Saiba como melhorar o processo de compra da sua revenda

13/05/2015 - Revendas

Algumas revendas de produtos agropecuários alcançam reconhecimento regional em função da adoção de práticas que em muito contribuem para a eficiência do negócio. É possível rever algumas etapas dos processos no interior desse tipo de empresa e, assim, encontrar oportunidades para promover mudanças e conquistar progressos no desempenho da revenda. Por isso, vamos falar sobre a melhoria do processo de compra da revenda agrícola e conhecer lições fundamentais sobre esse aspecto, a fim de obter ideias que, se aplicadas, aprimoram os resultados da sua revenda. Confira:

Conhecer as etapas do processo de compra

Muitas vezes, o processo de compra de uma revenda fica de tal forma empurrado pela rotina que acaba tornando-se repetitivo, mecânico e executado sem planejamento. É preciso reconhecer as etapas do processo de compra, pois é através delas que o relacionamento com os fornecedores pode ser trabalhado, trazendo frutos e atendendo a interesses de ambas as partes.

Identificação do problema e especificação do produto

Nessas duas primeiras etapas, o ideal é que se esteja atento às necessidades dos clientes para ser capaz de procurar fornecedores que as atendam com produtos à altura. É uma etapa que requer o conhecimento do perfil do cliente, pois com base nele é que os fornecedores poderão ser procurados. Trata-se de atender as necessidades de abastecimento da loja com os itens de maior procura, tudo de acordo com a demanda e com o perfil dos clientes.

Cabe aqui também tentar reconhecer tendências de consumo que indiquem o que possa ser oferecido enquanto novidade aos clientes. É um caminho para construir uma imagem de prestígio, pois mostra uma preocupação em atender ao consumidor de modo mais amplo.

Solicitação de proposta e seleção do fornecedor

A revenda deve estar concentrada em encontrar propostas adequadas à complexidade do pedido que foi feito, mas que também ofereçam bons preços e possuam características atrativas. A escolha do fornecedor tem que considerar igualmente critérios como reputação, confiabilidade e flexibilidade. Atributos como esses poderão, inclusive, ser observados por todo o percurso de negociação e parceria.

Especificações técnicas e revisão de desempenho

As especificações técnicas relacionadas ao pedido deverão ser cuidadosamente negociadas. Essa negociação de detalhes e características é uma grande oportunidade de articular melhor o relacionamento com os fornecedores, podendo o agrodistribuidor sair ganhando com isso uma rotina de pedidos com maior eficiência e mais organizada.

A revisão de desempenho servirá para avaliar se a relação com determinados fornecedores tem sido proveitosa e mostrado vantagens. Em caso negativo, é preciso reportar os problemas para pedir mudanças ou usar isso como justificativa para buscar novos fornecedores que apresentem melhor solução.

O resultado para o cliente final

A chave do aprimoramento do processo de compra está no cultivo dessa relação com os fornecedores. É valioso melhorar a compreensão das etapas que compõe a compra porque os resultados alcançados diante dos clientes finais vão depender desse conhecimento do processo e da capacidade de negociação entre as partes ao longo de todas as etapas.

A conquista de uma posição de reconhecimento local está ao alcance de qualquer agrodistribuidor e pode se dar de duas formas: priorizando produtos com preços competitivos ou priorizando produtos diferenciados — em alguns casos agregados a serviços, de modo que, além de atender as demandas, elevem a experiência do consumidor a outro patamar.

Boas oportunidades inclusive para os fornecedores

Alcançar a satisfação dos clientes é consequência direta da interação possível entre fornecedores e agrodistribuidores. No entanto, não se pode ignorar que é também do interesse dos fornecedores direcionarem os esforços para atender as revendas agrícolas de acordo com as suas particularidades, partindo primeiro do reconhecimento destas.

O resultado do investimento nesse tipo de relação, movimentada pelo interesse das partes e motivada pelo atendimento ao cliente final, é a construção de um relacionamento lucrativo e com plenas condições de ser sustentado por um longo tempo.

Sabe algo mais sobre as etapas do processo de compra da revenda agrícola e quer compartilhar? Deixe um comentário, participe!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

4 dicas de marketing para atrair mais clientes para a sua revenda de insumos agrÍcolas

29 maio, 2015 - Revendas

Veja como o marketing pode ser uma ferramenta eficiente para que seu negócio tenha destaque no mercado.

LEIA MAIS

Principais indicadores que devem ser monitorados em sua loja agropecuária

20 maio, 2016 - Revendas

Nesse post listamos alguns indicadores que você deve prestar atenção dentro da sua revenda agrícola e loja agropecuária, facilitando a rotina organizacional e tomada de decisão. Confira.

LEIA MAIS

Como melhorar o relacionamento com os clientes de sua revenda em 5 passos

07 abril, 2017 - Revendas

Quer saber algumas dicas para fortalecer o relacionamento entre os produtores rurais e sua loja?

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA