Integração de sistemas em revendas agrícolas: por que é importante evitar a individualização das informações?

22/03/2017 - Revendas

A era digital ultrapassou barreiras e hoje o agronegócio está totalmente inserido no mundo da tecnologia. Os gestores buscam meios cada vez mais inovadores de alavancar seus negócios e se manter à frente de seus concorrentes. Porém, são tantas informações, tantos sistemas, relatórios... Como não se perder em meio a tudo isso? É mais do que necessário fazer a integração de sistemas para evitar a individualização das informações.

Automatização da agricultura

Ao procurar meios de automatizar o negócio, é muito comum as pessoas buscarem soluções genéricas que se adaptam à qualquer segmento. Parece existir uma mentalidade de que uma ferramenta é boa quando dá conta de qualquer coisa. Mas não é bem assim que funciona na prática. Ao lidar com as atividades de sua revenda agrícola, será importante ter um sistema com recursos específicos para o segmento do agronegócio.

Um software específico para o agronegócio irá lhe proporcionar tanto funções administrativas comuns, como financeiro, comercial, fiscal, como também recursos indispensáveis para facilitar a rotina de trabalho em sua revenda, como consulta de defensivos agrícolas, geração de receituário agronômico, relacionamento com o produtor, integração com fabricantes e órgãos reguladores.

Outra situação comum é o uso de sistemas específicos demais. Por mais que os softwares sejam extremamente bons e tenham dado certo para o negócio daquele conhecido que está crescendo muito, cuidado: não adianta investir em um ótimo software que vai colocar seu financeiro melhor do que nunca e em um sistema maravilhoso para gestão comercial, por exemplo, se no fim das contas eles não se integram e você não consegue informações sólidas para realizar o planejamento de seu negócio.

A importância da informação integrada

Ter vários sistemas (que não se integram) para se trabalhar na administração da revenda agrícola pode desencadear duas situações nada produtivas para o gestor:

1) O gestor emite um relatório do financeiro, por exemplo, mas se esquece de checar as informações do software responsável pelo comercial. Ele toma decisões com base nessas informações, que na realidade não é a situação real do seu negócio, pois os pedidos, faturamentos, compras, entre outros não foram documentados neste relatório. Isso gera um enorme desconforto e retrabalho na hora do planejamento.

2) Em todas as situações de análise e planejamento estratégico de seu negócio, o gestor ou administrador da revenda precisa reunir as informações de todos os sistemas utilizados em sua loja para elaborar um relatório de qualidade para análise, evitando que aconteça a situação exemplificada anteriormente. Isso acarreta em desperdício de tempo do gestor ou de um de seus funcionários, uma vez que com o investimento nos sistemas era esperado que a gestão se tornasse mais fluida e ágil.

Essas situações simples ilustram como a falta de integração e o uso de vários softwares diferentes para gestão da revenda agrícola atrasam o trabalho e dificultam na tomada de decisão. Ao procurar por meios de inovar em sua revenda, procure softwares voltados para o agronegócio, que facilitem no uso das informações e que integrem os setores e recursos que você precisa em seu empreendimento, garantindo relatórios de qualidade e auxiliando no desenvolvimento do seu negócio.

Você faz uso de sistemas diferentes para gerenciar seu negócio? As informações de sua revenda estão sendo integradas? Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Organizando as informações de sua revenda agrícola com a ajuda da tecnologia

16 março, 2017 - Revendas

A competitividade das revendas agrícolas está diretamente relacionada à uma gestão eficiente. Saber identificar as informações disponíveis e tomar decisões assertivas de acordo com a análise das mesmas garante o sucesso do negócio.

LEIA MAIS

8 passos para se tornar um empreendedor de sucesso na revenda de insumos agrícolas

28 maio, 2015 - Revendas

Trouxemos neste artigo 8 passos que você deve dar para se tornar referência no setor de agrorevendas. Acompanhe!

LEIA MAIS

Você está perdendo dinheiro no estoque da sua loja de produtos agropecuários?

18 dezembro, 2015 - Revendas

A gestão de estoque é uma tarefa desafiadora nas lojas agropecuárias, devido à grande variedade de produtos. Veja neste post alguns fatores que podem causar perda de dinheiro no estoque e saiba como evitá-los.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA