Redução de ICMS para insumos agrícolas chega à 60%

07/04/2020 - Revendas

Com o movimento crescente de uma crise tão acentuada, frente a tantas dificuldades enfrentadas cotidianamente e tendo que superá-las, uma boa notícia é a renovação do convênio 100/1997.

Este convênio difere impostos para a cadeia do agronegócio isentando insumos. O que proporcionará um custo menor aos agricultores.

Sem tal resolução, estima-se que estes custos seriam somados no preço dos insumos entre 8 e 14%.

Esperança para o agronegócio

A informação veiculada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na última sexta-feira (03/04) traz um alento para as lojas agropecuárias e revendas de insumos agrícolas. O produtor ou revendedor de insumos agrícolas tem renovada a garantia de isenção e/ou redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que mais uma vez foi prorrogada, o novo prazo vai até o final de 2020.

É importante saber

O Convênio 100/1997, que reduz a base de cálculo do ICMS sobre a comercialização interestadual de insumos agropecuários e isenta produtos produzidos e comercializados dentro do estado de origem, havia sido prorrogado anteriormente para o dia 30 de abril de 2020. Onde a decisão foi tomada por unanimidade pelos membros do CONFAZ, durante encontro realizado em 05/04/2019, em Brasília, que reuniu os secretários estaduais de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal.

COVID-19

A pandemia de Covid-19 foi determinante para a decisão do Conselho, Devido ao isolamento social e a paralização da maioria do comércio, o reflexo nos valores e concorrência de produtos do setor também sofreu alteração. Para tanto, o ICMS será reduzido em 30% na venda de fertilizantes e rações e as sementes e os defensivos agrícolas terão o dobro de abatimento: 60%.

Produtores e revendedores se beneficiam da medida que reflete diretamente numa melhor circulação de itens prioritários para o setor agropecuário que, por sua vez, é vital para alimentar as famílias do Brasil.

Usar um software específico do agronegócio que tributa os produtos automaticamente de acordo com a UF de destino do produtor rural pode facilitar muito suas rotinas. E sua revenda está se aproveitando deste benefício? Comente com a gente e não deixe de acompanhar o nosso blog!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Como escolher onde montar sua revenda de insumos agrícolas

30 maio, 2015 - Revendas

A revenda de insumos agrícolas deve, atualmente, trabalhar com um plano de ação factível e eficiente — desde o seu nascimento. Veja como fazer isso!

LEIA MAIS

Aposte na análise de crédito antes de efetuar uma venda de insumos agrícolas

04 maio, 2016 - Revendas

É essencial analisar e acompanhar o crédito do produtor. E esse é um tema delicado, mas pela saúde financeira da sua revenda, é um tema que precisa ser tocado. Concorda? Se sim, descubra outras razões para analisar o crédito na venda de insumos agrícolas.

LEIA MAIS

Você sabe como fidelizar os clientes da sua revenda agrícola

07 fevereiro, 2020 - Revendas

Conquistar novos clientes é muito mais caro e oneroso do que manter um cliente atual. Esta verdade é difundida aos quatro ventos, mas ainda é um mistério para muitos empresários. Pensando nisso criamos este artigo com algumas dicas úteis. Acompanhe.

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA