Como o produtor rural escolhe seus fornecedores de insumos
Se tratando de fornecedores de insumos agrícolas, conhecer as crenças, os objetivos e as necessidades do consumidor são os principais meios para atrair e reter clientes. Saiba mais!
15/05/2015 - Revendas
Conhecer os fatores que motivam as
relações de interesse comercial entre fornecedores, distribuidores de insumos e
produtores rurais é imprescindível para conseguir desenvolver estratégias
eficazes que gerem resultados positivos para as partes envolvidas, tirando o
máximo proveito dos esforços envolvidos.
O comportamento de compra do produtor
rural é tema de pesquisas e já foi abordado por vários estudos, fundamentados
em relatórios objetivos. Isso porque, em se tratando de fornecedores de insumos
agrícolas, conhecer as crenças, os objetivos e as necessidades do consumidor
são os principais meios para atrair e reter clientes, atendendo às suas
demandas e trazendo mais rentabilidade para as transações.
Fatores
influenciadores
A escolha do produtor rural pelo
fornecedor de insumos é regida por fatores determinantes como:
conveniência/localização, qualidade de atendimento ao cliente/informação (ou
mesmo capacidade de resposta e acompanhamento), preço, desempenho do produto
(durabilidade, por exemplo) e apoio (conformidades de entrega, resolução de
eventuais problemas).
Através da segmentação dessas variáveis
é possível discutir as implicações que operam na decisão de compra para
descobrir quais diferenciais o fornecedor precisa apresentar para conquistar
seus clientes.
Independente do tipo de mercadoria
agrícola que seja fornecida — sementes, defensivos químicos, alimentos para
criação animal, itens para manutenção da sanidade nas criações, etc —, é
possível criar um pacote de produtos ou serviços que atenda objetivamente a um
grupo de clientes específico.
O que os clientes
desejam
Como é de se esperar, os produtores
rurais podem variar a sua decisão de compra conforme as categorias dos produtos
envolvidos. Esse fato indica que é preciso ainda mais atenção por parte dos
fornecedores de insumos na elaboração de uma estratégia de marketing sob medida
para cada categoria de produto.
Se, por exemplo, o cliente é
influenciado pela informação a respeito de um produto, o varejista deve, por
sua vez, investir no treinamento dos profissionais de venda para que sejam
capazes de oferecer um aconselhamento confiável ao cliente, que dê conta de
sanar as dúvidas e evidenciar as vantagens do item.
Já no caso do produtor rural prezar
pela reputação de uma mercadoria, cabe ao fornecedor verificar a credibilidade
que o negócio construiu diante da comunidade e investir no desenvolvimento
positivo dela, caso seja necessário. Para a hipótese de o cliente ter a decisão
de compra influenciada prioritariamente pelo preço, é fundamental elaborar
pacotes de produtos que tragam preços mais acessíveis e atrativos.
Há também os produtores rurais que se
importam primordialmente com a integridade das transações nos negócios. Para
esses, é fundamental enfatizar que a força de vendas da empresa fornecedora de
fato preocupa-se com esse aspecto e, assim sendo, estará empenhada a negociar
com comprometimento em todas as etapas.
Comportamentos
específicos
Apesar de ser possível segmentar com
certa precisão os fatores que influenciam a decisão de compra do produtor
rural, existem comportamentos específicos que variam em conformidade com o tipo
de produto negociado. Essa característica é vista principalmente no caso dos
criadores de animais, que são influenciados principalmente pelo preço,
desempenho do produto e atendimento (apoio) recebido da parte do fornecedor.
É o conhecimento sobre as preferências
de compra dos produtores que permite que fornecedores possam direcionar seus
produtos para as necessidades mais específicas de seus clientes, aumentando as
vendas e ainda a satisfação dos consumidores.
Outro exemplo está nas preferências do
produtor rural que negocia suplementos. Uma relação com esse tipo de cliente
vai ser melhor estabelecida caso sejam priorizados os fatores conveniência,
atendimento, preço e serviço de suporte. Já para os produtos destinados à
sanidade da criação animal, os produtores priorizarão elementos como
conveniência/local, seguido de atendimento ao cliente.
A importância de
direcionar a estratégia
Estratégias de marketing e processos de
vendas aprimorados, ambos elaborados sob medida para segmentos específicos,
podem aumentar a percepção de valor do cliente sobre os produtos oferecidos.
Pesquisas indicam que no mercado do agronegócio, a realização de transações
comerciais rentáveis é fruto da adoção de estratégias voltadas para cada
segmento de mercado, consistindo basicamente nas variáveis: produto, local,
preço e promoção.
Um dado importante é que consultorias
agronômicas também influenciam a decisão de compra do produtor rural, por isso
os fornecedores devem procurar saber quem exerce maior influência, a fim de
construir uma estratégia em torno disso: educar, direcionar publicidade e
elaborar um marketing voltado para os consultores.
Por fim, é preciso alertar que os
gestores locais não devem subestimar o valor que criam com seus produtos, sejam
sementes ou itens para proteção do cultivo. No entanto, não devem descuidar do
esforço para inovar em seus serviços, pois certamente serão valorizados por
determinados grupos de compradores, tornando-se, inclusive, referência
regional.
Ainda restam dúvidas sobre o processo
de escolha do produtor por um fornecedor de insumos? Deixe um comentário,
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