top of page

GESTÃO AGRÍCOLA: TRANSFORMANDO ESFORÇOS EM BONS RESULTADOS


Na propriedade rural, é importante que você tenha todo um planejamento definido, pois além de evitar contratempos, é possível projetar novas intervenções, evitando riscos e gerando economia.

Mas quais os pontos que devem ser levados em conta para uma gestão agrícola com excelência em seu negócio, de forma a transformar os esforços em bons resultados? Veja algumas dicas e soluções viáveis para a gestão da sua propriedade rural.


De olho na sustentabilidade

Um dos assuntos mais importantes do setor agrícola hoje é a sustentabilidade. Não há como ter uma propriedade rural que produza alimentos sem ter uma visão sustentável.

É importante que todo o planejamento se debruce em ideias e diretrizes que englobem a natureza nativa e preserve os recursos. Gerir priorizando o sustentável, além de benéfico para o planeta, visa uma produção sempre perene por gerações.


Planejamento financeiro

Cada coisa que é implementada na propriedade rural, desde o inicio de uma produção, experimento de uma nova variedade, compra de implementos agrícolas, por exemplo, deve ser planejada com antecedência e dentro de um planejamento financeiro.

Independente da economia do país e suas próprias reservas financeiras, é primordial que haja um projeto desenhado do inicio ao fim de uma safra, visando o que se deseja fazer de investimento e o que está dentro das posses a curto, médio e longo prazo.

Dê especial atenção aos prazos de pagamento de empréstimos, custos de investimentos e o orçamento para cada necessidade do empreendimento. Tenha fluxo de caixa e esteja atento ao estoque de insumos agrícolas. Com tudo organizado e controlado, fica mais fácil gerenciar a sua propriedade e evita surpresas financeiras desagradáveis.


Monitorar cada passo da produção

Assim como o planejamento financeiro precisa estar bem definido, o monitoramento de cada passo dado, deve ser levado em conta. Avalie se as decisões iniciais, assim como tudo que foi destacado em curto e médio prazo, estão sendo seguidas e o que precisa ser mudados.

Foque no monitoramento de sua propriedade para que todo o gerenciamento de seu negócio não seja prejudicado.


Delegar funções

As propriedades, com áreas pequenas, geralmente não possuem gestores distintos para cada área (talhões e/ou roças e outros), e a gestão acaba sendo focada em apenas uma ou duas pessoas. Se a propriedade já possui um tamanho relativamente grande e as responsabilidades estão aumentando, procure delegar as funções para garantir que todos os processos ocorram com eficiência. A formação de equipes com seus respectivos fiscais de roça (chefe) pode ser interessante, mas além da formação da equipe, o fundamental é acompanhar a produtividades das mesmas.


A tecnologia aliada à gestão do agronegócio

O mercado do Agronegócio tem crescido muito, e para que sua unidade de produção figure entre as melhores, é preciso que a gestão agrícola esteja bem definida e com todos processos bem alinhados.

Para isso, você deve contar com um software de gestão agrícola focado na gestão integrada (ERP), que vai trazer mais facilidade ao gerenciamento da propriedade, ajudando a aumentar os ganhos. Além disso, um software simplifica processos, reduz erros de operação, além de proporcionar economia no tempo de execução.

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários.


COMPARTILHE

Comments


bottom of page