top of page

VOCÊ ESTÁ PERDENDO DINHEIRO NO ESTOQUE DA SUA LOJA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS?


estoque de produtos agropecuários em um centro de armazenagem

A gestão de estoque é uma tarefa desafiadora visto que muitos responsáveis por revendas agrícolas não consideram alguns fatores, como a necessidade de se criar procedimentos que deem conta da totalidade do ciclo de vida de cada item do estoque. Dessa forma, as lojas que mais têm problemas com isso são as que têm uma ampla diversidade de produtos ou que têm filiais em outras regiões do país.

As chances de ter problemas aumentam quando o estoque não acompanha a evolução do negócio. Está cansado de perder dinheiro pelo mal gerenciamento do estoque da sua loja de produtos agropecuários? Confira algumas dicas que podem ajudá-lo!


Observe os fatores que causam a perda de dinheiro do estoque


Alguns eventos têm grande relevância no que diz respeito à perda de dinheiro na gestão do estoque de uma loja agropecuária. Você tem dúvida sobre quais são? Veja abaixo:

  • Mal controle de produtos formulados;

  • Ausência de controle de validade;

  • Armazenamento incorreto;

  • Má consulta de informações por classes de produtos.

Dessa forma, para evitar o desperdício, separamos quatro dicas para você colocar em prática o quanto antes e melhorar seu negócio!





Tenha um bom controle dos seus produtos


Busque sempre fazer um bom controle dos itens comercializados na sua loja agropecuária, realizando o cadastro de forma organizada, evidenciando os detalhes que podem facilitar consultas atuais e futuras para analisar históricos de compras, elaborar estratégias de mercado, cumprir a política de devoluções e trocas da loja agrícola, realizar novos pedidos aos fornecedores, entre outras demandas. Além disso, especifique as compras de fornecedores, transferências entre lojas, vendas realizadas, logística de distribuição, devoluções e outros.

Há elementos que podem ser muito úteis em relatórios de vendas, quantidades de itens em estoque, entre outros pontos que vão servir desde a otimização da logística ou quantidade dos pedidos aos fornecedores às estratégias traçadas pelo gestor.

Ademais, as rotinas internas para o gerenciamento do estoque devem considerar os estoques trancados e com acesso restrito aos colaboradores do setor. Também é fundamental que as retiradas de itens ocorram apenas através de requisições de saída e notas fiscais especialmente lançadas para tal finalidade.


Conte com uma rastreabilidade dos itens


Nos dias atuais, é essencial conseguir rastrear os produtos. Para isso é fundamento um software específico para seu segmento, com controle de lotes e muitos outros benefícios em relação ao uso apenas do código de barra, por exemplo.


Faça uma boa separação dos produtos


Um passo fundamental para gerir melhor o estoque e não perder dinheiro é fazer uma boa classificação de todos os itens da loja agropecuária, separando os produtos que mais impactam no resultado financeiro de sua revenda. Dessa forma, os produtos que demonstrarem maior lucratividade em termos financeiros, ou o contrário, aqueles que podem ter seu estoque finalizado devem ser monitorados com cálculos diferentes, como lote econômico de compra ou ponto de reposição. Existem fórmulas matemáticas perfeitas para esses cálculos, porém, o mais importante é avaliar os produtos de acordo com cada realidade.

Dessa maneira, é fundamental que o depósito seja organizado por grupos de itens, sendo endereçados e contendo outras especificações importantes.


Automatize a gestão do seu estoque


A automatização da gestão do estoque é uma ótima forma de reduzir problemas e gastos desnecessários. Além do mais, administrador ficará por dentro da rotatividade dos insumos de sua loja. Para essa atividade, existem ótimos softwares disponíveis no mercado. Eles permitem um melhor controle do lote e validade, análise do histórico das movimentações de entrada e saída, gestão de reservas e é possível até mesmo entrar em contato direto com os fornecedores.

Automatizando essa gestão, será bem mais fácil identificar qual a frequência com que os insumos agrícolas devem ser repostos e quais estão sobrando. Assim, a revenda de insumos agrícolas evitará gastos desnecessários.

Perder dinheiro no estoque é péssimo para a rentabilidade de uma loja agropecuária. Por isso, é preciso ter um bom planejamento e controle para que os gastos desnecessários com essa gestão sejam reduzidos ao máximo.

E você? Como tem feito a gestão eficiente do estoque em sua revenda? Compartilhe conosco nos comentários!


COMPARTILHE

bottom of page