Organizando as informações de sua revenda agrícola com a ajuda da tecnologia

16/03/2017 - Revendas

É fato que vivemos na era da informação: ela está disponível em todo lugar, a qualquer hora. Usar esta informação corretamente torna-se imprescindível para administrar com eficiência uma revenda agrícola.

Nesse sentido, a administração agrícola pertence a um cenário cíclico e sazonal, e o planejamento das revendas de insumos agrícolas que dependem desse meio se moldam de acordo com as novas fases e mudanças da economia mundial.

A competitividade das revendas agrícolas está diretamente relacionada à sua capacidade de sobreviver, crescer no mercado em que está inserido e buscar novos mercados. Saber identificar as informações disponíveis e tomar decisões assertivas de acordo com a análise das mesmas garante o sucesso do negócio.

Não basta apenas ter profissionais qualificados e uma equipe engajada, nem ter informação de sobra sem ter alguém para analisá-las. É importante aliar os esforços para que a equipe crie o hábito de alimentar dados (e usá-los a seu favor!), sem que esse seja uma atividade demorada e ultrapassada que atrase o trabalho de todos.

Assim, o gestor consegue, por meio desse processo, saber da situação de sua agro revenda e tomar as melhores decisões. São diversas as informações que um gestor e/ou administrador de uma revenda de insumos agrícolas tem acesso no dia a dia. As mais comuns:

  • Receituário agronômico;
  • Relatórios de vendas ou informações de vendedores (RTV’s);
  • Informações de estoque atualizada;
  • Relatórios financeiros, contas a pagar, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais;
  • Obrigações fiscais;
  • Informações para órgãos reguladores.

Tudo isso deve ser organizado adequadamente para ter em mãos referências de qualidade e dados confiáveis. A tecnologia, atualmente, é uma grande aliada no processo decisório de agro distribuidores. Realizar toda a gestão de uma revenda em que as informações estão no papel ou distribuída em vários softwares acaba sendo um grande desperdício de tempo, dinheiro e espaço físico, além de causar um enorme desconforto no momento de procurá-las. Acredite, ainda existem muitas revendas agrícolas e lojas agropecuárias que utilizam mais de um software para executar rotinas corriqueiras como – venda, receituário agronômico e boleto bancário entre outras.

O uso de um software específico para o agronegócio auxilia nesse controle e possibilita obter dados com agilidade e facilidade para tomar decisões e elevar as chances de sucesso em seu agronegócio. Veja como é fácil organizar suas informações em cada área de sua revenda:

Comercial

Por meio de um software de gestão (ERP) você pode gerenciar as operações de sua revenda agrícola de maneira segura e flexível, realizando a gestão de estoque e custos, vendas e faturamento, entradas e saídas, gerenciamento de compras, tabelas de preços, transferências, comissões e gerando relatórios dinâmicos que facilitam na análise de informações para alinhamento da estratégia de seu empreendimento.

Financeiro

Gerenciamento de cadastro de contas bancárias, centros de custo, receitas e despesas, relação das contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa, abordando ainda, relatórios gerenciais.

Fiscal

Para cumprir as obrigações fiscais, é importante ter um sistema que apure as informações referentes aos SPED’s (Sistema Público de Escrituração Digital) Fiscal e Contribuições, que atenda ainda, às regras para emissão da NF eletrônica e do Cupom Fiscal (ECF) e obter os recursos para apuração dos impostos e tributações.

Agronômico

Ter um sistema integrado, com geração de receituário agronômico, ficha de emergência e bulas de produtos é uma funcionalidade que mantém sua revenda ainda mais competitiva.

Essas são algumas das funcionalidades que você pode ter em mãos ao inserir sua revenda no meio tecnológico e investir em um software específico para o agronegócio. Todas essas funções são integradas, garantindo a facilidade de uso e precisão das informações obtidas proporcionando ao gestor realizar o controle de movimentações e tomadas de decisões estratégicas.

Como anda a organização das informações de sua revenda? Divida conosco suas experiências e dúvidas

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Vai abrir uma loja agropecuária?

27 julho, 2021 - Revendas

Montar um negócio no Brasil é um desafio muito grande. No agronegócio então, o trabalho acaba sendo maior. Mesmo conhecendo o setor, prosperar no agronegócio não é uma tarefa fácil. Erros comuns na gestão da revenda agrícola podem pôr tudo a perder.

LEIA MAIS

Como escolher um software para sua revenda de insumos agrícolas

26 novembro, 2020 - Revendas

Tem dúvidas sobre qual software escolher para utilizar na sua revenda de insumos agrícolas? Nós te ajudamos a decidir! Veja o que levar em consideração antes de adquirir uma solução e como avaliar o que é melhor para sua loja.

LEIA MAIS

Games estimulam o uso da tecnologia no setor do agronegócio

14 dezembro, 2016 - Revendas

No final de 2016, afirmar que a tecnologia está agregando praticidade e facilitando a execução de tarefas na maioria dos setores comerciais não é nenhuma novidade. Mas você sabia que a tecnologia também tem se mostrado uma forte aliada dos agronegócios?

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA