Você está perdendo dinheiro no estoque da sua loja de produtos agropecuários?
A gestão de estoque é uma tarefa desafiadora nas lojas agropecuárias, devido à grande variedade de produtos. Veja neste post alguns fatores que podem causar perda de dinheiro no estoque e saiba como evitá-los.
18/12/2015 - Revendas
A gestão de estoque
é uma tarefa desafiadora visto que muitos responsáveis por revendas agrícolas não
consideram alguns fatores, como a necessidade de se criar procedimentos que
deem conta da totalidade do ciclo de vida de cada item do estoque. Dessa forma,
as lojas que mais têm problemas com isso são as que têm uma ampla diversidade
de produtos ou que têm filiais em outras regiões do país.
As chances de ter
problemas aumentam quando o estoque não acompanha a evolução do negócio. Está
cansado de perder dinheiro pelo mal gerenciamento do estoque da sua loja de
produtos agropecuários? Confira algumas dicas que podem ajudá-lo!
Observe os fatores
que causam a perda de dinheiro do estoque
Alguns eventos têm
grande relevância no que diz respeito à perda de dinheiro na gestão do estoque
de uma loja agropecuária. Você tem dúvida sobre quais são? Veja abaixo:
- ·Mal controle de produtos formulados;
- ·Ausência de controle de validade;
- ·Armazenamento incorreto;
- ·Má consulta de informações por classes de produtos.
Dessa forma, para
evitar o desperdício, separamos quatro dicas para você colocar em prática o
quanto antes e melhorar seu negócio!
Tenha um bom controle
dos seus produtos
Busque sempre fazer
um bom controle dos itens comercializados na sua loja agropecuária, realizando
o cadastro de forma organizada, evidenciando os detalhes que podem facilitar
consultas atuais e futuras para analisar históricos de compras, elaborar
estratégias de mercado, cumprir a política de devoluções e trocas da loja
agrícola, realizar novos pedidos aos fornecedores, entre outras demandas. Além
disso, especifique as compras de fornecedores, transferências entre lojas,
vendas realizadas, logística de distribuição, devoluções e outros.
Há elementos que
podem ser muito úteis em relatórios de vendas, quantidades de itens em estoque,
entre outros pontos que vão servir desde a otimização da logística ou
quantidade dos pedidos aos fornecedores às estratégias traçadas pelo gestor.
Ademais, as rotinas
internas para o gerenciamento do estoque devem considerar os estoques trancados
e com acesso restrito aos colaboradores do setor. Também é fundamental que as retiradas
de itens ocorram apenas através de requisições de saída e notas fiscais
especialmente lançadas para tal finalidade.
Conte com uma
rastreabilidade dos itens
Nos dias atuais, é
essencial conseguir rastrear os produtos. Para isso é fundamento um software
específico para seu segmento, com controle de lotes e muitos outros benefícios
em relação ao uso apenas do código de barra, por exemplo.
Faça uma boa
separação dos produtos
Um passo
fundamental para gerir melhor o estoque e não perder dinheiro é fazer uma boa
classificação de todos os itens da loja agropecuária, separando os produtos que
mais impactam no resultado financeiro de sua revenda. Dessa forma, os produtos
que demonstrarem maior lucratividade em termos financeiros, ou o contrário,
aqueles que podem ter seu estoque finalizado devem ser monitorados com cálculos
diferentes, como lote econômico de compra ou ponto de reposição. Existem
fórmulas matemáticas perfeitas para esses cálculos, porém, o mais importante é
avaliar os produtos de acordo com cada realidade.
Dessa maneira, é
fundamental que o depósito seja organizado por grupos de itens, sendo
endereçados e contendo outras especificações importantes.
Automatize a gestão
do seu estoque
A automatização da
gestão do estoque é uma ótima forma de reduzir problemas e gastos
desnecessários. Além do mais, administrador ficará por dentro da rotatividade
dos insumos de sua loja. Para essa atividade, existem ótimos softwares
disponíveis no mercado. Eles permitem um melhor controle do lote e validade,
análise do histórico das movimentações de entrada e saída, gestão de reservas e
é possível até mesmo entrar em contato direto com os fornecedores.
Automatizando essa
gestão, será bem mais fácil identificar qual a frequência com que os insumos
agrícolas devem ser repostos e quais estão sobrando. Assim, a revenda de
insumos agrícolas evitará gastos desnecessários.
Perder dinheiro no
estoque é péssimo para a rentabilidade de uma loja agropecuária. Por isso, é
preciso ter um bom planejamento e controle para que os gastos desnecessários
com essa gestão sejam reduzidos ao máximo.
E você? Como tem
feito a gestão eficiente do estoque em sua revenda? Compartilhe conosco nos
comentários!
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