Esta verdade é difundida aos quatro ventos, mas ainda é um mistério para muitos empresários. Pensando nisso criamos este artigo com algumas dicas úteis. Acompanhe.

LEIA MAIS

Como controlar o estoque da sua revenda de insumos agrícolas

20 maio, 2015 - Revendas

Vamos te ensinar como controlar o estoque de maneira mais objetiva, com ações simples e de fácil aplicação. Vamos lá?

LEIA MAIS

Como se livrar das planilhas financeiras no mercado de agronegócio

03 maio, 2015 - Revendas

Nós vamos te ajudar a usar a tecnologia a favor do seu negócio e trazer mais praticidade à rotina da sua revenda de insumos agrícolas. Confira como se livrar das planilhas financeiras do agronegócio.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA