top of page

COMO ESCOLHER ONDE MONTAR SUA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS


Há algumas décadas, qualquer lugar poderia ser um ponto para uma revenda de insumos agrícolas. Isso porque, primeiramente, a concorrência não era alta, os preços eram basicamente os mesmos e o produtor rural comprava mais pelo vínculo com o proprietário da revenda do que pelo produto em si. Não é exagero dizer que, nessa época, faltava um pouco de profissionalização na gestão da propriedade rural. Período totalmente diferente ao qual nos encontramos hoje, com um mercado acirrado, produtos com inúmeras qualidades, gestão de primeira linha e muito mais exigências por parte dos produtores.

A revenda de insumos agrícolas deve, atualmente, trabalhar com um plano de ação factível e eficiente — desde o seu nascimento. E tudo começa com uma decisão crucial a ser tomada: onde montar a sua revenda. Ela deve ser construída em um local estratégico e seguindo alguns preceitos importantes. Veja como fazer isso:


Localização

Qual o melhor lugar para uma revenda? Se for em uma capital ou em uma cidade de pequeno porte, ela deve estar próxima às rodovias de acesso ao município, já que o gestor da revenda deve estar atento não somente aos produtores de lá, mas de outras localidades da região.

Facilitar o acesso à loja é o primeiro passo. Na hora de pensar o local, também deve ser levado em consideração o espaço físico e a estrutura. É importante ter um pátio amplo e uma estrutura para estacionamento, isso não apenas para os clientes — que poderão chegar de caminhão ou caminhonetes —, mas também para os fornecedores, que devem ter acesso a uma logística de entrega que não interrompa o trânsito da rua e nem atrapalhe a entrada da revenda.


Infraestrutura

Um bom espaço de armazenamento do estoque e espaço para veículos de entregas também são elementos que devem ser pensados na hora de escolher um ponto para a revenda de insumos agrícolas. O armazém amplo garantirá maior segurança e controle para os produtos em estoque, o que permite que o gestor consiga comprar os produtos em maior escala, reduzindo o preço de compra e garantindo descontos mais agradáveis aos produtores rurais.

Já em relação aos veículos de entrega, eles necessitam ter um local na revenda para passar a noite e, se possível, fazer as manutenções, o que reduzirá custos com estacionamento particular ou até o risco de deixá-los nas ruas — como é possível ver em revendas de algumas cidades do interior.


Tecnologia

Como já citamos acima, a gestão das propriedades rurais mudou, ou seja, a mentalidade de quem toma as decisões está mais alinhada com o mercado, com redução de custos e aumento da produtividade do que com amizades ou vizinhança. Por isso, o gestor da revenda de insumos agrícolas necessita ter acesso constante a novas tecnologias tanto na venda e exposição dos produtos (sites, redes sociais, etc.) como em organizar e controlar, em tempo real, o estoque e os valores que estão acumulados no caixa, se dando conta ou não da possível demanda que pode surgir. O uso de um software de gestão é um investimento excelente para a sua revenda de insumos agrícolas, que via de regra deve possuir funcionalidades que assegurem de forma integrada, a cobertura das seguintes áreas funcionais: compras e gestão do estoque; vendas e faturamento; caixa e gestão financeira; NFe e SPED’s; receituário agronômico, integração com principais fornecedores e com órgãos reguladores. Portanto, o ponto da revenda deve contar com uma estrutura de dispositivos e conexão a internet que contemple isso.

A escolha do local da revenda de insumos agrícolas deve ser muito bem planejada, de forma que seja eficiente e capaz de otimizar todas as demandas que possam surgir, com qualidade e profissionalismo — um conceito que não pode faltar para o gestor de uma boa revenda.

Tem mais algumas dicas para escolher onde montar o seu negócio? Compartilhe com a gente!


COMPARTILHE

Comments


bottom of page