O planejamento financeiro no agronegócio

25/02/2016 - Revendas

Tanto para uma revenda agrícola, como para uma multinacional de defensivos agrícolas ou um agricultor, é necessário um planejamento financeiro, pois ele diminui as incertezas no negócio e promove o sucesso na atividade, reduzindo a quantidade de noites mal dormidas, e alcançando um crescimento sustentável! Mas afinal, o que é um planejamento financeiro? Quais informações são necessárias? Para lhe ajudar nessa tarefa, listamos alguns pontos importantes. Confira.

O que é um planejamento financeiro?

O planejamento é a elaboração de um plano, com ações definidas para o alcance de determinado objetivo ou meta, através de roteiros e métodos bem conhecidos. O plano de adubação, plantio ou rotação de culturas é um exemplo de planejamento. Já a palavra financeiro refere-se às finanças do empreendimento, nesse caso da revenda agrícola, pressupondo a gestão e circulação do dinheiro como outros recursos, como o estoque de adubo, defensivo ou sementes. Logo, o planejamento financeiro é um modo pelo qual se pode atingir os objetivos financeiros da empresa.

Um bom planejamento financeiro consegue, em alguns casos, servir como planejamento estratégico do negócio, uma vez que traz uma visão atual e futura dos recursos da empresa e onde eles serão investidos. Investidores experientes o utilizam quase como substituto de outros planos.

O que um bom planejamento financeiro deve possuir?

Um plano financeiro deve possuir duas partes, uma sobre planejamento do orçamento de caixa e outra sobre os lucros. Ou seja, deve prever os custos e lucros do negócio e em diferentes cenários. Dentre os tópicos que devem estar presentes em um planejamento financeiro, destacam-se:

  1. Estimativa dos investimentos fixos, pré-operacionais e do capital de giro;
  2. Estimativa do faturamento mensal;
  3. Estimativa do custo unitário dos produtos, de comercialização, de mão de obra, com depreciação;
  4. Estimativa de custos fixos operacionais mensais;
  5. Demonstrativo dos resultados;
  6. Indicadores de viabilidade, como ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento;
  7. Construção de cenários.

Como o agronegócio depende enormemente de variáveis que não pode controlar, como clima e aspectos macroeconômicos, vários cenários, desde os mais otimistas até os mais pessimistas, devem constar no plano financeiro. Deste modo, para quaisquer que sejam as realidades enfrentadas, haverá um plano que se aproxima dela e que prevê as ações a serem tomadas para que os objetivos sejam alcançados.

Por que e como fazer um planejamento financeiro para sua revenda agrícola?

Até aqui já deve ter ficado claro a necessidade de um planejamento financeiro para o sucesso do seu negócio, principalmente tratando-se do setor de agronegócio. As oportunidades são muitas para investimento, e aqueles que não tiverem um planejamento adequado podem perder grandes oportunidades.

Para começar um planejamento financeiro é importante ter dados e informações sobre suas próprias vendas, estoque e clientes, além de uma visão do mercado local e regional. Já existem softwares com foco no agronegócio que podem auxiliar na coleta automática desses dados. Somente a partir desse ponto é que o planejamento se torna possível, porque é difícil chegar a algum lugar se você não sabe onde está!

De posse dessas informações empresariais e do mercado, pode-se estabelecer metas a serem cumpridas em curto, médio e longo prazo, como exemplo, ser referência na venda de insumos agrícolas e ter uma fatia x de mercado local maior até o final de certo período. Por fim, deve-se estipular ações para alcançar esses objetivos, como qualidade de atendimento ao cliente, entrega relâmpago e fidelização. Nesse quesito, não existe limite para a imaginação!

E você, possui algum planejamento no seu negócio? E o plano financeiro? Ficou com alguma dúvida da importância para o setor? Escreva pra gente pelos comentários.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Como se livrar das planilhas financeiras no mercado de agronegócio

03 maio, 2015 - Revendas

Nós vamos te ajudar a usar a tecnologia a favor do seu negócio e trazer mais praticidade à rotina da sua revenda de insumos agrícolas. Confira como se livrar das planilhas financeiras do agronegócio.

LEIA MAIS

A importância de uma consultoria contábil nas revendas de insumos agrícolas

09 maio, 2015 - Revendas

Confira como a consultoria contábil tem, cada vez mais, representado um serviço de suma importância aos atuantes no mercado do agronegócio.

LEIA MAIS

Como preparar sua revenda agrícola para a implantação de um software de gestão

24 junho, 2015 - Revendas

Quer mais praticidade e resultados na sua revenda de insumos agrícolas? Veja como preparar seu negócio para a implantação de softwares inteligentes que contribuem com a gestão das atividades.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA