Vai abrir uma loja agropecuária?
Montar um negócio no Brasil é um desafio muito grande. No agronegócio então, o trabalho acaba sendo maior. Mesmo conhecendo o setor, prosperar no agronegócio não é uma tarefa fácil. Erros comuns na gestão da revenda agrícola podem pôr tudo a perder.
27/07/2021 - Revendas
Para a abertura de uma revenda
de insumos agrícolas ou loja agropecuária exige-se de quem vai encabeçar o
negócio, conhecimento de boas práticas de gestão administrativa e habilidades
específicas de agronegócio.
Na grande maioria das vezes, a
abertura de uma loja agrícola se dá pela familiaridade que o empreendedor tem
com o segmento. Ou já trabalhou em outras revendas ou é egresso da engenharia
agronômica e vê a oportunidade de perseverar com as próprias mãos.
Entretanto, gerir uma revenda
de insumos agrícolas não é uma tarefa fácil. Poderíamos listar uma infinidade
de pontos de atenção para garantir um crescimento consistente.
Neste artigo elegemos alguns
fatores que dificultam a gestão de uma revenda de insumos agrícolas. Vamos a
eles:
1. Conceitos de gestão: A
teoria na prática
Como citado anteriormente, a
abertura de uma revenda se dá pela experiência acumulada nas empresas por onde
o profissional passou. “Se eu obtive sucesso na geração de vendas e captação de
novos clientes para meu patrão, posso fazer isso em uma revenda só minha.” E é
exatamente aí que as coisas começam a complicar. Um negócio precisa alavancar
vendas e conquistar clientes, mas não é só isso. E os demais processos? Além
dos conhecimentos essenciais em produtos e vendas, é preciso conhecer e aplicar
boas práticas de gestão. Conhecer sobre processos, compras de produtos, gestão
financeira, controle de estoque, fluxo de caixa entre tantas tarefas, são um
desafio à parte que talvez não tivesse sido mensurado. E no momento que tiver
de contratar e lidar com pessoas, o caldo engrossa. São critérios básicos que
fazem a diferença na gestão das empresas agropecuárias.
2. Contratação do time
Devido a tantos compromissos e
obrigações que permeiam a abertura de uma loja agropecuária, em alguns casos a
contratação dos colaboradores é esquecida ou deixada para o final da lista de
tarefas. E encontrar as pessoas certas para cada função leva tempo. Contar com
um profissional de RH capacitado para analisar o perfil dos candidatos pode lhe
poupar tempo e dinheiro.
As complicações de uma
contratação errada são percebidas rapidamente e podemos destacar algumas:
Urgência no preenchimento da
vaga.
Não tenha pressa na
contratação. Analise se o candidato tem o perfil certo para a vaga. Faça testes
práticos e objetivos. Isso demanda tempo e dedicação, mas vale muito a pena.
Não detalhar a função.
A descrição da vaga precisa
ser objetiva. Descreva as atribuições da atividade. Informe os requisitos
necessários para concorrer a vaga e finalize com os diferenciais que poderão
elevar a chance de contratação do candidato à vaga.
Colocar amigos ou parentes na
função.
Esse é um ponto nevrálgico na
contratação. Existe uma máxima que diz: “Nunca contrate alguém que você não possa
demitir”. Se a pessoa em questão tiver as competências necessárias à vaga, ok,
vá lá. Mas grau de amizade/parentesco não deve fazer parte dos requisitos para
preenchimento da vaga. Porque se o contratado não corresponder às expectativas
esperadas para a função, a decisão de demiti-lo poderá causar constrangimento.
E não o demitir poderá lhe trazer prejuízos.
Reconhecimento financeiro.
Cada função tem seu piso
salarial. Respeite e valorize as competências de cada um. Assim como sua
revenda, o objetivo de cada colaborador é conseguir sempre a melhor
remuneração. E trabalhar com o valor mínimo da categoria pode aumentar o turn
over (taxa de rotatividade de funcionários), comprometendo os resultados da
sua loja agrícola.
Não investir em treinamento.
Esse é um erro comum nas
empresas. Investir em treinamento é aumentar riqueza. Um profissional preparado
não perde oportunidades, não perde tempo e traz retorno. Segundo Henry Ford:
“Pior do que treinar um funcionário e ver ele sair, é não o treinar e ver ele
ficar”.
3. Sistema de gestão (ERP)
genérico
O software de gestão deveria
ser uma das variáveis mais importantes na elaboração do plano de negócios de
quem está pensando em abrir uma loja agropecuária, pois ele será o responsável
por armazenar as informações de todos os setores da empresa. Do controle de
estoque até a apuração da margem de lucro, passando pelas contas a
pagar/receber. E boa parte dos empreendedores deixa essa decisão para próximo
da inauguração da loja. E o pior, não faz uma estimativa de investimento em um
software específico para o agronegócio. O que o leva a optar por um software
comercial que atende a diversos setores. Não se atentando para fatores
extremante sensíveis como a legislação e tributação específica do agronegócio.
Perdendo dinheiro por não fazer um aproveitamento de crédito de um imposto, por
exemplo. Lembre-se: “A oficina que atende todas as marcas, não é especializada
em nenhuma”.
4. Pensar somente em “quanto
custa”
Não é sobre rasgar dinheiro.
Mas atentar apenas ao preço do produto ou serviço pode ser sinal de que algo
está errado. Não é o mais caro ou mais barato que deve ditar sua escolha. Leve
em consideração o valor agregado ao que está sendo negociado.
Este pensamento deve ser
considerado para os 3 tópicos citados anteriormente. Um software comercial pode
até exigir menos investimento na contratação. Mas um software específico para o
agronegócio lhe dará subsídios para garantir uma correta tributação que
fatalmente lhe permitirá pagar menos impostos sem infringir a lei. Além de
diversos outros recursos próprios do setor: tabelas de preços definidas por
cultura, safra ou mix de produtos; Emissão de NFe com faturamento imediato e
entrega futura e tantos outros.
Se optar por contratar
colaboradores menos experientes poderá até sair mais barato, porém levará um
tempo até ele aprender. E esse tempo de aprendizado será pago por sua empresa.
Lembre-se disso. Decisões equivocadas podem comprometer todo o resultado
financeiro de sua revenda.
Para lhe ajudar a diminuir as
possibilidades de erro, temos diversos artigos sobre gestão para agro revendas disponíveis
aqui no blog da aGrow em www.agrownegocios.com.br.
Agora que você já conhece
alguns fatores que comprometem o início da revenda agrícola, diga nos
comentários abaixo se este artigo foi útil para você.
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