Tem mais de uma revenda agrícola? Saiba como gerenciá-las.

12/08/2015 - Revendas

Uma das preocupações do empreendedor responsável é saber dar cada passo de acordo com o tamanho das pernas, como já diz a sabedoria popular. Por isso, o crescimento da empresa deve acontecer conforme a capacidade de gerenciamento do negócio. Crescer de maneira desordenada, sem um controle preciso de tudo o que acontece, pode levar a graves dissabores. Por outro lado, quando o mercado permite ou exige, o crescimento é necessário e abrir uma filial ou mais pode se apresentar como uma medida saudável para o empreendimento, desde que ela seja adotada de maneira sustentável.

Como em qualquer segmento de mercado, quem administra uma revenda agrícola também deve estar atento para estas premissas, cuidando para que um bom modelo de gestão dite o sucesso da empresa e evite surpresas desagradáveis. Assim, o negócio pode se expandir com segurança para além da matriz, permitindo total controle sobre as filiais com produtividade e sem estresse desnecessário no gerenciamento. Se você tem mais de uma revenda, veja algumas dicas para gerenciá-las:

A melhor organização na revenda agrícola

Sabemos que a organização é importante, mas nem sempre nos damos conta de que a forma como estamos organizando nossa revenda agrícola não está consistente como deveria. Talvez as ferramentas que estamos utilizando não sejam as mais adequadas, ou, ainda, talvez sejam completamente ineficientes para o negócio. Por isso, é fundamental que o gerenciamento da revenda agrícola seja feito por meio de um software adequado à atividade e que contenha os recursos que foram dimensionados para ela.

Com um Sistema de Gestão Integrado, ou ERP, na sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, é possível unificar o controle financeiro, centralizando os números de faturamento e de gastos, além de gerenciar os estoques de cada loja, fazer pagamentos de funcionários, entre outras aplicações.

Valorize os relatórios

A emissão de relatórios detalhados ajuda na análise de desempenho das equipes das diferentes filiais. Assim, a matriz consegue visualizar de maneira bastante objetiva quais são os melhores e os piores resultados, o que permite que estratégias de correção possam ser traçadas. Ao mesmo tempo, os relatórios permitem que se faça a análise de produtores rurais, de vendedores e da rentabilidade de cada filial.

Utilize o calendário de tarefas

Há quem não mantenha uma agenda centralizada para as filiais ou, se mantém, não utiliza a agenda corretamente. A empresa pode utilizar o Google Calendar, por exemplo, um aplicativo que até funciona para finalidades menos exigentes, mas que não permite uma visão global do empreendimento e que não sinaliza as oportunidades de negócio que podem surgir.

O ideal é utilizar um calendário de tarefas integrado ao ERP. Com ele, é possível saber quais atividades devem ser desempenhadas por uma filial ou vendedor e, ainda, acompanhar o processo, com a garantia de que essas tarefas ficarão registradas nos históricos do produtor e do vendedor responsável pelo atendimento, que ficam centralizados.

Facilite a comunicação

Mesmo com tantas ferramentas de comunicação baratas e funcionais que hoje estão disponíveis, a falta de interação entre a matriz e as filiais continua sendo um problema sério. Sem uma comunicação adequada, o afastamento acaba acontecendo, deixando que a filial trabalhe sem um direcionamento adequado, de acordo com as metas da empresa.

Portanto, além das visitas periódicas para o acompanhamento do que se passa na filial, o gestor deve manter abertos canais eficientes de comunicação imediata, por meio de chats, Skype, entre outros aplicativos que possibilitem o acompanhamento constante do trabalho das equipes.

Padronize o atendimento

Um bom treinamento para os funcionários, que padronize o atendimento, permite a regularidade de desempenho das filiais e facilita o acompanhamento das rotinas. Além disso, é claro, com todos os funcionários falando uma mesma linguagem, mantendo um comportamento padrão, a identidade da sua revenda agrícola será bastante reforçada.

Como deu para perceber, tudo se concentra em encontrar um sistema compatível com o seu negócio. Saiba como definir um modelo de gestão para a sua revenda agrícola e comece a melhorar os seus resultados agora mesmo!

Já administra mais de uma revenda e tem outras dicas importantes para compartilhar? Comente e conte para nós!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Como otimizar o relacionamento dos produtores com a sua revenda de insumos agrícolas

18 janeiro, 2016 - Revendas

Manter um bom relacionamento com os produtores, gerentes e donos de propriedades rurais é essencial para o sucesso da sua revenda de insumos agrícolas. Por isso, preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo!

LEIA MAIS

7 indicadores de resultado mais importantes para uma revenda de insumos agrícolas

23 maio, 2015 - Revendas

Alguns indicadores são o reflexo de toda a operação de uma revenda de insumos agrícolas, ou seja, são essenciais, e não devem ser deixados de lado. Veja quais são eles!

LEIA MAIS

Gestão não integrada: fuja de uma das principais ameaças à sua revenda agrícola

29 abril, 2016 - Revendas

Neste artigo vamos discutir sobre um dos grandes motivos de fracasso de uma revenda agrícola. Atenção!

LEIA MAIS

FAÇA SUA BUSCA

CONHEÇA NOSSOS EBOOKS

Conteúdo para você entender ainda mais do seu negócio. Clique aqui

MÓDULOS SOFTWARE AGROW

  • MÓDULO
    COMERCIAL

    Gestão de estoque e custos, gerenciamento de compras, vendas e faturamento, operações de entradas e saídas, tabelas de preços, transferências, comissões e/ou serviços com os parceiros (clientes/fornecedores).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FINANCEIRO

    Gerenciamento de despesas e receitas, conciliações, saldos bancários, centros de resultados, naturezas, projetos, controle de cheques, boletos, fluxo de caixa e agenda financeira.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FISCAL

    Cálculo automático dos impostos e tributações de acordo com o produto e a UF de origem/destino, geração do SPED Fiscal, SPED Contribuições, nota fiscal eletrônica e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    AGRONÔMICO

    Consulta ao compêndio eletrônico de defensivos agrícolas e bulas de produtos formulados, geração do receituário agronômico, ficha de emergência, e histórico com fotos de pragas e doenças.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    RELACIONAMENTO

    Gerenciamento do perfil do cliente, áreas cultivadas, potencial de compra, apontamento das visitas técnicas inclusive com a adição de fotos, Cropbook e Customer Life.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    INTEGRAÇÃO

    Integração com fabricantes como Bayer, Basf, Syngenta e os demais, órgãos reguladores como IMA, Agrodefesa, IDAF e os outros, instituições bancárias, fornecedores (xml nota fiscal eletrônica) e filiais.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    GESTOR

    Domínio sobre todas as operações do sistema, através de auditoria, painéis de decisões estratégicas (dashboards), relatórios dinâmicos e controle das movimentações.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    FROTA

    Controle de veículos e máquinas, apontamento de abastecimento e apuração do consumo, acompanhamento das manutenções preventivas e corretivas, além do registro da produtividade por máquinas e atividades.

    CONHEÇA
  • MÓDULO
    PRODUTOR

    Gestão das unidades produtivas, culturas, variedades, lavouras, talhões e roças. Aplicações de defensivos e fertilizantes, produção agrícola, colheita, armazenagem e comercialização.

    CONHEÇA